A docente do curso de Medicina é pesquisadora em AIDS/HIV e atuou como relatora nos quatro dias do evento
A Profª Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), participou da 25ª Conferência Internacional sobre a AIDS, que ocorreu nos dias 22 a 26 de julho em Munique, Alemanha.
A professora pode atuar como uma das relatoras do evento, que teve como função registrar objetivamente os procedimentos e as apresentações inovadoras na AIDS 2024. Além disso, os relatores também apresentam relatórios sobre os principais destaques da conferência em todas as vertentes. No caso da Profª Dra. Maria Amélia, sua vertente tratou sobre as “Ciências Sociais e Comportamentais” que envolvem a doença.
O evento é a maior conferência mundial sobre o HIV e a AIDS e visa debater, de forma única, a relação entre ciência e a defesa de direitos e dos direitos humanos, com intuito de reforçar programas e políticas que garantem uma resposta baseada em evidências ao HIV e às epidemias relacionadas.
Na apresentação, a professora Maria Amélia apontou sobre os debates de cada sessão e seus principais destaques, bem como quais foram as avaliações apontadas durante as sessões e de que forma os pesquisadores presentes podem colaborar no avanço da saúde de pessoas com HIV.
Os principais assuntos tratados foram: prevenção e tratamento do HIV em bebês, crianças e adolescentes; saúde mental da comunidade; principais formas de acabar com a epidemia de AIDS; abolição de leis que discriminam determinados grupos sociais para ampliar o acesso aos serviços de HIV; o papel da tecnologia e da Inteligência Artificial na divulgação e tratamento sobre HIV; papel das comunidades de populações mais vulneráveis para prevenir a doença; atuação da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV; impacto das mudanças climáticas e da desinformação no HIV; etc.
Alunos do Curso de Medicina da Faculdade também estiveram presentes na Conferência, como o discente Antônio Alberto Moreira Moscateli e a discente Paloma Ramirez, que puderam fazer apresentação oral e via poster de trabalhos científicos durante a conferência.
>> Clique aqui e acesse o relatório completo do dia 23
>> Clique aqui e acesse o relatório completo do dia 24
>> Clique aqui e acesse o relatório completo do dia 25
>> Clique aqui e acesse o relatório completo do dia 26
A Profª Dra. Maria Amelia Veras é Mestre em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia e Doutora em Medicina pela USP. Maria Amélia é docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT+ (NUDHES), grupo de pesquisa multidisciplinar que trabalha na intersecção da saúde, das ciências sociais e dos direitos humanos.
A professora é cofundadora e membro do conselho da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Homens Gays, Bissexuais e Outros Homens que Fazem Sexo com Homens e Pessoas Transexuais (RIGHT-PLUS); e Conselheira da Associação Epidemiológica Internacional para a América Latina/Caribe (2023-2024).