A Profª Dra. Carmen Lucia Penteado Lancellotti se refere sobre seu histórico pessoal, seus gostos e seu amor pela Patologia
A Profª Dra. Carmen Lucia Penteado Lancellotti, docente do Curso de Medicina e Professora Emérita da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi a principal convidada no Podcast SNOLA- Society for Neuro-Oncology of Latin America.
Na oportunidade, a professora mencionou o professor que a inspirou, o Prof. Dr. Walter Edgard Maffei, relatou seu histórico profissional enquanto Neuropatologista, bem como sua atuação como professora da graduação e, as alternativas que busca para se aproximar e estimular os estudantes.
A SNOLA é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a integração educacional, acadêmica e profissional na área da Neuro-Oncologia. No episódio, a professora mencionou os avanços tecnológicos nesta área da Oncologia, o papel dos neuropatologistas e sua atuação com o surgimento de ferramentas recentes para o diagnóstico.
A professora Carmen Lancellotti também citou o mercado de trabalho do Patologista, como é realizada a análise das lâminas histológicas de possíveis tumores e, a relação do profissional patologista com o paciente.
“Muitos patologistas realmente são mais fechados, mais tímidos, e eu já ouvi muitas vezes ‘ah não, eu quero ficar aqui no microscópio que eu prefiro a ter que examinar o paciente’, mas eu acho um absurdo, a lâmina é o paciente. A pessoa entra nesta caixinha e fica mais reclusa, ela não sabe trocar opinião, mas eu agito todos, faço os patologistas opinarem, tem que aprender a se relacionar com os colegas e principalmente com o paciente”, pontua Prof. Dra. Carmen Lancellotti.
Ao final do podcast, a professora reforça que jamais mudaria sua profissão, e escolheria outra vez a Patologia com subespecialização em Neuropatologia, relembrando quando falaram que a Patologia é seu micromundo.
Clique aqui e veja a entrevista completa.