Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

03/10/2024

Projeto de extensão de alunos da Faculdade participará da 1ª Edição do Movimento Filantropia na Cidade

A ação está relacionada à disciplina “Ecologia e Aspectos da Saúde Ambiental em Serviços de Saúde” e visa gerar desenvolvimento sustentável em São Paulo

Alunos dos Cursos de Enfermagem, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) tiveram seu projeto de extensão aprovado para participar da 1ª Edição do Movimento Filantropia na Cidade. A ação é organizada em parceria com Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).  

O evento tem como objetivo celebrar o Dia Nacional da Filantropia, mobilizando universidades, escolas e organizações para realizar alguma ação transformadora para a comunidade paulistana. 

O projeto dos alunos da Faculdade surgiu a partir da disciplina “Ecologia e Aspectos da Saúde Ambiental em Serviços de Saúde” e foca no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ODS) – 15.  O ODS 15 contempla a Vida Terrestre e tem como objetivo proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são uma agenda de 17 metas globais adotada em Assembleia Geral das Nações Unidas. Entre as principais metas dos ODS estão a de acabar com a pobreza e proteger o planeta, além de promover a paz e prosperidade para a vida de toda a população do mundo. 

Para participar da iniciativa, a Coordenadoria de Extensão inscreveu o projeto no site do FONIF, submetendo um plano filantrópico. A ação dos projetos aprovados acontecerá entre os dias 13 e 20 de outubro, sendo que a ação da Faculdade será em 18 de outubro, às 14h.  

A atividade extensionista visa trabalhar a educação ambiental e preservação do meio ambiente em uma escola de educação infantil.  

De acordo com a Coordenadora de Extensão da Faculdade, a Profª Dra. Graziela Ramos Barbosa de Souza, a escolha deste tema foi para orientar e sensibilizar as crianças sobre o que está acontecendo com a vida terrestre e o que poderá ocorrer se não houver ações para a proteção do meio ambiente e ecossistemas. 

 Dentre os principais objetivos da ação estão: Orientar o público pré-escolar e escolar sobre a importância da preservação da vida terrestre; informar sobre os cuidados para prevenção da caça ilegal de animais e preservação de plantas; e orientar para a utilização correta e consciente dos recursos disponibilizados pela natureza, com a preservação do meio ambiente e cuidados com a proteção de biomas. 

 “Vamos propor uma reflexão de como podemos mudar os hábitos da população em geral. A atuação com este público-alvo poderá fazer com que estas crianças se tornem influenciadoras na preservação do meio ambiente, orientando-as, desde já, que se iniciarem agora, poderão fazer mudanças futuras”, explica a professora Graziela.