Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

24/11/2023

Tese de Doutorado da Faculdade desenvolve primeiro aparelho nacional de Estimulação Elétrica Cerebral

O desenvolvimento do aparelho foi fruto do trabalho do Dr. Rafael Bernardon Ribeiro, orientador pelo Prof. Dr. Quirino Cordeiro

O Dr. Rafael Bernardon Ribeiro, Doutor pelo Programa de Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), desenvolveu e investigou em sua tese de Doutorado inovador aparelho de Estimulação Elétrica Cerebral Contínua, técnica de estimulação não invasiva da Neuromodulação e que visa estimular ou inibir determinada região cerebral.


Na foto: Dr. Rafael Bernardon Ribeiro na esquerda e Prof. Dr. Quirino Cordeiro à direita.


A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Quirino Cordeiro, professor adjunto e Chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade, e teve como público focal pessoas com transtornos mentais, em especial, de depressão.

A tese denominada como “Desenvolvimento de equipamento de Estimulação Elétrica Transcraniana com Corrente Contínua (ETCC) e validação de seu emprego em ensaio clínico randomizado duplo-cego em pacientes com transtorno depressivo maior” foi publicada em 2020 e está dividida em duas fases: a de desenvolvimento do aparelho e o ensaio clínico para verificar sua funcionalidade.

Na segunda fase, o ensaio ocorreu com 29 voluntários diagnosticados com depressão grave, sendo que a avaliação no decorrer da pesquisa foi feita pelas escalas Hamilton e Beck. Desta forma, se o tratamento pelo aparelho foi considerado efetivo, será apresentado com a diminuição dos escores em ambas as escalas.

O aparelho de ETCC desenvolvido pelo Departamento de Saúde Mental da FCMSCSP é o primeiro de fabricação nacional e já foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o professor Dr. Quirino Cordeiro, o aparelho é de baixo custo, eficaz e de fácil manejo clínico por parte do médico psiquiatra. Devido ao baixo custo, o produto pode facilitar o acesso de pacientes ao tratamento de transtornos mentais.

Em 22 de novembro de 2023, o artigo com os resultados da tese foi publicado no Jornal Brasileiro de Psiquiatria, periódico oficial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O periódico é um fórum online nacional e internacional e divulga pesquisas de qualidade em Psiquiatria e Saúde Mental há mais de 70 anos.

O artigo foi intitulado como “Randomized clinical trial on the efficacy of a new transcranial direct current stimulation (tDCS) device in the treatment of depression: a low-cost option for developing countries?” e pode ser encontrado neste site.

Para ler a dissertação completa, clique aqui.

Resultados da pesquisa:

  • Queda progressiva nos escores nas escalas Hamilton e de Beck no grupo ativo, enquanto o grupo sham (placebo) teve uma reversão da queda na última avaliação, após 30 dias do término da estimulação;
  • Produção de um produto final não apenas eficiente, mas testado e aprimorado para uso em psiquiatria, tanto na clínica como em pesquisa;
  • O baixo-custo do aparelho contribui na popularização e maior acesso à técnica;
  • O uso sinérgico com medicamentos pode fazer a diferença em uma a cada quatro pessoas (25%) no sentido de levar à remissão completa em um ciclo curto de tratamento, com pouquíssimos efeitos colaterais, simplicidade de uso, baixo custo e portabilidade.

Mais notícias