Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Endoscopia Ginecológica e Ginecologia Minimamente Invasiva

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade presencial

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Endoscopia Ginecológica e Ginecologia Minimamente Invasiva pretende formar ginecologistas preparados técnica e eticamente para o atendimento das mulheres portadoras de afecções ginecológicas, sejam estas de origem endócrino-metabólicas, genéticas, tumorais ou de origem congênitas.

Desta forma, o profissional estará mais capacitado para o diagnóstico e tratamento minimamente invasivo das pacientes portadoras de enfermidades ginecológicas e obstétricas. Assim, o curso visa aperfeiçoar e apresentar as possibilidades de tratamento, seus princípios, aplicações, complicações e sequelas.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.


Endoscopia Ginecológica e Ginecologia Minimamente Invasiva

Acesse o conteúdo programático do Curso.

  • Presencial com atividades em EAD
  • 10 meses
  • 600 horas

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Médicos com título de especialista em obstetrícia e ginecologia, que buscam na Pós-Graduação lato sensu ou aprimoramento do conhecimento teórico e prático no campo da laparoscopia, da histeroscopia e da ginecologia minimamente invasiva.

carga horáriaPeríodo do curso

Atividades presenciais: uma vez por mês durante quatro dias (quinta-feira a domingo), sendo às quintas-feiras das 14h às 18h e às sextas-feiras e sábados das 7h30 às 18h e domingos das 8h às 12h com intervalo de uma hora para o almoço.

Atividades EAD: 10 horas mensais (2 horas por semana).

Carga horáriaCarga horária

600 horas

duraçãoDuração

10 meses

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Objetivos do Curso

  • Oferecer aos médicos especialistas em Obstetrícia e Ginecologia a formação e treinamento para atenção às mulheres portadoras de enfermidades pélvicas que possam ser diagnosticadas ou tratadas por meio de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas como a laparoscopia, a histeroscopia e a cirurgia vaginal uroginecológica, buscando a reparação biológica de suas lesões, sejam elas agudas ou crônicas, embasadas em relacionamento ético e humanitário adequado;
  • Capacitar o profissional no diagnóstico e tratamento minimamente invasivo das pacientes portadoras de enfermidades ginecológicas e obstétricas, aperfeiçoando e apresentando as possibilidades de tratamento, seus princípios, aplicações, complicações e seqüelas;
  • Desenvolver técnicas e habilidades cirúrgicas, por meio de treinamento específico em laboratório de cirurgia experimental, empregando modelos de treinamento com material inerte, tecido animal e também em atividade cirúrgica assistida;
  • Iniciar o profissional na pesquisa científica, fornecendo substratos na formação de novos pesquisadores;
  • Gerar novos conhecimentos na áreas clínica e cirúrgica da obstetrícia e ginecologia, seja com desenvolvimento/aperfeiçoamento de técnicas endoscópicas ou por meio da sedimentação de conhecimentos prévios.

Processo Seletivo

A seleção constará de entrevista ON-LINE e avaliação curricular nos dias 06 e 07/02/24

O link para entrevista será encaminhado aos candidatos por e-mail na sexta-feira 02/02

Após concluir sua inscrição, enviar currículo resumido para o e-mail: contato@nucleonaveg.com.br

Metodologia de Ensino

Para as aulas expositivas, será utilizado o sistema de aprendizagem virtual EAD, empregando metodologia do e-learning, com carga horária de aproximadamente 10 horas mensais (2 horas por semana), associadas às discussões de casos clínicos realizadas todas as manhãs nos quatro dias do Curso.

O aluno recebe treinamento visando o atendimento clínico e operatório, desenvolvendo simultaneamente a prática de simulações em modelos inertes.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Mais informações

Inscrições e Matrícula

Início das aulas: 01/03/2024

Telefone

(11) 3367-7894 ou (11) 3367-7743

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Endoscopia Ginecológica e Ginecologia Minimamente Invasiva

Especialização Presencial com atividades em EAD

Tempo para conclusão do curso

10 meses

Inscrições abertas até:

23/02/2024

 

Taxa de inscrição:

R$ 830,00

Resultado da 1ª chamada - Convocados para matrícula

Lista de convocados: CLIQUE AQUI

Investimento

10 mensalidades de R$ 8.000,00

*Desconto de 10% para antecipação das nove mensalidades (1º mensalidade deve ser paga no valor integral).

Acesse a página Inscrições e Matrículas para mais informações

Coordenação

Prof. Dr. Paulo Augusto Ayroza Galvão Ribeiro

Coordenação

Acessar o Lattes

Profa. Dra. Helizabet Salomão Abdalla Ayroza Ribeiro

Coordenação

Acessar o Lattes

Perguntas Frequentes

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br