Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – EAD

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD

A Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva adulto tem como principal norteador do seu processo de planejamento e desenvolvimento, o processo de trabalho do enfermeiro no cuidado ao ser humano em situações complexas, nas quais estão envolvidas as ações do cuidado e assistência em saúde, bem como o gerenciamento de recursos específicos e o estímulo ao aprimoramento e capacitação permanente.

O curso tem como objetivo a promoção de conhecimentos que se relacionam com a promoção da segurança do paciente gravemente enfermo. As UTIs são destinadas ao atendimento de pacientes graves ou com risco em desenvolver desequilíbrios orgânicos graves. Essas unidades dispõem de assistência médica e de enfermagem interruptas, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e que tenham acesso a outras tecnologias destinadas a diagnósticos e terapêutica.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.


Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

Acesse o conteúdo programático do Curso.

  • EAD
  • 10 meses
  • 480 horas

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Graduados em Enfermagem.

carga horáriaFormato de Oferta

Lives das 8h às 12h no primeiro e último sábado de cada disciplina* (serão gravadas e disponibilizadas).

Conteúdo assíncrono disponibilizado no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Carga horáriaCarga horária

480 horas

duraçãoDuração

10 meses

  • Ministradas por Mestres e Doutores com sólida experiência, altamente qualificados e experientes.
  • Hospital escola referência na Cidade de São Paulo, que atende pacientes de diversas especialidades e de diferentes níveis de complexidade.
  • Contextualizado a partir das Disciplinas ministradas no módulo teórico.
  • Grupos de estágio reduzidos a 8 alunos por turma, garantindo uma orientação personalizada. Preparamos os alunos para se destacarem na área da fisioterapia cardiorrespiratória, unindo teoria e prática de forma atualizada e contextualizada.
  • Prática da fisioterapia cardiorrespiratória nas Unidades Hospitalares de Internaçã
  • o Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de SP, atendendo pacientes de diversas especialidades e complexidades, e proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Ao concluir o curso, o fisioterapeuta estará capacitado para:

 

  • Explorar a fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiopulmonar, assim como a fisiologia do exercício.
  • Interpretar exames complementares relacionados à cardiologia e pneumologia.
  • Aplicar técnicas utilizadas na assistência fisioterapêutica cardiopulmonar em diferentes unidades, como a Unidade de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidade Semi-intensiva, Unidade de Reabilitação Ambulatorial e fisioterapia respiratória.
  • Realizar avaliações detalhadas em pacientes com fatores de risco cardiovascular e pulmonar, disfunções autonômicas, insuficiência coronariana, insuficiência cardíaca aguda e crônica, doenças pulmonares restritivas e obstrutivas, transplante cardíaco e pulmonar, entre outros.
  • Interpretar e aplicar protocolos fisioterapêuticos institucionais embasados em evidências científicas, a fim de planejar de forma crítica o tratamento dos pacientes em diferentes fases de evolução clínica, visando reduzir morbimortalidade, tempo de internação e melhorar a qualidade de vida.

Objetivos do Curso

  • Conhecer definições e relações teórico-práticas, bem como cenários para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem ao paciente crítico;
  • Gerenciar processo de trabalho em Unidade de Terapia Intensiva;
  • Compreender as responsabilidades do enfermeiro nos cuidados intensivos;
  • Gerenciar a assistência de enfermagem ao paciente crítico e à família;
  • Desenvolver o pensamento crítico-humanista no cuidado de enfermagem ao paciente crítico;
  • Desenvolver raciocínio clínico e pensamento crítico na assistência ao paciente adulto gravemente enfermo;
  • Compreender os problemas de ordem emocional, ética e filosófica que acompanham o paciente, família e equipe de trabalho da Unidade de Terapia Intensiva;
  • Conhecer as tecnologias direcionadas aos cuidados intensivos.

Mercado de Trabalho

No Brasil, todo hospital de terciário, com capacidade instalado igual ou superior a 100 leitos, deve dispor de leitos de tratamento intensivo correspondente a no mínimo 6% dos leitos totais.

A Portaria No 3432 de 12 de agosto de 1998 que estabelece critérios de classificação entre as diferentes UTIs, tem como exigência enfermeiro coordenador, exclusivo da unidade, responsável pela área de enfermagem e um enfermeiro, exclusivo da unidade, para cada dez leitos ou fração, por turno de trabalho.

A Portaria Nº 466 de 4 de junho de 1998 recomenda que toda Unidade de Tratamento Intensivo deva funcionar atendendo a um parâmetro de qualidade que garanta assistência segura e de qualidade.

No Brasil, as exigências do Ministério da Saúde e a Lei do Exercício Profissional determina entre as funções privativas do enfermeiro: prestar de cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.

Metodologia de Ensino

O curso será desenvolvido com atividades síncronas e assíncronas, no ambiente virtual de aprendizagem da FCMSCSP.

As disciplinas gerais e específicas serão ofertadas utilizando a plataforma Moodle com atividades assíncronas e, por meio de aulas expositivas dialogadas síncronas na plataforma Teams ou Google Meet.

O curso propõe o uso de metodologias pautadas em tecnologias específicas, bem como métodos ativos de aprendizagem que estimulem a interação virtual e presencial com outros enfermeiros, de diferentes localidades, compartilhando conhecimento.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Mais informações

Inscrições e matrícula

Início das aulas: 04/05/2024

Telefone

(11) 3367-7894 ou (11) 3367-7743

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – EAD

Especialização EAD

Tempo para conclusão do curso

10 meses

Início das aulas:

04/05/2024

Investimento:

10 mensalidades de R$ 640,00

Acesse a página Inscrições e Matrículas para mais informações

Coordenação

Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila

Profa. Dra. Lívia Keismanas de Ávila

Coordenação

Acessar o Lattes

Perguntas Frequentes

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br