A Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva adulto tem como principal norteador do seu processo de planejamento e desenvolvimento, o processo de trabalho do enfermeiro no cuidado ao ser humano em situações complexas, nas quais estão envolvidas as ações do cuidado e assistência em saúde, bem como o gerenciamento de recursos específicos e o estímulo ao aprimoramento e capacitação permanente.
O curso tem como objetivo a promoção de conhecimentos que se relacionam com a promoção da segurança do paciente gravemente enfermo. As UTIs são destinadas ao atendimento de pacientes graves ou com risco em desenvolver desequilíbrios orgânicos graves. Essas unidades dispõem de assistência médica e de enfermagem interruptas, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e que tenham acesso a outras tecnologias destinadas a diagnósticos e terapêutica.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma Instituição com nota máxima no MEC.
Acesse o conteúdo programático do Curso.
No Brasil, todo hospital de terciário, com capacidade instalado igual ou superior a 100 leitos, deve dispor de leitos de tratamento intensivo correspondente a no mínimo 6% dos leitos totais.
A Portaria No 3432 de 12 de agosto de 1998 que estabelece critérios de classificação entre as diferentes UTIs, tem como exigência enfermeiro coordenador, exclusivo da unidade, responsável pela área de enfermagem e um enfermeiro, exclusivo da unidade, para cada dez leitos ou fração, por turno de trabalho.
A Portaria Nº 466 de 4 de junho de 1998 recomenda que toda Unidade de Tratamento Intensivo deva funcionar atendendo a um parâmetro de qualidade que garanta assistência segura e de qualidade.
No Brasil, as exigências do Ministério da Saúde e a Lei do Exercício Profissional determina entre as funções privativas do enfermeiro: prestar de cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida e cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas.
A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.
Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.
A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.
Início das aulas: 30/09/2024
(11) 3367-7894 ou (11) 3367-7743
pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br