A Medicina Aeroespacial se tornou uma especialização médica recentemente. Essa área de conhecimento foca na saúde de pilotos, tripulantes, astronautas, passageiros e de todos que estão expostos a ambientes extremos. Trata-se de um campo fascinante que integra o conhecimento médico com o estudo do desempenho do organismo humano em diferentes condições, como o espaço e ambientes hipobáricos.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição com nota máxima no MEC.
Acesse o conteúdo programático do curso.
Capacitar médicos nas competências de estudo, pesquisa e inovações, visando o desenvolvimento de medidas médico-terapêuticas para a adaptação, proteção e tratamento do ser humano durante sua interação com os ambientes aéreo e espacial.
A Medicina Aeroespacial estuda, cuida e capacita médicos para a manutenção da saúde, segurança e desempenho das pessoas nas complexas condições das viagens aéreas, espaciais e ambientes extremos.
Os ambientes do espaço e da aviação apresentam desafios significativos, como microgravidade, exposição à radiação, forças G, lesões por ejeção de emergência e condições hipóxicas, para aqueles que se aventuram em sua exploração. Estes ambientes abrangem um amplo espectro, que vai desde os microambientes do espaço até os aumentos de pressão em atividades submarinas.
O avanço do conhecimento sobre esses ambientes exclusivos da “Nave Espacial Terra” ajuda os profissionais da medicina aeroespacial a garantir que os participantes estejam fisicamente preparados, fisiologicamente seguros e desempenhando seu máximo potencial.
A pós-graduação oferece um vasto campo de atuação e é o caminho para proporcionar aos médicos uma formação teórica e prática abrangente em fisiologia avançada da aviação e espacial, psiquiatria, medicina da aviação clínica e operacional, treinamento prático e teórico em Emergência Médica a Bordo em ambiente simulado, medicina aplicada à aviação militar, com foco no impacto de fatores como aceleração, desorientação e no papel do médico de esquadrão. O(a) médico(a) aeroespacial requer uma visão especializada da estatística voltada para a evidência, considerando seu número reduzido, além de ser essencial o entendimento das Normas Regulatórias na complexidade das visões nacionais e internacionais.
A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.
Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.
A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.
Inscrições: Em breve
(11)99638-0197
vania.melhado@gmail.com