Faculdade da Santa Casa de SP inaugura curso de graduação em Fisioterapia

Em 2023, no mesmo ano que a Instituição completa 60 anos de fundação, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) inaugura o curso de graduação em Fisioterapia, com duração de cinco anos.

Segundo a professora Dra. Vera Lúcia dos Santos Alves, coordenadora do curso de Fisioterapia, o curso é fundamentado na ampla experiência de mais de 30 anos dos cursos de Pós-graduação em Fisioterapia da FCMSCSP. “A Instituição carrega a história dos primeiros cursos de Medicina, e de ser um dos primeiros locais de atuação da Fisioterapia no Brasil”, diz.

Sobre o curso

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo foi elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais somadas ao conhecimento e prática de múltiplos profissionais que atuam em Serviços Públicos e Privados de excelência no Brasil além de contar com parcerias internacionais. A grade curricular busca incluir a diversidade de temas e áreas de atuação de um Fisioterapeuta formando um profissional generalista e qualificado.

A infraestrutura do curso de Fisioterapia conta com salas de aulas, auditórios, laboratórios de informática, fisiologia, cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, habilidades técnicas, ventilação mecânica, morfologia, multidisciplinar, patologia, centro de ensino em simuladores e centro de ensino e Treinamento, laboratório de análise de marcha 3D com 12 câmeras. Além da Clínica-escola no Hospital da Santa Casa de São Paulo e atividades práticas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A estrutura é planejada para o desenvolvimento acadêmico e científico aliado à interação com a rotina de atendimentos desde os primeiros dias da formação. A prática clínica norteia o processo de formação estabelecido na grade curricular para a construção de um profissional humanizado e moderno.

Incentivo às atividades práticas

Com cinco anos de duração, o curso visa preparar os alunos para as diversas áreas de atuação. O grande diferencial do curso de Fisioterapia da FCMSCSP é a carga horária superior à exigida pelo MEC para o estágio e outras atividades complementares, que foram divididas da seguinte forma:

• Estágio: O foco do curso é o ensino baseado na prática clínica, com estágio observacional desde o primeiro ano. Seu diferencial são os estágios curriculares obrigatórios e supervisionados com mais de 20% da carga horária do curso.
  • Práticas e observações Clínicas: A prática clínica envolverá desde a observação até os atendimentos, avaliações e aplicação de protocolos desenvolvidos ao longo do curso. A prática ocorrerá em clínicas, ambulatórios, unidades de internação hospitalar, como também atividades em unidades básicas de saúde e áreas como pesquisa, tecnologia e utilização do Centro de Simulação e Treinamento da Faculdade.
  • Atividades de Extensão: Além da participação dos projetos já pertencentes à FCMSCSP, os alunos serão estimulados a participar e criar ligas acadêmicas; realizar, desenvolver e participar de congressos e ações de promoção à saúde.
  • Atividades Complementares: As atividades complementares serão incluídas e estimuladas ao longo de todo o processo de formação incluindo: programas de monitorias, representação discente nos colegiados institucionais e participação ativa nos processos de Iniciação Científica.

Inscrições abertas até 28 de setembro de 2023

O processo seletivo ocorre duas vezes por ano. No meio do ano, o ingresso é por prova realizada pela FCMSCSP ou pela entrega do boletim do Enem. Já no final do ano é pelo vestibular da Vunesp. As inscrições para o vestibular normalmente abrem no mês de agosto e a prova ocorre no mês de outubro.

Para o Vestibular 2024, a Faculdade oferece 100 vagas, dessas, 30 são para bolsas de estudos de 50% e 100%.

Para mais informações, acesse a página do curso.

Conheça a Faculdade que é tradição no ensino humanizado desde 1963

Considerado o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo, o Hospital Central da Santa Casa passou a sediar a Faculdade, oficialmente, a partir de 1963. Desde então, a Instituição formou mais de sete mil profissionais da saúde, 500 mestres, 250 doutores e 30 livre-docentes.

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A Faculdade é mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), entidade filantrópica de caráter educacional, sem fins lucrativos.