Com inscrições até 28 de setembro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece 270 bolsas de estudo para os seis cursos de graduação, — Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos — no Vestibular 2024.
Ao todo, são oferecidas 655 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo site da Vunesp, fundação responsável pelo processo seletivo.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo oferece os cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Fisioterapia, cursos superiores de Tecnologia em Radiologia e Sistemas Biomédicos, e mais de 50 cursos de pós-graduação lato sensu, stricto sensu e extensão para profissionais da área da saúde.
A Instituição também está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, que foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os alunos da FCMSCSP têm, desde o primeiro ano do curso, uma rica experiência prática em um dos mais importantes complexos hospitalares da América Latina: A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, considerada o primeiro local a formar médicos e cirurgiões do Estado de São Paulo.
Além disso, a Faculdade é evidenciada por um ensino teórico-prático, em que formam profissionais generalistas e humanistas.
Com uma proposta de inovar na oferta dos três pilares essenciais do ensino superior que são: ensino, pesquisa e extensão; a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) conta com novos espaços, programas e tecnologias extensionistas e assistenciais.
Disponíveis aos alunos, a Instituição possui um Centro de Convivência, local para estudo e lazer; uma Biblioteca moderna, com cabines de estudos individuais; um Centro de Simulação e Treinamento para realização e aprimoramentos de simulação; e, em breve, um Centro Desportivo, para a realização de atividades físicas e treino para os campeonatos de cada curso.
Os alunos contam com ampla infraestrutura para o desenvolvimento acadêmico e científico aliado à interação com a rotina de atendimentos desde os primeiros dias da formação. Entre eles estão: Laboratório Multidisciplinar dos Departamentos de Morfologia, Fisiologia e Patologia, Laboratório de Medicina Biomolecular (PCR e sequenciamento genético), Laboratório Biossegurança 2 (NB2), Laboratório de Biotério e de Técnica Cirúrgica, Laboratório de Inovação, Espaço de Telessaúde e Casa Simulada.
Para ingressantes interessados na área da pesquisa, a Faculdade oferece bolsas de Iniciação Científica. São inúmeras as oportunidades para o aluno que deseja ingressar na Faculdade da Santa Casa, sendo que, algumas delas, são específicas para cada curso de graduação.
O intercâmbio também é incentivado para os alunos de todos os cursos da graduação. O Programa Pesquisadores do Futuro, por exemplo, subsidia passagens aéreas, o seguro saúde, a moradia e a alimentação dos estudantes selecionados para dois meses de estágio em Universidades e Centros de Pesquisa internacionais.
O projeto incentiva o desenvolvimento do conhecimento dos profissionais na área de ensino, pesquisa ou assistência. Os selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro.
O ensino também é refletido nos atendimentos que os alunos da FCMSCSP oferecem ao longo de seus estágios e projetos de extensão.
As atividades de extensão da FCMSCSP, da grade curricular ou não, tem por objetivo ampliar a formação acadêmica, para além dos muros da Instituição, propiciando experiências práticas que desenvolvam a consciência social, política, cultural e ambiental dos estudantes, bem como a integração do Ensino e da Pesquisa com as necessidades e interesses da Sociedade.
As principais atividades de extensão também contemplam a assistência, um dos principais pilares da saúde brasileira. Por meio da assistência, o profissional da saúde pode realizar um atendimento integral ao paciente, a fim de identificar os agravos de saúde dos indivíduos, orientar sobre condutas preventivas e até mesmo tratar algumas doenças, facilitando o acesso dos pacientes às informações necessárias para seu bem-estar.
Desta forma, a educação em saúde da Instituição tem e sempre teve — ao longo de 60 anos de existência —, como prioridade o atendimento individualizado e humanizado, integrando todo o conhecimento voltado para o cuidado da pessoa e o ensino centrado no aluno.
Dentre as principais atividades de extensão e de assistência dos seis cursos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo estão:
A Expedição Abaré é um navio-escola que leva assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas residentes às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará.
O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.
A ação ocorre durante o Internato dos alunos de Medicina que passam pela experiência em atender as especialidades de atenção primária, psiquiatria e infectologia, entre outras, realizando atendimentos por consultório/turno, além dos serviços de triagem, exames laboratoriais, exames de ultrassom, pré-natais, dispensação de medicamentos e diversas consultas domiciliares.
O Coletivo Mulheres da Luz atua para garantir a saúde sexual de mulheres em situação de prostituição. São mulheres entre 40 e 70 anos, em sua maioria negras, periféricas e com baixo nível de escolaridade, muitas analfabetas. São as principais provedoras de suas famílias, sustentando maridos, filhos, netos e bisnetos.
Sob orientação dos docentes do Departamento de Infectologia, os alunos do 4º ano de Medicina participam do projeto com o intuito de olhar para o contexto das mulheres em situação de prostituição na região da Luz, no centro de São Paulo.
O Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) é um programa de extensão universitária da Faculdade que pretende estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Fonoaudiologia da Instituição.
Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.
O programa consiste em uma atividade extracurricular vinculada ao Departamento de Pediatria e Puericultura, influenciados pelos ideais e princípios dos “Doutores da Alegria”, organização dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas.
Os alunos do curso de Fonoaudiologia contam também com uma Clínica de Fonoaudiologia específica para atendimento ao público em geral e têm contato com pacientes desde o primeiro ano do curso.
Vale ressaltar que, para além dos atendimentos no Hospital da Santa Casa, os alunos também atuam no Centro de Saúde Escola Barra Funda, em equipamentos de saúde como a UBS, Centro de Acolhida Especial para Idosos em Situação de Rua (CAEI) ‘Morada São João’, além de setores de imagem, medicina nuclear e radioterapia de hospitais parceiros, como o Hospital do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024 ATÉ 28 DE SETEMBRO