30/11/2021

Lançado o marco inicial das obras de construção do Centro Desportivo da FCMSCSP Sonho da comunidade acadêmica, equipamento deverá ser entregue no segundo semestre de 2022

A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), lançou na manhã desta terça-feira (30/nov) o marco inicial das obras do Centro Desportivo da FCMSCSP, que será construído na rua Frederico Abranches, nº 125, no bairro Santa Cecília, a poucos metros da Faculdade e do hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O evento contou com a participação do representante do Conselho Curador, professor Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, do diretor dos cursos de Graduação, professor Dr. José Mendes Aldrighi, além de representantes das instituições, diretores de cursos, alunos e demais integrantes da comunidade acadêmica da FCMSCSP.

Para Toledo, da AAAMA, espaço próprio irá reforçar a identidade da comunidade acadêmica

Para o presidente da Associação Atlética Acadêmica Manoel de Abreu (AAAMA), Arthur Hoelz Tellini Toledo, que cursa o 2º ano de Medicina, a construção do equipamento representa a realização de um sonho que todos os atletas sempre tiveram de ter um centro desportivo ao lado da Faculdade. “É um marco para o esporte da Santa Casa”, afirmou. “Ainda mais uma obra desse tamanho, que não será só uma quadra ou um ginásio, mas um centro poliesportivo.”

Toledo lembra que, com o fim da necessidade de deslocamento para outra região da cidade para a prática de atividades esportivas — atualmente o espaço utilizado fica situado na zona norte —, o aproveitamento do tempo para as atividades acadêmicas será otimizado. Além disso, a possibilidade de ter um lugar com acesso facilitado auxiliará na integração, socialização e promoção da saúde entre os alunos. “Vamos ter o nosso espaço, com a nossa identidade, no centro de São Paulo, onde todos poderão acessar a qualquer momento”, destacou.

Luiza, presidente do CAMA, acredita que Centro Desportivo fortalecerá relações

A presidente do Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), Luiza Assumpção Silva, que está cursando o 2º ano de Medicina, acredita que a obra atenderá completamente as necessidades da comunidade acadêmica. “O projeto é magnífico, contemplando a questão ambiental que é super importante”, lembrou. Para ela, o Centro Desportivo será um ambiente facilitador da convivência que terá reflexos positivos no fortalecimento das relações, dos alunos mais novos conhecerem os mais velhos, de reforçar a integração entre a comunidade da FCMSCSP. “As histórias da Faculdade que são passadas de geração em geração fazem aumentar esse amor que a gente tem por esse lugar, que nos ajudará a ser grande lá na frente, e o ginásio, de certa forma, representa um pouco disso.”

Além da inauguração da obra, haverá outras melhorias em 2022

O reitor da FCMSCSP, José Eduardo Lutaif Dolci, disse que a obra de construção do Centro Desportivo da Faculdade representa a materialização de um sonho de mais de 50 anos. “É um momento em que estou muito emocionado porque fui jogador nas Intermeds”, lembrou ele que está na FCMSCSP desde 1973. Dolci agradeceu o empenho da FAVC e seu Conselho Curador para a concretização da obra, na pessoa do presidente da Diretoria Executiva da Fundação, João Clímaco Penna Trindade, além do trabalho do vice-reitor da Faculdade, Irineu Francisco Delfino Silva Massaia. “Nossa escola está crescendo muito e outras obras serão entregues no ano que vem, além da parte esportiva teremos um novo biotério, área para técnica cirúrgica, centro de simulação e biblioteca.”

Projeto será referência na área central da cidade

O equipamento, que será construído em terreno de 2008 m², contribuirá para a revitalização da região central da cidade onde estará inserido, contando com estrutura para esportes de quadra, como futsal, vôlei, tênis, basquete, entre outros, além de oferecer espaço para práticas esportivas como judô, tênis de mesa e ambiente para comemorações. A cobertura externa de todo o espaço será feita em madeira com fechamento em policarbonato translúcido. Haverá sistema de ar-condicionado e de câmeras de monitoramento.

Para Trindade, esse é um momento histórico para a FAVC. Em quase 60 anos de atuação, o terreno que será construído o Centro Desportivo é a primeira aquisição da Fundação e já encontra-se quitado. “O projeto será referência para o centro de São Paulo, beneficiando alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Faculdade”, disse.