22/10/2021

FAVC adquire terreno para construção do Centro Esportivo da FCMSCSP No final do mês de novembro será lançada a pedra fundamental para o início das obras, que deverão estar concluídas no início do segundo semestre de 2022

Na manhã desta quinta-feira (21/out), a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), assinou compromisso de venda e compra com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (ISCMS) para aquisição de terreno de 2.008 metros quadrados, localizado na rua Frederico Abranches entre os números 125 e 135, no bairro Santa Cecília, em São Paulo, onde será construído o Centro Esportivo da FCMSCSP, que ficará situado em local próximo à Faculdade.

No final do mês de novembro será lançada a pedra fundamental para o início das obras, que deverão estar concluídas no início do segundo semestre de 2022. “Hoje é um dia muito especial para a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, com a assinatura deste contrato que sela os novos tempos no relacionamento entre Fundação e Irmandade”, declarou o presidente da Diretoria Executiva da FAVC, Dr. João Clímaco Penna Trindade. “Estamos atendendo esse anseio de nossa comunidade acadêmica ao dar continuidade ao projeto dessa obra tão esperada e que vai abranger todas as práticas esportivas, se constituindo num centro de convivência e de congregação para todas as gerações que já passaram por esta Faculdade ao longo dos 58 anos, sendo este o primeiro imóvel próprio da FAVC.”

Para o reitor da Faculdade, o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, a obra impactará positivamente na convivência entre alunos e professores, na qualidade de vida dos acadêmicos, por facilitar a prática de esportes, e também por oportunizar a integração com ex-alunos que poderão utilizar o espaço para treinamentos. “Termos um espaço para a prática de atividades físicas junto à Faculdade é um sonho desde que entrei nessa escola, em 1973, e estamos realizando isso hoje.”

Projeto do Centro Esportivo da FCMSCSP foi finalista em prêmio nacional de arquitetura

O equipamento, que contribuirá para a revitalização da região central da cidade onde estará inserido, contará com estrutura para esportes de quadra, como futsal, vôlei, tênis, basquete, entre outros, além de oferecer espaço para práticas esportivas como judô, tênis de mesa e ambiente para comemorações. A cobertura externa de todo o espaço será feita em madeira com fechamento em policarbonato translúcido. Haverá sistema de ar-condicionado e de câmeras de monitoramento. O projeto do Centro Esportivo da FCMSCSP foi um dos dez finalistas no 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA). “Além do uso do Centro Esportivo pelos alunos dos cinco cursos de graduação da FCMSCSP — Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos — o espaço também será disponibilizado à comunidade do entorno”, disse Clímaco.

Além do Dr. João Clímaco Penna Trindade e do Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, estiveram presentes no ato de assinatura do contrato de venda e compra do terreno o vice-reitor da FCMSCSP, o professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Vicente Renato Paolillo; a superintendente na Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, Dra. Maria Dulce Cardenuto; e o diretor Jurídico da Santa Casa, Dr. Adilson Bergamo Junior.

Na foto (E/D), o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Vicente Renato Paolillo; o presidente da Diretoria Executiva da FAVC, Dr. João Clímaco Penna Trindade; e o Reitor da FCMSCSP, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci (Foto: João Vitor Américo dos Santos/FCMSCSP)