26/08/2021

Alunos da Medicina participam de ação educativa junto ao Coletivo Mulheres da Luz e arrecadam doações Distribuição de máscaras e preservativos acontece nos dias 17 e 18 de setembro e convida voluntários para participar

Os alunos do 4º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), sob orientação dos docentes do departamento de Infectologia, estão desenvolvendo uma ação de extensão que tem como intuito olhar para o contexto das mulheres em situação de prostituição na região da Luz, no centro de São Paulo. No entanto, para que essa ação aconteça, é importante a colaboração da comunidade da FCMSCSP.

A pandemia de covid-19 agravou a situação desta e de outras populações. Neste momento, mais do que nunca, a Educação Médica precisa estar articulada com a comunidade por meio de ações de extensão, que visem promover ensino referenciado naquilo que as pessoas de fato precisam e em suas reais condições de vida, além do exercício das habilidades de escuta, atenção e compreensão – fundamentais à Medicina humanizada.

É justamente neste momento de alta vulnerabilidade que o Coletivo Mulheres da Luz atua para garantir a saúde sexual de mulheres em situação de prostituição. São mulheres entre 40 e 70 anos, em sua maioria negras, periféricas e com baixo nível de escolaridade, muitas analfabetas. São as principais provedoras de suas famílias, sustentando maridos, filhos, netos e bisnetos.

No começo de 2021, esta parceria já proporcionou uma importante ação sobre covid-19 que permitiu aos alunos melhor compreender a realidade dessas mulheres diante da pandemia. Agora, o objetivo é falar sobre educação sexual e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. Em parceria com a disciplina de Infectologia da Faculdade da Santa Casa de São Paulo, foi elaborado material educativo, escrito em linguagem acessível, com o intuito de promover o sexo seguro, orientar sobre sinais e sintomas de alarme das ISTs, importância de testagens regulares e acesso às redes de atenção à saúde e garantia de direitos.

Nos dias 17 e 18 de setembro haverá ação educativa presencial, com a distribuição de máscaras e preservativos, dentro do território e junto a essa população. Para isso acontecer, será necessário arrecadar R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para financiar a ação! Qualquer doação ou ajuda na divulgação é muito bem-vinda!

Para doar qualquer valor:

Pix: CNPJ 08.894.876/0001-30 em nome de Associação Agentes da Cidadania. Por gentileza enviar comprovante para Nina: (11) 99407-0294. Para doação direta de máscaras ou informações de patrocínio, favor entrar em contato por este mesmo número por WhatsApp.

Está aberto o cadastro para interessados que queiram participar conosco presencialmente desta importante ação de diálogo. Para se inscrever, basta acessar o formulário aqui.

 

151 visualizações