Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Graduação

Fisioterapia

Inovação atrelada à tradição

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do MEC. O curso de Fisioterapia tem uma proposta de ensino integralista e generalista, com uma rica grade curricular voltada às práticas clínicas e de extensão.

Processo Seletivo – Vagas Remanescentes 2024/1

As inscrições podem ser feitas exclusivamente nesta página até 09/02/2024.

  • 5 anos
  • Período matutino, com algumas atividades no vespertino
  • Presencial

Bolsas de estudo

Excelência no Ensino

O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo foi elaborado com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais somadas ao conhecimento e prática de múltiplos profissionais que atuam em Serviços Públicos e Privados de excelência no Brasil além de contar com parcerias internacionais. A grade curricular busca incluir a diversidade de temas e áreas de atuação de um Fisioterapeuta formando um profissional generalista e qualificado.

Os alunos contam com ampla infraestrutura para o desenvolvimento acadêmico e científico aliado à interação com a rotina de atendimentos desde os primeiros dias da formação. A prática clínica norteia o processo de formação estabelecido na grade curricular para a construção de um profissional humanizado e moderno.

O curso conta com aulas teóricas e práticas, e é fundamentado na ampla experiência de mais de 30 anos dos cursos de pós-graduação em fisioterapia que são oferecidos e amplamente reconhecidos no mercado de trabalho e em diferentes áreas. O aprendizado é ativo e validado pelas ações observadas e implementadas em um Serviço de Fisioterapia que existe desde 1979 e segue estabelecido em um hospital centenário.

- Preparar o graduando para assumir sua identidade profissional nas diversas áreas e cenários clínicos

- Identificar e compreender a constituição do humano, focado no movimento e sua relação com a funcionalidade, qualidade de vida, atividade profissional, práticas esportivas, meio ambiente, expressão social e aprendizagem

- Criar e implementar programas de educação e promoção à saúde baseada na qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas

- Desenvolver habilidades e competências técnico-profissionais, embasada em prática clínica e resolução de problemas com aperfeiçoamento teórico-prático 

- Avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios que envolvem as diferentes áreas da fisioterapia como Fisioterapia Neurológica, Ortopédica, Cardiológica, Respiratória, Laboral (Ergonomia), Urológica, Ginecológica, Esportiva, Pediátrica, Neonatal, e demais áreas como avanço tecnológico e científico 

- Desenvolver, participar e utilizar pesquisas ou outras produções de conhecimento, que objetivem a melhoria da prática profissional;

- Desenvolver pensamento crítico, proatividade, liderança, inteligência emocional, capacidade analítica, inovação e habilidades práticas para tornar o graduando um profissional diferenciado no mercado de trabalho 

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos maiores centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática a partir do terceiro semestre do curso.

Todo o corpo docente do curso possui mestrado, sendo que a maioria também tem doutorado. Além disso, muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

Os alunos têm ao seu dispor, desde o primeiro ano da Graduação, a possibilidade de participar efetivamente de pesquisas clínicas e/ou experimentais, integrando os diversos Grupos de Pesquisa. Confira a página da Comissão Científica para saber mais

Os egressos de Fisioterapia vão se deparar com um mercado de trabalho diversificado. Assim, o aluno pode se aperfeiçoar e se tornar um excelente profissional na área que quiser seguir.

A FCMSCSP possui sete cursos de Pós-graduação em Fisioterapia, e outros para profissionais da área da saúde, com grande reconhecimento no mercado de trabalho. O nome da Instituição carrega a história dos primeiros cursos de Medicina, e de ser um dos primeiros locais de atuação da Fisioterapia no Brasil.

A graduação  é  baseada na prática clínica das diversas áreas já reconhecidas pelo mercado de trabalho. Este curso apresenta em seu currículo atividades de extensão acadêmica, prática clínica supervisionada e ampla área de estágio, contando com professores mestres e doutores que estimulam o pensamento crítico e científico.

Áreas de atuação

A Fisioterapia atua hoje nas áreas de atenção básica, média e de alta complexidade, não apenas na recuperação e reabilitação de pacientes pediátricos e adultos, como também na prevenção e promoção à saúde. Tem sua presença firmada nos setores públicos e privados de saúde, tanto em clínicas como hospitais, buscando funcionalidade e qualidade de vida aos pacientes. 

Conhecida pelas áreas de Neurologia, Ortopedia, Cardiologia e Respiratória, a Fisioterapia também tem seu espaço na área Urológica, Ginecológica, Oncologia, Esportiva, Pediátrica e Neonatal, Acupuntura, Saúde Coletiva, Dermatologia, Gestão, Educação e Inovação. Atualmente mostra-se presente nas áreas de Pesquisa clínica, Osteopatia e Preventiva.

Incentivo às experiências práticas

Com cinco anos de duração, o curso é estruturado para preparar os alunos para as diversas áreas de atuação. O grande diferencial do curso de Fisioterapia da FCMSCSP é a carga horária superior à exigida pelo MEC para o estágio e outras atividades complementares.

O foco do curso é o ensino baseado na prática clínica, com estágio observacional desde o primeiro ano. Seu diferencial são os estágios curriculares obrigatórios e supervisionados com mais de 20% da carga horária do curso.

A prática clínica envolverá desde a observação até os atendimentos, avaliações e aplicação de protocolos desenvolvidos ao longo do curso. A prática ocorrerá em clínicas, ambulatórios, unidades de internação hospitalar, como também atividades em unidades básicas de saúde e áreas como pesquisa, tecnologia e utilização do Centro de Simulação e Treinamento da Faculdade.

Além da participação dos projetos já pertencentes à FCMSCSP, os alunos serão estimulados a participar e criar ligas acadêmicas; realizar, desenvolver e participar de congressos e ações de promoção à saúde.

As atividades complementares serão incluídas e estimuladas ao longo de todo o processo de formação incluindo: programas de monitorias, representação discente nos colegiados institucionais e participação ativa nos processos de Iniciação Científica.

A infraestrutura do curso de Fisioterapia conta com salas de aulas, auditórios, laboratórios de informática, fisiologia, cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, habilidades técnicas, ventilação mecânica, morfologia, multidisciplinar, patologia, centro de ensino em simuladores e centro de ensino e treinamento e laboratório de análise de marcha 3D com 12 câmeras.

Além da clínica escola no Hospital da Santa Casa de São Paulo, as atividades práticas também acontecem em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Projetos de Extensão e Vida Acadêmica

As atividades de extensão da FCMSCSP tem por objetivo ampliar a formação acadêmica, propiciando experiências práticas que desenvolvam a consciência social, política, cultural e ambiental dos estudantes.

Acolhimento

O ensino humanizado prioriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada estudante. A FCMSCSP oferece atividades e serviços para auxiliar no acolhimento e permanência estudantil. Confira quais são:

Anualmente, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em colaboração com o Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA) e as ligas estudantis, organiza o Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA).

O PIPA foi criado para bem receber os alunos na Faculdade, permitindo que se integrem mais rapidamente aos seus cursos, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

Confira o vídeo do PIPA

A iniciativa visa auxiliar os alunos na construção de uma visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, os alunos estarão mais preparados para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho. Saiba mais.

Criado com o objetivo de assegurar a seus estudantes condições plenas de participação e aprendizagem o NAI visa oferecer condições plenas de participação e aprendizagem a todos os estudante. Para mais informações, acesse a página do Núcleo.

O Núcleo de Direitos Humanos e Combate à intimidação Sistemática (NDH) tem finalidade de promover o exercício dos direitos humanos, a prevenção e o combate à discriminação, à intimidação sistemática (Bullying) e a outras formas de violência, tais como assédio moral e sexual, no âmbito desta Instituição de Ensino. Para mais informações, acesse a página do Núcleo

O Serviço de Saúde do Aluno (SSA) oferece assistência médica global aos alunos dos cursos de graduação,e tem como objetivo apuração da existência de doenças por  intermédio da avaliação clínico/laboratorial no  ingresso do aluno na Instituição; a execução de atividades preventivas, visando evitar doenças transmissíveis e endêmicas; o controle dos acidentes por exposição ocupacional durante as atividades escolares e a prestação de assistência médica e de saúde mental durante todo curso de graduação.

Processo seletivo 2024 - 1º semestre | Vagas Remanescentes

Haverá duas alternativas para realização do Processo Seletivo, sendo elas: seleção via ENEM e seleção via PROVA.

Telefone

(11) 3367-7807

secretaria.graduacao@fcmsantacasasp.edu.br

Fisioterapia

Período matutino, com algumas aulas no vespertino

Tempo para conclusão do curso

5 anos

Começo do ano letivo

1º semestre de 2024

Taxa para a inscrição do vestibular:

R$ 20,00

Para saber mais sobre o Vestibular 2024 – Vagas Remanescentes, clique aqui

Prazo de inscrição:

até 09/02/2024

Bolsas de Estudo

Oferecemos bolsas na modalidade cota social.
Para saber mais, clique aqui.

Mensalidade 2024

6 parcelas de 1.200,00 por semestre.

Para o caso de um menor número de parcelas, o valor da mensalidade será corrigido para atingir o valor da semestralidade.

Para conferir o edital de mensalidade, clique aqui.

Diretoria do curso de fisioterapia

Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Alves

Diretora do curso de Fisioterapia

Acessar o Lattes

Perguntas Frequentes

Para  curso de graduação, oferecemos bolsas na modalidade cota social. Mais informações na página de bolsas e no Edital do Vestibular vigente.

Infelizmente, a faculdade não aceita Fies, mas temos algumas parcerias de financiamento que estão detalhadas na página de financiamentos.

A FCMSCSP não aceita o ProUni.

O responsável por organizar as visitas presenciais ao campus da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é o Departamento Científico Manoel Abreu (DCMA).

Para saber mais e agendar sua visita, acesse esta página

Para emissão da segunda via do boleto, acesse o Portal da Vunesp (www.vunesp.com.br) com seu login e senha

As dúvidas sobre a situação do pagamento da inscrição para o vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a VUNESP, por meio da central do candidato no site www.vunesp.com.br.  Notem que caso o pagamento seja por boleto, a compensação pode demorar até 3 dias úteis.

As dúvidas sobre a prova do vestibular devem ser esclarecidas diretamente com a Vunesp por meio da Central de teleatendimento (Disque Vunesp), do telefone (11) 3874-6300, do  E-mail (vunesp@vunesp.com.br) ou pelo chat on-line diretamente no site  www.vunesp.com.br

Ingresso
O ingresso é por meio do Vestibular. Para o ano letivo de  2023, o processo seletivo esteve com inscrições abertas entre agosto e setembro de 2022, sob responsabilidade da Fundação Vunesp. Para os cursos anuais, as inscrições para o próximo Vestibular poderão abrir neste mesmo período. Já o processo seletivo para os cursos semestrais ocorre no início e no meio do ano, assim, é possível que as inscrições abrem entre abril e junho.

Enem
A FCMSCSP não realiza ingresso via ENEM, exceto nos casos em que a possibilidade estiver prevista no Edital de Inscrições.

Portador de Diploma
A FCMSCSP não realiza ingresso através da modalidade Portador de Diploma.

Transferência
O processo de transferência é realizado através de edital que é disponibilizado para consulta, em dezembro, no site da Faculdade com todas as informações referentes ao processo (regras, restrições, número de vagas/séries, período de inscrições, etc).Estão aptos a se inscrever no Processo Seletivo de Transferência, alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela Faculdade.