Saiba como e porquê se especializar em Medicina e Saúde Integrativa Baseada em Evidência

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde Integrativa Baseada em Evidência da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em parceria com a Manole. Podem se inscrever médicos, profissionais da saúde, gestores e administradores que atuem na área da saúde e que desejam especializar-se em Medicina e Saúde Integrativa. O prazo para se inscrever é até 05 de fevereiro de 2024.

A Especialização incentiva o aperfeiçoamento do atendimento ao paciente por meio da aliança entre teoria e a prática clínica, que ocorre no final do curso. Com este aperfeiçoamento, o curso tem como objetivo instrumentar profissionais de saúde para atuar na área da medicina e saúde integrativa, com uma visão crítica e com capacidade de atuação em equipe multiprofissional, com visão empreendedora e inovadora.

Além disso, o curso compreende as referências e modelos de abordagem que fundamentam a Medicina e Saúde Integrativa; desenvolve a capacidade de comunicação, autocuidado e relação terapêutica centrada na pessoa; promove a capacidade de gestão e empreendedorismo em saúde integrativa; e avalia e monitora serviços na área de saúde integrativa. Além das aulas teóricas e o estágio supervisionado, o aluno também terá acompanhamento de tutoria no decorrer de todo curso, com aulas interativas e atualizadas.

Importância da Medicina Integrativa

De acordo com o Coordenador do curso, o professor Dr. Ricardo Ghelman, a Medicina Integrativa está se tornando uma tendência mundial. “O que antigamente era chamado de Medicina Alternativa, onde você tinha que opinar por um tratamento e outro, nos últimos vinte anos, por um movimento mundial, chegamos em um novo patamar: o da integração”, diz.

“Com essa integração, você pode tratar o paciente com antibiótico e, ao mesmo tempo, com fitoterápicos, com plantas medicinais. Esse movimento foi alicerçado pelas evidências científicas”, explica o expert em Medicina Integrativa da OMS.

O professor Dr. Ricardo também comenta que essa união é o melhor dos dois mundos da Medicina. “O profissional da saúde tem que entender da interação dessas áreas, oferecendo tudo o que tem de moderno da medicina convencional e complementar com as novas abordagens que têm sido desenvolvidas nos últimos anos baseadas em evidências científicas”, enfatiza.

Corpo docente qualificado

O Prof. Dr. Ricardo Ghelman utiliza sua experiência no desenvolvimento deste curso, que é pioneiro no país com esta modalidade teórica-prática. Além disso, a parceria entre a FCMSCSP com a Manole proporciona ao aluno um corpo docente de alto nível com vasta experiência em pesquisa e prática clínica.

Especializa-se em Medicina Integrativa pela Faculdade da Santa Casa de SP

Com um módulo de 70h de carga horária sobre “Pesquisa e Evidências Científicas” e um de “Prática Clínica Transdisciplinar Interprofissional”, com 71h de carga horária, o aluno torna-se apto para analisar as evidências científicas presentes na área e incorporá-la no atendimento clínico, além de aplicar as abordagens terapêuticas multiprofissionais por fase da vida, no contexto da medicina e saúde integrativa.

A pós-graduação tem duração de 18 meses, com 445h de carga horária total, sendo que 371h ocorrerão de forma on-line e 74h na modalidade presencial. As aulas iniciam em fevereiro de 2024 e acontecerão às quintas-feiras das 19h às 22h e um sábado por mês, das 9h às 13h.

GOSTOU? SAIBA MAIS E INSCREVA-SE PELA PÁGINA DO CURSO