Tudo o que você precisa saber sobre a pós-graduação em Saúde Mental

O número de demandas para profissionais da área da Saúde Mental tem crescido consideravelmente. Ssegundo a OMS, o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

No mundo, são registrados mais de 700 mil suicídios ao ano. Incluindo as subnotificações, estima-se mais de um milhão de casos. Já no Brasil, o número de casos é de 14 mil por ano, tendo como principal motivo transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão e transtorno bipolar. O abuso de substâncias, lícitas e ilícitas, também está entre as principais causas.

Desta forma, com o aumento da procura, também é necessário que haja mais profissionais capacitados para diagnosticar e tratar transtornos mentais e sofrimentos psíquicos. Uma das especializações que promovem o conhecimento sobre adoecimento e saúde mental é o curso de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

A seguir, apresentaremos tudo sobre a pós-graduação e o papel do especialista para a sociedade.

Importância da área da Saúde Mental

A partir de 1947, a definição de saúde tornou-se “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Assim, para que um indíviduo possa estar realmente saudável, é preciso que seu corpo e mente também esteja.

Doenças e transtornos mentais podem comprometer e muito a rotina e a vida dos pacientes. Desta forma, é fundalmente priorizar o tratamento destes sofrimentos para que o paciente possa ter uma vida plena. Especializar-se em Saúde Mental é fundamental para garantir um melhor diagnóstico e uma abordagem mais precisa para as necessidades do indíviduo.

Com o início da pandemia no Brasil, em março de 2020, muitas pessoas acabaram adquirindo transtornos mentais e procurando ajuda especializada para lidar com a situação e enfrentar o momento que o país vivia. De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em junho de 2022, casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% com o surgimento da Covid-19. O medo do contágio, o frequente luto, o isolamento social e a falta de um acompanhamento médico frequente desencadearam e potencializaram diversas doenças e transtornos mentais.

Além disso, outras pessoas que já conviviam com doenças mentais, tiveram uma piora e precisaram da ajuda de profissionais da área. Segundo uma reportagem do Estadão de 2020, as buscas por termos relacionados a saúde mental cresceram 98%. Ainda segundo os dados divulgados pelo Estadão, o maior número de buscas estava relacionado a doenças como Depressão e Ansiedade.

Desta forma, com o aumento da procura, também é necessário que haja mais profissionais capacitados para diagnosticar e tratar transtornos mentais e sofrimentos psíquicos. Por meio da pós-graduação, é possível se especializar em áreas essenciais e aumentar a qualificação do médico e outros profissionais da saúde que desejam especializar-se no cuidado da mente.

Com a especialização, estes profissionais passam a atuar de modo mais direcionado. Além disso, o profissional pode conseguir melhores oportunidades e oferecer um tratamento ainda mais especializado e humanizado aos pacientes, utilizando a abordagem que seja mais efetiva a um determinado paciente.

Áreas de atuação da Saúde Mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas na América Latina, sendo que cerca de 19 milhões de brasileiros passam por algum sofrimento psíquico. A demanda por profissionais capacitados na área da Saúde Mental é grande.

Profissionais de diversas áreas podem se beneficiar de uma especialização em saúde mental, tais como:

  • Enfermagem: responsáveis por realizar a observação do paciente, oferecer suporte emocional, ministrar medicamentos e tratamentos que garantam suporte emocional do paciente e da família.
  • Serviço Social: atuam na promoção da saúde mental com atividades de atenção domiciliar, projetos de intervenção, trabalho em moradias e a atenção psicossocial.
  • Terapia Ocupacional: promovem o tratamento de reabilitação da saúde mental através da atenção psicossocial, cuidado centrado no individuo e agentes sociais como a família e o trabalho.
  • Pedagogia: desenvolvem estratégias de promoção e prevenção de distúrbios, além do tratamento relacionado ao sofrimento psíquico.
  • Recursos Humanos: responsáveis por manter contato com os funcionários, estabelecendo melhorias no ambiente de trabalho e lidando

Especializa-se na Faculdade da Santa Casa de SP

O curso de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) contempla aulas teóricas com um olhar ampliado e multidisciplinar sobre a área, abarcando questões teóricas, técnicas, históricas e artísticas.

Nas aulas, os alunos utilizam recursos sensoriais para ampliar a vivência dos quadros estudados, como trechos de filmes, músicas e poesia. O curso faz uso de simulação realística com atores, na qual o aluno pode entrevistar um paciente simulado e desenvolver habilidades de comunicação interpessoal, técnicas de vínculo e de entrevista, entre diversas outras habilidades.

Quem procura a especialização em Saúde Mental se depará com os seguintes objetivos:

  • Promover o conhecimento sobre adoecimento e saúde mental através de simulações com atores e amplo conteúdo teórico;
  • Encorajar a prática com atores entre os alunos da pós-graduação como possibilidade de investigar a prática clínica;
  • Introduzir as bases da abordagem multidisciplinar em saúde mental;
  • Facilitar uma rede de cuidado em saúde com equipe multiprofissional, promovendo trocas entre os alunos das diversas áreas de atuação;
  • Ampliar a escuta subjetiva por meio de extenso arcabouço cultural e artístico inscrito nas aulas teóricas.

Com 360h de carga horária, o curso é dividido em módulos, sendo eles: Avaliação do paciente; Saúde Mental e política; Saúde Mental em situações de catástrofes; Síndromes ansiosas; Síndromes depressivas; Síndromes Maníacas e transtornos de personalidade; Síndromes Neuróticas; Síndromes Psicóticas; Síndromes relacionadas ao uso de substâncias psicoativas; Síndromes Psiquiátricas na infância e adolescência; Síndromes psiquiátricas no idoso; Síndromes relacionadas à sexualidade e ao consumo de alimentos; Síndromes relacionadas ao contexto sociocultural; Emergência em saúde mental; Saúde mental no contexto empresarial; e Competências e habilidades de uma equipe multidisciplinar em saúde mental.

Ao final de cada módulo haverá prática com atores. Além disso, no final do curso, o aluno também contará com mesas redondas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

GOSTOU DO CURSO? ENTÃO INSCREVA-SE PARA A TURMA DE 2024!