Veja a importância de fazer uma pós-graduação em Saúde Mental

O principal objetivo de uma pós-graduação é aprofundar os conhecimentos, fornecendo um aprendizado específico ao profissional da área da saúde, isto é, tornando-o especialista numa determinada área, além de auxiliá-lo para atender melhor o paciente e suas particularidades.

No caso da área da saúde mental, o número de demandas para profissionais da área tem crescido consideravelmente. Isso se deu, principalmente, por dois motivos: devido à pandemia da Covid-19 e com a quebra de estigma do assunto, assim, mais pessoas, em especial os jovens, estão compreendendo a importância do autocuidado e da busca pela terapia.

De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em junho de 2022, casos de depressão e ansiedade aumentaram em 25% com o surgimento da Covid-19. O medo do contágio, o frequente luto, o isolamento social e a falta de um acompanhamento médico frequente desencadearam e potencializaram diversas doenças e transtornos mentais.

Ainda segundo a OMS, o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.  No mundo, são registrados mais de 700 mil suicídios ao ano. Incluindo as subnotificações, estima-se mais de um milhão de casos. Já no Brasil, o número de casos é de 14 mil por ano, tendo como principal motivo transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão e transtorno bipolar. O abuso de substâncias, lícitas e ilícitas, também está entre as principais causas.

Desta forma, com o aumento da procura, também é necessário que haja mais profissionais capacitados para diagnosticar e tratar transtornos mentais e sofrimentos psíquicos.

Por meio da pós-graduação, é possível se especializar em áreas essenciais e aumentar a qualificação do médico e outros profissionais da saúde que desejam especializar-se no cuidado da mente. Com a especialização, estes profissionais passam a atuar de modo mais direcionado. Além disso, o profissional pode conseguir melhores oportunidades e oferecer um tratamento ainda mais especializado e humanizado aos pacientes, utilizando a abordagem que seja mais efetiva a um determinado paciente. 

Quais são as áreas de pós-graduação em Saúde Mental?

Caminhando de acordo com as demandas do mercado de trabalho, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece oito cursos de pós-graduação para a área de Saúde Mental, preparando profissionais nas mais diversas frentes do conhecimento. No site, é possível obter mais informações acerca de cada modalidade de curso e conferir especificidades técnicas, como carga horária e abordagens. Conheça as especialidades:

Neuropsicologia

O curso capacita psicólogos para atuar na área de Neuropsicologia em diferentes contextos, através da aquisição de conhecimento teórico-prático. Saiba como se inscrever.

Psicologia Hospitalar

O curso busca compreender o contexto de pacientes internados para melhorar os cuidados prestados. Saiba como se inscrever.

Psicopatologia e Saúde Pública

O curso oferece instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área. Saiba como se inscrever.

Psicopatologia Fenomenológica

O curso prepara o aluno para utilizar os conhecimentos científicos da área como instrumento para a clínica em saúde mental. Saiba como se inscrever.

Psicossomática

O curso de Psicossomática visa analisar e tratar os fenômenos e as patologias biopsicossociais pela ótica da relação mente e corpo. Saiba como se inscrever.

Psiquiatria

O curso traz abordagens inovadoras em Psiquiatria, através de uma metodologia ativa, com aulas teóricas e práticas que incluem simulações e atendimento clínico supervisionado. Saiba como se inscrever.

Saúde Mental

O curso contempla aulas teóricas com um olhar ampliado e multidisciplinar sobre a área, abarcando questões teóricas, técnicas, históricas e artísticas. Saiba mais sobre o curso.

Terapia Cognitivo Comportamental

O curso de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com ênfase em Saúde e Saúde Mental capacita psicólogos e psiquiatras para o atendimento individual ou em grupo. Saiba como se inscrever.

GOSTOU DOS CURSOS? SAIBA MAIS NO SITE DA FACULDADE DA SANTA CASA DE SP E INSCREVA-SE PARA AS TURMAS DE 2024!