Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Pós-graduação Lato Sensu

Neurociência Aplicada à Educação EAD

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD

O curso de Neurociência Aplicada à Educação EAD subsidia a prática docente a partir de evidências científicas que demonstrem como o aprendizado, a atenção, a memória, a motivação, a motricidade, o comportamento, as funções executivas  potencializarão e trabalharão de forma mais eficiente em sala de aula. Dentre as principais funções estão: compreender planejamento, organização, tomada de decisão, entre outras.

O objetivo é preparar os profissionais da educação para dialogarem com os achados científicos, elevando suas performances didáticas e resultados e, adicionalmente, ampliarmos a base de multiplicadores na área.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é um instituição  com nota máxima no MEC.


Neurociência Aplicada à Educação EAD

Para mais informações, acesse o conteúdo programático do Curso.

  • EAD
  • 15 meses
  • 390 horas

Saiba mais

perfil do alunoPerfil do aluno

Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, filósofos, professores e outros profissionais graduados da área da educação, tais como: diretores, coordenadores e orientadores entre outros.

 

carga horáriaHorário

Curso na modalidade Ensino à distância

Horário flexível: aulas assíncronas e interações semanais

Carga horária: 390 horas  | 15 meses

METODOLOGIA

Atividades assíncronas (aulas gravadas e material autoral) e interações semanais síncronas (são gravadas e disponibilizadas).

Essa formação EAD proporcionará aprofundamento teórico, com diferentes tipos de recursos e linguagens utilizadas semanalmente para compor a jornada de conhecimento dos alunos: videoaula, textos autorais dos professores, avaliação somativa (questões de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso), avaliação formativa (tarefa de aprofundamento), interatividade entre a turma por meio de fóruns e outros recursos disponíveis na plataforma moodle.

Além disso, como forma de aprofundar os estudos e esclarecimento de dúvidas, há interações semanais de 1hora com um professor tutor. Essas interações acontecem de forma síncrona, entre os dias terças, quartas ou quintas-feira, entre 18h30 e 21h30 com a presença dos alunos que puderem participar. Não são contabilizadas presenças, a tutoria acontece de forma síncrona e é gravada, ficando disponível na plataforma para os alunos assistirem em momentos oportunos. Esse recurso oferece aos alunos a chance de interagir com o tutor e com a turma sobre a temática da semana, compondo mais um recurso de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

Objetivos do Curso

  • Instrumentalizar a prática pedagógica com subsídios neurocientíficos;
  • Demonstrar a importância da neurociência na educação contemporânea;
  • Apresentar as bases teóricas e práticas sobre o conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema nervoso;
  • Oferecer subsídios para a compreensão das funções cognitivas no processo de aprendizagem;
  • Fornecer subsídios teóricos para compreensão dos transtornos específicos de aprendizagem e outros relacionados ao neurodesenvolvimento;
  • Discutir a relação entre tratamentos farmacológicos, distúrbios de aprendizagem e saúde mental no contexto educacional;
  • Subsidiar as buscas científicas sobre práticas baseadas em evidências no contexto educacional.

Metodologia

Atividades assíncronas (aulas gravadas e material autoral) e interações semanais síncronas (são gravadas e disponibilizadas).

  • Essa formação EAD proporcionará aprofundamento teórico, com diferentes tipos de recursos e linguagens utilizadas semanalmente para compor a jornada de conhecimento dos alunos: videoaula, textos autorais dos professores, avaliação somativa (questões de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso), avaliação formativa (tarefa de aprofundamento), interatividade entre a turma por meio de fóruns e outros recursos disponíveis na plataforma moodle.
  • Além disso, como forma de aprofundar os estudos e esclarecimento de dúvidas, há interações semanais de 1hora com um professor tutor. Essas interações acontecem de forma síncrona, entre os dias terças, quartas ou quintas-feira, entre 18h30 e 21h30 com a presença dos alunos que puderem participar. Não são contabilizadas presenças, a tutoria acontece de forma síncrona e é gravada, ficando disponível na plataforma para os alunos assistirem em momentos oportunos. Esse recurso oferece aos alunos a chance de interagir com o tutor e com a turma sobre a temática da semana, compondo mais um recurso de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos.

Mercado de Trabalho

Ao concluir o curso, você estará habilitado como especialista em Neurociência aplicada à Educação, com atuações em diversos campos, como sala de aula, formação de professores, consultores em Neurociência aplicada à Educação, produtor de conteúdo em Neurociência aplicada à Educação, atuar em instituições multidisciplinares públicas e privadas, estabelecendo uma articulação entre as áreas educacionais e neurocientíficas.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

 

Turma 2024 - 1º semestre

Início das aulas: 02/03/2024

Telefone

(11) 3367-7743

(11) 3367-7843

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Neurociência Aplicada à Educação EAD

Pós-graduação Lato Sensu - EAD

Tempo para conclusão do curso

15 meses

Inscrições até:

18/03/2024 para vagas remanescentes

Matrícula (online):

As matrículas serão realizadas no decorrer das inscrições.

Investimento

15 mensalidade de R$ 416,00

Acesse a página de Inscrições e Matrículas para mais informações

Condição Especial

Desconto de 10% a partir da 2º mensalidade para professores da rede pública (mediante apresentação de vínculo empregatício)

Coordenação

Carla Tieppo

Profa. Dra. Carla Andrea Tieppo

Coordenação

Acessar o Lattes

Perguntas Frequentes

Regulamento interno de Cursos Lato Sensu, clique aqui para conferir.

Regulamento interno dos Cursos Stricto Sensu, clique aqui para conferir.

Para curso de pós-graduação Stricto Sensu, há bolsas ou taxas da CAPES, de acordo com as cotas disponíveis.

Para curso de pós-graduação Lato Sensu,  a FCMSCSP não oferece bolsas.

Você pode acompanhar o status da sua inscrição na “Central do candidato”, ícone localizado abaixo do formulário de inscrição da página do curso. Nessa área, você encontrará automaticamente a comprovação de pagamento. Caso precise emitir uma segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Para emissão da segunda via do boleto, entre em contato conosco por e-mail, fornecendo seu nome completo e o nome do curso desejado:

Cursos de Pós-graduação e Extensão: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Cursos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação- Cursos Lato Sensu
Atualmente, os cursos de pós-graduação não oferecem a opção de trancamento do curso. Caso necessite de orientações mais detalhadas, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação - Cursos  Stricto Sensu
É possível solicitar o trancamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, conforme os critérios estabelecidos no Regimento Interno desses cursos. Você pode consultar esse regimento nos sites dos cursos Stricto Sensu. Para obter orientações mais detalhadas sobre o processo de trancamento, entre em contato conosco por e-mail através do seguinte endereço: pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br