Psicopatologia e Saúde Pública – Pós-graduação EAD

Sobre o curso

O Curso de Pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo tem como seus objetivos:

  • Oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área da saúde mental, proporcionando elementos para a análise interdisciplinar das políticas de saúde mental e respectivas estratégias diagnósticas e terapêuticas;
  • Evidenciar nos três eixos epistemológicos do Curso (psicofarmacologia, psiquiatria e psicanálise) os aspectos teóricos e clínicos relevantes para o campo da saúde da família, abrangendo crianças, adolescentes e adultos;
  • Fundamentar e estabelecer um campo de diálogo entre a psicofarmacologia, a psiquiatria e a psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, a partir da história da psicopatologia e da sua contemporaneidade, tendo em vista a compreensão crítica e a intervenção nas estratégias de promoção da saúde mental na esfera pública;
  • Contextualizar historicamente as diretrizes públicas, éticas e técnicas presentes na legislação e na sistemática dos serviços públicos voltados à saúde mental – SUS (Sistema Único de Saúde), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e LRP (Lei da Reforma Psiquiátrica – Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001);
  • Oferecer aos profissionais da atenção básica à saúde instrumentos para o reconhecimento precoce e para o encaminhamento terapêutico de problemas psicopatológicos na criança e no jovem;
  • Proporcionar experiências clínico-institucionais em serviços multiprofissionais de saúde mental, bem como a elaboração crítica dessas experiências, através de encontros supervisionados com usuários e com agentes institucionais e através da participação em reuniões clínicas.

Público Alvo

  • Médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, advogados, gestores do SUS, trabalhadores da rede pública e outros profissionais da saúde, da justiça e da educação ligados à saúde mental, bem como quaisquer pessoas diplomadas no terceiro grau (em cursos reconhecidos pelo MEC) que evidenciem interesse e condições de adentrar o campo da psicopatologia.

Vagas

  • 50

Carga Horária Total

  • 490 horas

Duração do Curso

  • 16 meses

Horário

  • Aulas teóricas: às segundas e quintas-feiras, das 19h às 22h30. – Aulas Síncronas

Aulas Práticas

  • As atividades práticas serão oferecidas de forma Híbrida, na disciplina Experiências e Reflexões em Serviços de Saúde Mental, da seguinte forma:

1) As atividades presenciais terão lugar em unidades de Saúde Mental.

2) As atividades remotas serão oferecidas de modo interativo, em grupos de até 6 alunos, ao longo de oito semanas para cada grupo, às quartas-feiras, das 19h às 22h, intercalando discussões clínicas realizadas a partir de relatos trazidos pelos alunos (nas primeiras, terceiras, quintas e sétimas aulas) com Oficinas do Medo e dos Sonhos – dispositivo psicoterapêutico grupal (nas segundas, quartas, sextas e oitavas aulas).

Os alunos serão sempre acompanhados por preceptores nas atividades práticas presenciais e nas atividades práticas presenciais remotas.

Processo seletivo 2024 - 1º semestre

  • Inscrições: até 09/02/2024
  • Taxa de inscrição: R$ 350,00
  • Analise Curricular: Após concluir sua inscrição, encaminhe seu currículo para o e-mail psicopatologia@uol.com.br
  • Entrevista (online): 20/02/2024 a 27/02/2024 
  • Matrículas: 05 a 07/03/2024
  • Início das aulas: 14/03/2024
  • Investimento: 16 parcelas de R$ 890,00
  • Desconto ofertado:
    • 25% de desconto para funcionários da rede pública (mediante apresentação de vínculo empregatício)

O candidato aprovado no processo seletivo, receberá por e-mail as orientações para efetivar sua matrícula online, em data pré-determinada.

No período da matrícula online, o candidato deverá anexar os documentos exigidos.

O tamanho máximo de todos os arquivos anexados não poderá ultrapassar 30 MB (megabytes).

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A MATRÍCULA
– Diploma de Graduação Frente/Verso ou Certificado de Colação de Grau;
– Carteira do Conselho de Classe (frente e verso)
– Foto (atual, frontal e com fundo claro) – arquivo JPG ou JPEG;
– RG (frente e verso)
– CPF

O candidato que não anexar os documentos exigidos conforme as especificações acima, terá sua matrícula cancelada, de acordo com o estabelecido no contrato de prestação de serviços.

A FCMSCSP reserva-se o direito de não formar turmas, caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados por curso.

Conteúdo Programático

Curso de especialização

Disciplina Prof. Responsável C. H.
Fundamentos da Psicopatologia Psicanalítica Marina Bialer 32
Introdução a Psicopatologia Psicanalítica Marciela Henckel 32
Psicopatologia do Trabalho Contemporâneo Cleide Monteiro 20
Propostas Atuais para o Tratamento das Psicoses Prof. Dr. Ricardo Abrantes do Amaral 32
Saúde Mental, Trabalho e Psicanálise: Relações Cleide Monteiro 12
Introdução às Concepções de Saúde e Doença a partir da História da Psicopatologia Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni 32
Introdução à Nosologia, à Semiologia Psiquiátrica e à Psicofarmacologia Prof. Dr. Ricardo Abrantes do Amaral 24
Políticas Públicas de Saúde Mental: Uma Abordagem Histórico-Crítica Ana Paula Briguet 40
Redes de Atenção e Redes de Prod. Saúde nas Perspec. da Intelig Colet. Polít. Nac. Humanização Sabrina Ferigato 20
Experiências e Reflexões em Serviços de Saúde Mental (Parte I) David Calderoni 26
Experiências e Reflexões em Serviços de Saúde Mental (Parte II) David Calderoni 26
Álcool e Drogas na Saúde Pública hoje Leon Garcia 20
Política de Drogas e Vulnerabilidade Social Leon Garcia 22
Indicadores Clínicos de Risco para o Desenv. Infantil: Fundamentos p/ uma Prática Interdisciplinar Profª. Dra. Cristina Keiko Inafuku de Marletti 22
A escuta Psicanalítica Grupal na Saúde Pública Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni 14
Colóquios e Seminários sobre Psicopatologia e Saúde Mental Pública Estas atividades serão de responsabilidade do corpo docente em sua totalidade. 30
Estudos Individuais Estas atividades serão de responsabilidade do corpo docente em sua totalidade. 50
Monografia 36
Carga Horária Total 490

Atividades suplementares (ao longo do ano letivo)

– Estudos Individuais

– Colóquios e Seminários sobre Psicopatologia e Saúde Mental Pública

– Monografia

Diferenciais

O Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP é o único curso da sua área que oferece aos alunos uma experiência inédita de diálogo multidisciplinar entre abordagens psicopatológicas diversas, como a Psicanálise, a Psiquiatria e a Psicofarmacologia. Isto ocorre, por entender que é impossível o tratamento da patologia mental sem a utilização das ferramentas de diversos tipos de saber dentro da área.

Também oferece os instrumentos teóricos para o trabalho nos equipamentos da Saúde Mental Pública na qual os desafios psicossociais são imensos. E também apresenta um panorama histórico sobre as diversas formas de abordagem e tratamento do sofrimento psíquico, que proporciona ferramentas essenciais para contextualizar o lugar da patologia mental em nossa sociedade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para profissionais com especialização em Psicopatologia e Saúde Pública está crescendo de forma significativa para todos os profissionais da saúde, sendo eles médicos, psicólogos, psicanalistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais ou fonoaudiólogos.

Isto ocorre em função da demanda crescente de trabalho, em especial após a pandemia do Covid-19, tanto na Saúde Mental Pública quanto em instituições privadas, responsáveis pelo tratamento de pacientes em estado de adoecimento mental.

O aumento do sofrimento psíquico da população em geral em função dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados nos últimos anos e as condições de trabalho ou falta do mesmo que trazem consigo muitos casos de burnout e estresse, assim como a maior incidência de casos de doença mental grave, depressão e uso abusivo de álcool e drogas explicam o aumento da demanda por profissionais qualificados para o atendimento de todos os tipos de patologia mental.

Outro fator que contribui para o aumento da demanda e consequentemente das oportunidades de trabalho é a obrigatoriedade recém exigida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) aos planos de saúde, que está em vigência desde o dia 01 de agosto de 2022. A resolução feita pela ANS determina que convênios médicos não podem mais limitar o número de sessões de psicoterapia, deste modo, o paciente poderá realizar o número de sessões que forem necessárias.

Corpo docente

Ana Cecília Magtaz: psicóloga, psicanalista, Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Br.), Professora do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP/Br.), Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Cogeae/Br.), Diretora Administrativa da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental – AUPPF.

Cristina Keiko Inafuku de Marletti: psicóloga, psicanalista, Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano pela USP, especialista em tratamento e Escolarização de Crianças com TGD/TEA pelo PSA/IPUSP, sócia membro do Lugar de Vida – Centro De Educação Terapêutica.

David Calderoni: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni: psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da USP, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise e do Projeto Laboral do Instituto Sedes Sapientiae.

Sabrina Helena Ferigato:  terapeuta ocupacional, com aprimoramento em Saúde Mental (Unicamp), mestrado em Filosofia Social (PUC) doutorado em Saúde Coletiva (Unicamp) e pós doutoranda em Saúde Coletiva (USP). Prof adjunta do Departamento de Terapia aOcupacional da Universidade Federal de São Carlos.

 

Vídeos com docentes

 

 

INFORMAÇÕES ARQUIVADAS

Ricardo Riyoiti Uchida: mestre e doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Coordenador da Equipe de Psiquiatria Geral de Adultos do Centro de Atenção Integral á Saúde Mental (CAISM) da Santa Casa de São Paulo. Professor Assistente e orientador pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Inscreva-se agora!

Investimento

Taxa de inscrição: R$ 350,00
Mensalidade: 16 parcelas de R$ 890,00

Desconto ofertado:

  • 25% de desconto para funcionários da rede pública (mediante apresentação de vínculo empregatício

Atendimento

(11) 99485-4489 (WhatsApp)

psicopatologia@uol.com.br

Coordenação

Profa. Maria Lúcia de Moraes Borges Calderoni

Supervisor Técnico

O que nossos alunos estão falando sobre os nossos cursos.