Alunos e professores da Liga de Neurologia orientam a população sobre prevenção, diagnóstico e cuidados imediatos frente ao Acidente Vascular Cerebral
No dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) — data marcada por ações em diversos países com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre essa grave doença. Engajada nessa campanha internacional, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), por meio da sua Liga de Neurologia, participou ativamente das atividades de orientação e prevenção.
O AVC, popularmente conhecido como “derrame”, é uma das principais causas de morte no Brasil — atualmente a segunda causa mais frequente — e a primeira causa de sequelas incapacitantes em adultos. Suas consequências podem ser graves, afetando não apenas a qualidade de vida do paciente, mas também toda a estrutura familiar.
Apesar da gravidade, o AVC é previsível e prevenível. Ele afeta principalmente pessoas com fatores de risco não controlados, mas pode ser combatido com mudanças de hábitos, acompanhamento médico regular e atenção aos sinais de alerta.
Durante a ação, alunos e professores da Liga de Neurologia levaram informações à comunidade sobre como identificar os sintomas do AVC. Algumas das orientações foi sobre o que fazer em caso de suspeita — reforçando que se trata de uma emergência neurológica que exige atendimento imediato — e como prevenir o problema por meio do controle dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes, tabagismo e sedentarismo.
Em média, uma em cada quatro pessoas pode ter um AVC ao longo da vida, o que reforça a importância de campanhas educativas como esta, voltadas à prevenção e ao cuidado com a saúde cerebral.
Texto: Dr. Rubens José Gagliardi, Professor Titular do curso de Medicina, do Departamento de Neurologia da FCMSCSP.