Campanha inclui palestras, orientações nos meios de comunicação interna, atividades de liga e a ação “Vista Azul contra o Câncer”
O Brasil ocupa um alarmante papel de destaque nos diagnósticos de pessoas com câncer de próstata. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passando de 2,5 mil para 3,3 mil procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS); a maior parte desses casos envolveu quimioterapia (84%).
A doença é o tumor que mais mata homens no Brasil, com 48 óbitos por dia. Para 2025, a estimativa era de que o país tivesse mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata.
Diante desse cenário, surge a campanha Novembro Azul, voltada à conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce por meio de exames preventivos e da adoção de hábitos saudáveis, que fazem toda a diferença.
Segundo o Prof. Dr. Luis Gustavo Morato de Toledo, docente de Medicina da Faculdade, o diagnóstico precoce evita complicações. “O câncer de próstata é conhecido como uma doença do envelhecimento masculino, ou seja, aumenta a sua incidência com a idade. A detecção precoce é importante para evitar o diagnóstico em fase avançada, quando não há chance de cura, e facilitar o tratamento, evitando complicações e sequelas.”
Durante a campanha, a Faculdade reforçou a funcionários e docentes a importância de procurar um especialista caso sintam dificuldade ou dor ao urinar; vontade frequente de urinar, especialmente à noite; presença de sangue na urina ou no sêmen; e/ou dor persistente nas costas, quadris ou coxas. Nos casos mais graves, o câncer também pode provocar dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal.
Além disso, nos meios de comunicação interna, como e-mail marketing e canal do WhatsApp, a instituição destacou que a prevenção deve ocorrer em todas as fases da vida. Para evitar o câncer de próstata e outras doenças, recomenda-se:
Realizada em 12 de novembro, teve como tema “Cuidar da saúde é o primeiro passo para viver mais e melhor”.
Alunos da Liga de Urologia da Faculdade Santa Casa de SP realizaram, em 5 de novembro, um mutirão de conscientização com transeuntes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), para que mais pessoas entendam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“Novembro Azul é o mês em que nos dedicamos inteiramente à conscientização sobre o câncer de próstata. É essencial incentivar todos a realizarem os exames de rastreamento para um diagnóstico precoce da doença”, afirma o aluno João Gabriel Doro.
“Essa campanha é muito importante ao saber que, em média, 40 homens acabam morrendo de câncer no Brasil, o que é um número lamentável, uma vez que, com o tratamento precoce, já conseguimos evitar todas as complicações. Por isso a importância de campanhas como essa, para conscientizarmos que saúde também é para o homem”, diz o aluno Lucas Risério Fernande.
Em 25 de novembro, os colaboradores vestirão tons de azul, símbolo da campanha, como reforço do compromisso coletivo de bem-estar e prevenção ao câncer.