Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

05/12/2023

Trabalho de aluna da Faculdade foi premiado em Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia

Na oportunidade, Luiza Helena Chuque Medina, aluna do curso de Medicina, apresentou sua pesquisa de Iniciação Científica

A aluna do 4º ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Luiza Helena Chuque Medina, apresentou o trabalho “Desenvolvimento de um novo teste olfatório para a prática clínica: Santa Casa de São Paulo Olfactory Test (SCOT)”, no 53° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

O congresso ocorreu entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro, em Salvador, Bahia, e foi organizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL). Com palestras, mesas-redonda, simpósio, cursos e apresentações oral de trabalhos, o evento teve como objetivo atualizar os profissionais sobre as novidades da área.

O trabalho “Desenvolvimento de um novo teste olfatório para a prática clínica: Santa Casa de São Paulo Olfactory Test (SCOT)” surgiu de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida sob orientação do Dr. Marcel Menon Miyake, chefe no Departamento de Otorrinolaringologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

A pesquisa desenvolveu, em parceria com a indústria de aromas e fragrâncias Firmenich, um novo teste olfatório. De acordo com Luiza, ao comparar com os poucos testes olfatórios existentes na prática clínica o SCOT elimina o risco de contaminação entre pacientes. “O teste é rápido, de fácil aplicação, barato, seguro e completo na avaliação dos parâmetros olfatórios. Trata-se de um teste com essências olfativas, que são gotejadas em fitas de perfumaria”, explica a aluna.

Ainda segundo Luiza Medina, o SCOT representa um grande avanço na clínica otorrinolaringológica. “Ele se apresenta como uma ótima opção de propedêutica armada para identificar e, consequentemente, tratar distúrbios olfatórios”, diz.

A apresentação ficou em segundo lugar entre os Trabalhos Científicos premiados no 53º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. O projeto também foi aprovado como apresentação oral no Congresso Internacional de Rinologia, que ocorreu em junho de 2023, na Bulgária. Na oportunidade, o Dr. Marcel Miyake realizou a apresentação.

Mais notícias