Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Sobre a CEUA

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), de natureza técnica-científica, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi constituída nos termos da Lei 11.794 de 08 de outubro de 2008, que estabelece procedimentos para o uso de animais em ensino e pesquisa.

Desta forma, a FCMSCSP tem a responsabilidade sobre todas as atuações da Comissão, como, por exemplo, no processo de aprovação dos projetos submetidos ao Fundo de Amparo à Pesquisa (FAP) e ao PIBIC.

O que é a CEUA?

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos que versem sobre mecanismos de doenças e seus respectivos tratamentos, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais.

Como critérios para aprovação dos projetos, a CEUA preconiza, dentre outros:

– Garantir que a utilização de animais seja justificada, levando em consideração os benefícios e os potenciais efeitos sobre o bem-estar dos animais;

– Garantir que o bem-estar dos animais seja sempre considerado, de acordo com o que preconiza a Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008 e demais normativas vigentes;

– Minimizar o número de animais utilizados em projetos ou protocolos sem comprometer a qualidade dos resultados a serem obtidos;

– Refinar métodos a fim de evitar a dor, sofrimento ou distresse nos animais utilizados em atividades de pesquisa.

>>> CLIQUE AQUI E CONFIRA O FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE ANIMAIS EM ENSINO E/OU PESQUISA

Como funcionará a avaliação de projetos?

As reuniões acontecerão na primeira segunda de cada mês. A reunião tem como objetivo avaliar os projetos inscritos para o PIBIC/CNPq e do FAP.

Sem a análise e a aprovação do CEUA, não será possível dar início ao projeto idealizado. Como os editais encerram em 19 de maio, será fundamental que todos encaminhem o projeto para análise da Comissão até o dia 11 de maio.

Para envio de análise do projeto, os interessados devem encaminhar os formulários devidamente preenchidos, juntamente com aprovação do comitê departamental e do projeto.

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: paola.mezalira@fcmsantacasasp.edu.br


Contato

Coordenadora da CEUA
Dra. Bruna Tiemy Miagawa
E-mail: bruna.miagawa@fcmsantacasasp.edu.br

Vice-coordenadora
Profa. Dra. Ariadiny de Lima Caetano
E-mail: ariadiny.caetano@fcmsantacasasp.edu.br

Para envio de projetos que necessitam de aprovação da CEUA, entrar em contato com Paola Mezalira, pelo e-mail:
paola.mezalira@fcmsantacasasp.edu.br