*Programa sujeito a modificações
Este módulo inaugura o curso ao apresentar sua estrutura, atividades e motivação. É promovido o primeiro contato com a Psicopatologia Fenomenológica, iniciando com sua evolução histórica, delimitando o campo da Psicopatologia Fenomenológica e estabelecendo um repertório essencial para a compreensão da Psicopatologia Fenomenológica-Dialética, abordagem mais atual do estudo e tratamento das manifestações psicopatológicas na clínica em saúde mental. O módulo explora as principais diferenças e as interfaces entre o diagnóstico descritivo e o fenomenológico, além de introduzir o pensamento de Karl Jaspers como fundamental para as ramificações contemporâneas da disciplina. Introduzindo a Psicopatologia Fenomenológica-Dialética, propõe o estudo dos conceitos fundamentais da disciplina, como as dialéticas e os sentidos do diagnóstico, o conceito de estrutura e as condições de possibilidade.
Este módulo se destina a aprofundar o conhecimento no campo da Psicopatologia Fenomenológica-Dialética e as principais manifestações psicopatológicas: as alterações estruturais e as desproporções antropológicas. Além disso, este módulo oferecerá uma introdução inicial a algumas noções fundamentais da filosofia fenomenológica. Busca-se estabelecer uma definição preliminar do projeto fenomenológico, interpretando-o como uma resposta à crise vivenciada pelas ciências e filosofia durante o século XIX e apresentar a filosofia de Edmund Husserl em sua interface com a Psicopatologia Fenomenológica.
O módulo de Psicoses Esquizofrênicas apresenta e discute desenvolvimentos fundamentais da Psicopatologia Fenomenológica no campo da esquizofrenia. São abordadas contribuições de autores clássicos, como Minkowski, Blankenburg e Binswanger, bem como de autores contemporâneos, como Stanghellini, Sass e Parnas. Os pontos fundamentais a serem debatidos ao longo do curso visam proporcionar ao aluno uma visão global da tradição psicopatológica no campo desta importante patologia, bem como apresentar o estatuto atual da fenomenologia da esquizofrenia, contribuindo para finalidades diagnósticas e terapêuticas atualizadas.
O módulo inicia abordando o tema da Mania e Melancolia sob uma perspectiva histórica, desde sua origem no pensamento grego até seu desenvolvimento na psicopatologia clássica, com foco na ótica fenomenológica, abordando reflexões e desafios contemporâneos no diagnóstico e tratamento dessas manifestações. O conteúdo inclui a compreensão do campo vivencial e velocidade dos processos psíquicos no diagnóstico de mania e depressões com base na obra de Carol Sonenreich, a patogênese da melancolia, a análise temporal em um estudo de caso de melancolia esquizofrênica por Eugène Minkowski, a relação entre melancolia e mania sob uma perspectiva fenomenológica transcendental de Binswanger e sua abordagem do ser-no-mundo maníaco, os conceitos de endógeno, typus melancholicus e a espacialidade do melancólico na obra de Hubertus Tellenbach e propostas clínico-terapêuticas atuais.
Este módulo traça a evolução dos conceitos de temperamento e personalidade na Psicopatologia, percorrendo as contribuições de diferentes autores. Examina os conceitos de personalidade normal e patológica, a tipologia ideal e caracterologia, os temperamentos básicos e a biotipologia de Kretschmer, assim como as personalidades psicopáticas propostas por Kurt Schneider. Também propõe o estudo da tipologia existencial de Kraus, Blankenburg e Dörr. Por fim, concentra a atenção na histeria e no transtorno de personalidade borderline, explorando essas condições sob a perspectiva da Psicopatologia Fenomenológica.
O módulo almeja apresentar o que há de mais moderno na Psicopatologia Fenomenológica: a análise longitudinal de uma personalidade. Através dos conceitos básicos de processo e desenvolvimento de Karl Jaspers, explora as estruturas fundamentais que compõem a personalidade em seus movimentos e transformações ao longo do tempo e dentro de uma história de vida. Este módulo busca desenvolver a habilidade de observar a evolução de uma estrutura, com suas potencialidades e limitações, ao longo de uma trajetória situada no tempo e mostrar como as decisões clínicas afetam o desenvolvimento de uma personalidade. Como as decisões clínicas incluem o uso de psicofármacos, o módulo inclui uma aula inédita de Psicofarmacologia e Fenomenologia, adequada a profissionais de todas as áreas da saúde mental.
A disciplina pretende apresentar o método fenomenológico aplicado à infância. O curso apresenta o entendimento fenomenológico do desenvolvimento da criança através do exame das estruturas psíquicas de cada uma das faixas etárias (condições de possibilidade), para depois apresentar as características do entendimento do autismo infantil sob essa perspectiva. As aulas buscam oferecer a descrição do uso do método fenomenológico na clínica da infância e do autismo infantil: seus passos, particularidades de estruturação do diagnóstico e estratégias de intervenção tanto para o sujeito em si quanto para a família.
O módulo aborda as contribuições de autores clássicos como Gebsattel, Straus e Binswanger, bem como de contemporâneos como Dörr, Rovaletti, Stanghellini, Lopez-Ibor e Bürgy. Em uma primeira parte, o conteúdo inclui a análise da temporalidade e espacialidade no obsessivo, a diferenciação entre fenômeno obsessivo, delírio, fobia e experiências religiosas, o estudo do fenômeno medo/pavor, os conceitos de sobre angústia, ansiedade, pânico e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Na segunda parte, os fenômenos depressivos são diferenciados em suas diversas apresentações, na tentativa de sanar a reinante confusão acerca do tema na contemporaneidade. Serão apresentadas e discutidas as principais formas de depressão que existem, as dificuldades principais que cada forma acarreta e as melhores estratégias para enfrentá-las. O módulo destaca a aplicação clínica da Psicopatologia Fenomenológica no aprimoramento de diagnósticos diferenciais e desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes.
Dando sequência ao programa da disciplina, este módulo explora a estrutura psíquica na faixa etária de 8 a 11 anos e durante a adolescência. Por meio de uma análise aprofundada de casos clínicos, os alunos são convidados a adentrar nas particularidades desse período da vida humana, utilizando os conceitos da Psicopatologia Fenomenológica. São exploradas as psicopatologias relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, inteligência e dislexia. O objetivo é proporcionar um entendimento que capacite os estudantes a desenvolverem estratégias terapêuticas adaptadas às necessidades específicas do adolescente e de sua família.
A disciplina aborda a questão central do uso de substâncias, definindo conceitos como abuso, adicção, dependência, cronificação, cura, recaída, renovação e vulnerabilidade em um novo paradigma de tratamento. Destacando a dialética da recuperação como abordagem eficaz para restabelecer a biografia do indivíduo em busca de tratamento, a disciplina apresenta as contribuições da Psicopatologia Fenomenológica, focalizando o sentido antropológico global das alterações voluntárias de consciência, psicoses relacionadas ao uso e as especificidades das principais substâncias no contexto brasileiro. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e atualizada da complexidade da psicopatologia do abuso de substâncias, capacitando-os na elaboração de estratégias terapêuticas robustas.
Nesse módulo pretende-se expor a ampla diversidade entre as abordagens das psicoterapias fenomenológicas. Nesta primeira parte são apresentadas as teorias e práticas da Gestalt-terapia, Daseinsanálise e possibilidades de uma psicoterapia baseada na Psicopatologia Fenomenológica-Dialética.
Este módulo em três partes faz uma análise dos pontos de convergência entre o estudo da sexualidade humana e Psicopatologia Fenomenológica, apresentando as implicações do método dialético fenômeno-estrutural no debate e tratamento de transtornos sexuais. Do clássico ao contemporâneo, são discutidos os tópicos fenomenologia do amor e a sexualidade na literatura fenomenológica, culminando em um esboço sobre a perversão sexual como essência psicopatológica em exercício na psicopatologia. O módulo aborda igualmente os Transtornos Alimentares, delineando as primordiais teorias no âmbito da Psicopatologia Fenomenológica com o propósito de atingir uma compreensão contemporânea do tema, ancorada no entendimento psicopatológico fenomenológico. O enfoque direciona-se à experiência vivida do sujeito, na sua corporeidade e intersubjetividade, pautada por um regime de proporções dialéticas. Na terceira parte são trazidos os temas de saúde mental do sexo feminino como a fenomenologia da gestação e do puerpério, seus transtornos e suas interfaces com outros transtornos universais, à luz da Psicopatologia Fenomenológica.
Seguindo com a disciplina, este módulo apresenta a Psicoterapia Fenomenológico-hermenêutica, a Psicoterapia Humanista-fenomenológica e a Psicoterapia Existencial. É feito o encerramento do curso e das atividades e debate das perspectivas futuras no estudo da Psicopatologia Fenomenológica.