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vem pra santa

Conteúdo Programático – Psicopatologia Fenomenológica

Programa – Turma – 1º semestre de 2024

*Programa sujeito a modificações

Responsáveis: Guilherme Peres Messas e Antonia Tonus

Este módulo inaugura o curso ao apresentar sua estrutura, atividades e motivação. Além disso, promove o primeiro contato com a Psicopatologia Fenomenológica, iniciando com sua evolução histórica, delimitando o campo da Psicopatologia Fenomenológica e estabelecendo um repertório essencial para a compreensão da Psicopatologia Fenomenológica-Dialética, abordagem mais atual do estudo e tratamento das manifestações psicopatológicas na clínica em saúde mental. Ao explorar as principais ramificações da Psicopatologia Fenomenológica contemporânea, explora também suas consequências para o diagnóstico e para as estratégias clínicas plurais, propondo o estudo dos conceitos fundamentais da disciplina, como estrutura, condições de possibilidade, psicopatologias estruturais e desproporções antropológicas. O último momento do módulo é dedicado ao estudo da Entrevista Fenomenológica, à guisa de preparação dos alunos para as atividades práticas ao longo do curso, bem como à apresentação da proposta geral das atividades práticas a serem conduzidas no ambiente hospitalar.

Responsável: Guilherme Peres Messas

Este módulo se destina a aprofundar o conhecimento no campo da Psicopatologia Fenomenológica-Dialética e as principais manifestações psicopatológicas: estruturais e desproporções antropológicas. Além disso, este módulo oferecerá uma introdução inicial a algumas noções fundamentais da filosofia fenomenológica. Busca-se estabelecer uma definição preliminar do projeto fenomenológico, interpretando-o como uma resposta à crise vivenciada pelas ciências e filosofia durante o século XIX.

Responsável: Gustavo Bonini

Neste módulo são analisados dilemas éticos enfrentados por profissionais na tomada de decisão em situações clínicas complexas em saúde mental. A sequência inclui a discussão sobre a natureza ambígua do diagnóstico psiquiátrico, os valores e as habilidades e experiência necessários para a deliberação criteriosa do clínico. Também são destacadas diferentes perspectivas na psiquiatria contemporânea, como a psicopatologia descritiva de Jaspers, a psicopatologia clínica de Schneider, os paradigmas da psiquiatria moderna, o diagnóstico criteriológico vs. o diagnóstico fenômeno-estrutural e a psiquiatria baseada em valores. O módulo oferece também a continuidade do estudo da filosofia fenomenológica, através de outros autores clássicos.

Responsável: Melissa Garcia Tamelini

O módulo de Psicoses Esquizofrênicas apresenta e discute desenvolvimentos fundamentais da Psicopatologia Fenomenológica no campo da esquizofrenia. São abordadas contribuições de autores clássicos, como Minkowski, Blankenburg e Binswanger, bem como de autores contemporâneos, como Stanghellini, Sass e Parnas. Os pontos
fundamentais a serem debatidos ao longo do curso visam proporcionar ao aluno uma visão global da tradição psicopatológica no campo desta importante patologia, bem como apresentar o estatuto atual da fenomenologia da esquizofrenia, certamente contribuindo para finalidades diagnósticas e terapêuticas atualizadas.

Responsável: Melissa Garcia Tamelini

O módulo de Psicoses Esquizofrênicas apresenta e discute desenvolvimentos fundamentais da Psicopatologia Fenomenológica no campo da esquizofrenia. São abordadas contribuições de autores clássicos, como Minkowski, Blankenburg e Binswanger, bem como de autores contemporâneos, como Stanghellini, Sass e Parnas. Os pontos fundamentais a serem debatidos ao longo do curso visam proporcionar ao aluno uma visão global da tradição psicopatológica no campo desta importante patologia, bem como apresentar o estatuto atual da fenomenologia da esquizofrenia, certamente contribuindo para finalidades diagnósticas e terapêuticas atualizadas.

Responsável: Antonia Tonus

O módulo se inicia abordando o tema sob uma perspectiva histórica, desde sua origem no pensamento grego até seu desenvolvimento na psicopatologia clássica, com foco na ótica fenomenológica, abordando reflexões e desafios contemporâneos. O conteúdo inclui a compreensão do campo vivencial e velocidade dos processos psíquicos no diagnóstico de mania e depressões com base na obra de Carol Sonenreich, a análise temporal em um estudo de caso de melancolia esquizofrênica por Eugène Minkowski, a relação entre melancolia e mania sob uma perspectiva fenomenológica transcendental de Binswanger e sua abordagem do ser-no-mundo maníaco, os conceitos de endógeno, typu melancholicus e a espacialidade do melancólico na obra de Hubertus Tellenbach, a patogênese da melancolia e propostas clínico-terapêuticas atuais.

Responsável: Guilherme Peres Messas

Neste módulo, traçamos a evolução dos conceitos de temperamento e personalidade na Psicopatologia, percorrendo as contribuições de diferentes autores. Examinamos os conceitos de personalidade normal e patológica, a tipologia ideal e caracterologia, os temperamentos básicos e a biotipologia de Kretschmer, assim como as personalidades psicopáticas propostas por Kurt Schneider. Também estudamos a visão de Jaspers sobre desenvolvimento e processo, seguido da tipologia existencial de Kraus, Blankenburg e Dörr. Por fim, concentramos nossa atenção na histeria e no transtorno de personalidade borderline, explorando essas condições sob a perspectiva da Psicopatologia
Fenomenológica.

Responsáveis: Daniela Ceron-Litvoc e Cristiane Messas

A disciplina pretende apresentar o método fenomenológico aplicado para a faixa etária da infância e adolescência. O curso procura descrever o uso do método fenomenológico na clínica, seus passos, particularidades de estruturação do diagnóstico e estratégias de intervenção tanto para o sujeito em si (criança ou adolescente) quanto para a família. Nesta primeira parte é abordada a estrutura psíquica de 0 a 7 anos, o desenvolvimento do contato e autismo de 0 a 2 anos e o desenvolvimento e aquisição da linguagem.

Responsáveis: Cristiane Messas e Daniela Ceron-Litvoc

Dando sequência ao programa da disciplina, este módulo explora a estrutura psíquica na faixa etária de 8 a 11 anos e durante a adolescência. Por meio de uma análise aprofundada de casos clínicos, os alunos são convidados a adentrar nas particularidades desse período da vida humana, utilizando os conceitos da Psicopatologia Fenomenológica e sua
abordagem específica. São exploradas, no contexto fenomenológico, as psicopatologias relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, inteligência e dislexia. O objetivo é proporcionar um entendimento que capacite os estudantes a desenvolverem estratégias terapêuticas adaptadas às necessidades do adolescente e de sua família.

Responsável: Guilherme Peres Messas

A disciplina aborda a questão central de "o que almejamos ao tratar um caso de abuso de substâncias?", explorando conceitos como abuso, adição, dependência, cronificação, cura, recaída, renovação e vulnerabilidade em um novo paradigma de tratamento. Destacando a dialética da recuperação como abordagem eficaz para restabelecer a biografia do indivíduo em busca de tratamento, a disciplina também apresenta as contribuições da psicopatologia fenomenológica, focalizando o sentido antropológico global das alterações voluntárias de consciência, psicoses relacionadas ao uso e as especificidades das principais substâncias no contexto brasileiro. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e atualizada da complexidade da psicopatologia do abuso de substâncias, capacitando-os na elaboração de estratégias terapêuticas robustas.

Responsável: Mariama Furtado

Nesse módulo pretende-se expor a ampla diversidade entre as abordagens das psicoterapias fenomenológicas. Nesta primeira parte são apresentadas as teorias e práticas da Gestalt-terapia, Daseinsanálise e possibilidades de uma psicoterapia baseada na Psicopatologia Fenomenológica-Dialética

Responsável: Guilherme Peres Messas

Este módulo visa explorar os desenvolvimentos fundamentais da Psicopatologia Fenomenológica no campo dos fenômenos obsessivo-compulsivos, fobias e ansiedades. O módulo aborda as contribuições de autores clássicos como Gebsattel, Straus e Binswanger, bem como de contemporâneos como Dörr, Rovaletti, Stanghellini, Lopez-Ibor e
Bürgy. O conteúdo inclui a exploração do mundo dos obsessivos, a análise da temporalidade e espacialidade no obsessivo, a diferenciação entre fenômeno obsessivo, delírio, fobia e experiências religiosas, o estudo do fenômeno medo/pavor, os conceitos de sobre angústia, ansiedade, pânico e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Ao utilizar o método fenomenológico, o curso destaca sua aplicação clínica para aprimorar diagnósticos diferenciais e desenvolver estratégias terapêuticas mais eficazes.

Responsável: Gabriel Becher

Esta disciplina faz uma análise dos pontos de convergência entre o estudo da sexualidade humana e psicopatologia fenomenológica, apresentando as implicações do método dialético fenômeno-estrutural no debate e tratamento de transtornos sexuais. Do clássico ao contemporâneo, são discutidos os tópicos fenomenologia do amor e a sexualidade na literatura fenomenológica, culminando em um esboço sobre a perversão sexual como essência psicopatológica em exercício na psicopatologia. O módulo aborda igualmente os Transtornos Alimentares, delineando as primordiais teorias no âmbito da psicopatologia fenomenológica com o propósito de atingir uma compreensão contemporânea do tema, ancorada no entendimento psicopatológico-fenomenológico. O enfoque direciona-se à experiência vivida do sujeito, na sua corporeidade e intersubjetividade, pautada por um regime de proporções dialéticas.

Responsável: Fabiola Pozuto Josgrilberg

Seguindo com a disciplina, este módulo apresenta a Psicoterapia Fenomenológico-hermenêutica, a Psicoterapia Humanista-fenomenológica e a Psicoterapia Existencial. É feito o encerramento do curso e das atividades.

 

Fachada da FCMSCSP