Generic filters
Search in excerpt

vem pra santa

Enfermagem CC e CME

Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização EAD

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD

Os princípios pedagógicos e metodológicos de EAD no Curso embasam-se em teorias de ensino e aprendizagem fundamentadas em uma concepção dialógica e reflexiva, constituídas por um processo colaborativo que visa o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências por meio da ação-reflexão-ação.

Os conteúdos específicos e complementares do Módulo Teórico serão tratados utilizando diferentes estratégias pedagógicas como: aulas síncronas online, expositivas dialogadas; apresentação de seminários; leituras e discussão de artigos e materiais científicos (dissertações e teses).

A  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma instituição  com nota máxima no MEC.

Acesse o conteúdo programático do curso

Aulas mensais em um sábado por mês, das 8h às 18h

• Online
  • 12 meses
  • 360 horas

Saiba mais sobre o curso

modalidadePerfil do aluno

Enfermeiros que atuem ou tenham interesse em atuar em Centro Cirúrgico, ou Central de Material e Esterilização.

calendarHorários

Um sábado por mês, das 08h às 18h

calendarCarga horária

360 horas de duração

Atenção: este curso não exige o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

duraçãoDuração

12 meses

Turma Vespertina: segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30
Turma Noturna: segundas e quartas-feiras, das 19 h às 22 h
Horário do Módulo Prático: segunda a sexta-feira (manhã, tarde ou noite)

Serão 30 horas de módulo prático  por semestre divididos desta forma:

• Total de dias: 6
  • Quantidade de horas por dia: 5
  • Períodos das atividades práticas: Sempre nos meses de Maio, Junho, Outubro e Novembro

• Para o ensino teórico-prático serão oferecidas opções alternativas de horários de Segunda a Sexta (manhã, tarde ou noite);
  • Serão 15 horas de ensino teórico-prático (estágio) por semestre, direcionadas a atividades dentro do Centro Cirúrgico e na Central de Material e Esterilização.
  • Períodos das atividades Teórico-práticas: Sempre nos meses de maio, junho, outubro e novembro

Objetivos do Curso

Os principais objetivos da Pós-Graduação em Enfermagem Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização são:

• Capacitar enfermeiros para atuação especializada na área de Centro Cirúrgico e CME, mediante a aquisição de conhecimentos técnico-científicos específicos;
  • Abordar aspectos técnicos, científicos, ético-humanos e filosóficos da assistência de enfermagem sistematizada ao cliente submetido aos procedimentos cirúrgicos;
  • Realizar a assistência de enfermagem no período perioperatório;
  • Analisar a inserção do enfermeiro na equipe interdisciplinar e sua atuação no gerenciamento da equipe de enfermagem;
  • Discutir as tendências atuais e futuras na utilização dos recursos tecnológicos aplicáveis em centro cirúrgico, recuperação anestésica e CME;
  • Fornecer subsídios para a produção de novos conhecimentos na área de enfermagem em Centro Cirúrgico e CME respeitando princípios éticos e legais;
  • Desenvolver habilidades para a gestão de unidades de centro cirúrgico e CME.

Diferenciais

• Aulas online ao vivo
  • Corpo docente altamente qualificado
  • Curso de rápida duração (12 meses)
  • Acesso à biblioteca virtual com mais de 5.000 livros

Formas de participação

Aulas online ao vivo: uma vez por mês aos sábados, das 8h às 18h. O aluno deverá participar nos dias e horários estabelecidos por meio de um computador com acesso à internet (será utilizado a plataforma Teams da Microsoft).

Videoaulas gravadas:  O aluno poderá assistir em qualquer dia e qualquer horário acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Faculdade.

IMPORTANTE: As aulas gravadas não são as mesmas aulas que foram ministradas nas aulas online ao vivo.

Excelência no Ensino

A FCMSCSP está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil (apenas 2,3%) que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Considerado um dos mais centros de referência hospitalar do Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia é também um hospital escola desde o fim do século XIX. Nossos alunos são inseridos no contexto profissional e na experiência prática desde o primeiro ano do curso.

Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado. Muitos dos nossos professores são referências nacionais e internacionais em suas áreas de atuação.

A qualidade de ensino da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como referência na área da saúde. Os profissionais aqui formados tem um diferencial no mercado de trabalho.

Turmas 2024 - 2º semestre

Início das aulas: 27/07/2024

pos.lato@fcmsantacasasp.edu.br

Pós-graduação Lato Sensu - EAD

Tempo para conclusão do curso

12 meses

Taxa para a inscrição

Não haverá taxa de inscrição para o curso

Período de matrícula

As matrículas serão realizadas no decorrer das inscrições.

12 mensalidades de R$ 550,00

Acesse a página de Inscrições e Matrícula para demais informações.

Professor Reginaldo Luz

Prof. Dr. Reginaldo Adalberto da Luz