A tradição da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo como hospital-escola data do início do século XIX, quando médicos paulistas, graduados no Rio de Janeiro, na Bahia ou na Europa, ensinavam Medicina ou Cirurgia (na época separavam as atividades) na instituição.
O Hospital da Santa Casa foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no Estado de São Paulo. Da Santa Casa, nasceu, em 1934, a Faculdade de Medicina da USP, onde os alunos se dividiram entre as duas instituições de acordo com a matéria e assim permaneceu até a inauguração dos hospitais das Clínicas, em 1944. Enquanto aguardavam a inauguração do Hospital São Paulo, alunos da Escola Paulista de Medicina também estudaram na Santa Casa.
A partir de 1946, iniciou-se uma campanha para que o Hospital da Santa Casa voltasse a ser um hospital-escola. Em 1962, após sugestão do Doutor Christiano Altenfelder, provedor da Santa Casa, foi criada a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, cuja função foi criar e manter a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que, finalmente, foi inaugurada em 1963.
Confira os principais acontecimentos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em torno desses 60 anos de legado e um pouco sobre o que ainda virá.