23/4/2021

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP atinge nota máxima em avaliação do Ministério da Educação A FCMSCSP recebeu conceito 5 no indicador de qualidade divulgado pelo INEP, valor alcançado apenas por 2,2% das 2070 instituições brasileiras avaliadas

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está no seleto grupo das 46 Instituições de Ensino Superior do Brasil que receberam nota máxima do Ministério da Educação (MEC), ou seja, foram classificadas na faixa 5 do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), indicador de qualidade da educação superior calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que anunciou os resultados nesta sexta-feira, 23 de abril.

O IGC categoriza as Instituições de Ensino Superior (IES) com conceitos de 1 a 5. Aquelas classificadas nas faixas 1 e 2 apresentam desempenho insatisfatório pela avaliação do MEC. Na sequência, a faixa 3 significa desempenho satisfatório, a 4 muito bom e a 5 excelente. A maioria das 2070 instituições avaliadas (63,77%) recebeu conceito 3.

Esse indicador do MEC é resultado de uma avaliação abrangente, que inclui qualificação do corpo docente, qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), infraestrutura e nota média dos alunos concluintes das graduações no Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Obter o conceito máximo do MEC significa o reconhecimento pelo governo federal da excelência nos cursos oferecidos, atividades de pesquisa, conteúdo programático, qualificação dos professores, instalações físicas e ensino-aprendizagem.

“O resultado da avaliação da Faculdade evidencia o nosso compromisso com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão e com a formação diferenciada de profissionais da área da saúde”, analisa o diretor da FCMSCSP, Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci. “A formação de nossos alunos visa também à valorização da prática humanística, ética e responsável socialmente”, destaca.

A Faculdade da Santa Casa de São Paulo também é reconhecida internacionalmente. De acordo com o Webometrics Ranking of World Universities, somos a segunda melhor Faculdade da América Latina, entre as 240 instituições avaliadas. Além disso, o Ranking SCImago annual of the Ibero-American universities nos classifica como uma das melhores instituições de ensino superior.