A ação oferece atendimento interdisciplinar para pessoas surdas usuárias de Libras
O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com os cursos de Medicina e Enfermagem, realizarão nesta segunda-feira (10/jun) a 6ª edição do Projeto Saúde em LIBRAS para o Surdo (SALIS), na Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade.
A ação, que tem como objetivo a oferta de atendimentos interdisciplinares em saúde para pessoas surdas usuárias da língua brasileira de sinais — a Libras —, ocorre em parceria com a disciplina “Atividades Integradoras Extensionistas II”, do curso de Medicina.
O atendimento será composto por anamnese, exame físico, audiometria, verificação de próteses auditivas e orientações em saúde. A ação contará com a participação dos alunos de graduação envolvidos no projeto, além de alunos do Mestrado Profissionalizante de Comunicação Humana, docentes dos cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Enfermagem e médicos voluntários.
De acordo com a diretora do curso de Fonoaudiologia, Profª Dra. Marina Padovani, o projeto SALIS é uma excelente oportunidade para o aprendizado do trabalho em equipe interdisciplinar, ampliando as ações em saúde para a comunidade.
Como preparação à atividade, os alunos os cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Enfermagem, sob supervisão das professoras Aline Andriotti, Beatriz Verzolla, Celina Pereira e Márcia Abel, realizaram encontros para capacitação em LIBRAS e no atendimento à população surda.
Além disso, ao longo do semestre também foram realizados encontros com membros da comunidade Surda e propostas de metodologia ativa para compor o processo de ensino-aprendizagem.