Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

10/06/2024

Aluna de Medicina vence Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na categoria Ciências da Vida

O projeto de Sara Carolina Vieira Terra foi premiado como o melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências da Vida do país

A aluna do 5º ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Sara Carolina Vieira Terra, foi uma das vencedoras do 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, premiação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sara Terra foi premiada como bolsista de Iniciação Científica, na área Ciências da Vida.

Sob orientação da Profª Dra. Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi, a aluna pesquisou sobre o “Desenvolvimento do sistema CRISPR-13D para knockdown da isoforma PHD2 da enzima prolil 4-hidroxilase 2 de hif para estímulo da angiogênese in vitro” durante a vigência 2022/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Esta conquista significa que sua pesquisa foi escolhida como o melhor trabalho de Iniciação Científica na área de Ciências da Vida em comparação às instituições de ensino e pesquisa do país que fazem parte do PIBIC.

De acordo com a aluna Sara Carolina Terra, o projeto foi uma tentativa de gerar in vitro, ou seja, de gerar uma fábrica de fatores de crescimento em uma cultura celular, a fim de promover a formação de novos vasos. “Ter novos vasos sanguíneos é importante para mandar sangue, oxigênio e nutrientes para extremidades dos membros que estão sofrendo com a falta destes, doença chamada de Isquemia”, explica a aluna.

A Isquemia é a responsável pela Doença Arterial Periférica e é responsável por causar inflamação crônica do membro afetado, com degeneração do músculo e substituição dele por gordura, úlceras crônicas e até mesmo necrose e amputação do membro. A amputação é o pior cenário da doença e ainda é muito prevalente hoje em dia.

Para a aluna, ganhar este prêmio é uma alegria ímpar. “O prêmio coroa o trabalho de mais de um ano a fio, com algumas semanas de mais de 30h de trabalho no laboratório e finais de semana dedicados a este projeto, pelo qual tenho imenso carinho e que tem grande relevância em um cenário de aumento das doenças cardiovasculares no mundo”, diz.

“É uma honra enorme receber tal prêmio e só tenho a agradecer a cada um que me ajudou a chegar até aqui, minha família, namorada, amigos, meu grupo de pesquisa, minha Faculdade e minha orientadora, Dra. Roberta, que me guiou pela mão e de perto para que cumpríssemos, com êxito, ainda mais do que tínhamos planejado”, conclui Sara.

De acordo com o Prof. Dr. Wagner Montor, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) na FCMSCSP, na premiação é indicado apenas um aluno por categoria no país. “Isso coloca o trabalho da aluna com sua orientadora, o nosso programa PIBIC e a Faculdade em uma posição de grande destaque nacional”, aponta.

Sobre a Iniciação Científica

Com este estudo foi possível modificar geneticamente linhagens de células endoteliais para produzir fatores necessários para revascularizar estes membros. “Estas células modificadas com o sistema CRISPR-Cas13 apresentaram cinco a sete vezes mais expressão proteíca de fatores de crescimento, maior proliferação, maior migração celular e capacidade significativamente aumentada de diferenciação celular em fenótipos de vasos”, explica Sara.

“Com este estudo, esperamos que seja possível criar uma terapia que literalmente crie novos vasos sanguíneos, revascularizando membros que antes poderiam ser até mesmo amputados”, reforça a aluna, apresentando a importância do seu projeto de Iniciação Científica à sociedade.

Sobre a premiação

O prêmio é concedido anualmente a estudantes de graduação que são bolsistas dos programas de Iniciação Científicae de Iniciação Tecnológica, além de alunos do ensino médio participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio.

Os premiados receberão passagens aéreas e hospedagem para comparecerem à cerimônia de premiação, que ocorrerá em 8 de julho de 2024, na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém. Além disso, os premiados também receberão R$ 10 mil e uma bolsa de Mestrado ou Doutorado quando iniciar a Pós-graduação Stricto Sensu.

>>> CONFIRA TODOS OS VENCEDORES NO SITE DA PREMIAÇÃO

Mais notícias