Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

25/06/2024

Alunos do Curso de Fonoaudiologia realizam ações de conscientização do mês de Afasia

A ação foi organizada pelo Centro Acadêmico e teve como objetivo a divulgação desta importante campanha

Junho é o mês de conscientização da Afasia. Conhecida como Junho Amarelo, a campanha tem como objetivo esclarecer para a população o que é afasia, seus sintomas, diagnóstico e tratamento. 

A afasia pode ser um sintoma ou uma sequela de uma doença, é um distúrbio que pode afetar tanto a língua oral, quanto a escrita. Dentre os principais incômodos relatados por pessoas com afasia estão: dificuldade para falar, dificuldade para compreender a fala dos outros, bem como a dificuldade para escrever e para ler. Ou seja, o distúrbio interfere em todo o processo de comunicação de um indivíduo. 

Apesar de ainda ser um assunto de pouco conhecimento público, o número de pessoas com estes sintomas é alto. De acordo com um estudo levando pelo Ministério da Saúde, somente em 2021 o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou mais de quatro mil procedimentos ambulatoriais e 27 hospitalares por queixas ligadas à afasia. Além disso, cerca de 42,8% dos pacientes idosos também apresentam quadros de afasia. 

A afasia surge devido a lesões cerebrais, como, por exemplo, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A função cognitiva é afetada com base no local em que a lesão cerebral se encontra. 

Apesar da afasia ser uma condição comum em doenças neurológicas, o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento das afasias é o fonoaudiólogo. 

A melhor forma de acolher um paciente com afasia é por meio da reabilitação da linguagem, de funções cognitivas e de interações sociais. Se o fonoaudiólogo considerar necessário, o tratamento também pode ser feito com uma equipe multidisciplinar.  

Compreendendo a importância de uma ampla disseminação sobre afasia, a fim de garantir uma intervenção precoce e, consecutivamente, uma reabilitação mais efetiva, o Centro Acadêmico de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 21 de junho, uma campanha do junho amarelo. 

Na oportunidade, alunos e professores vestiram amarelo para divulgar o mês de conscientização da afasia.  

Em 27 de junho, alunas do 4º ano do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade também realizarão uma roda de conversa para esclarecer as principais dúvidas sobre Afasia com os pacientes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). A ação acontecerá às 10h no Centro de Ensino e Treinamento da Faculdade. 

Confira abaixo as fotos do evento: 

Mais notícias