A ação iniciará em 20 de agosto e leva assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas que residem na região e às margens do Rio Tapajós, no Pará
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) iniciará, em 20 de agosto, mais uma edição da Expedição Abaré. A equipe que compõe o Abaré 2025 retornará de viagem em 1 de setembro, totalizando dez dias de atendimento.
Pelo quinto ano consecutivo, a ação levará assistência médica e promoção em saúde a populações ribeirinhas e indígenas que residem na região e às margens do Rio Tapajós, no estado do Pará.
A expedição é considerada como uma experiência ímpar para os alunos verem na prática como deve ser a atuação do médico, adotando uma prática humanista, reflexiva, ética e à luz de um cuidado interdisciplinar.
O projeto de extensão é idealizado em conjunto com o Departamento de Atenção Primária e o Departamento de Moléstias Infecciosas, sendo financiado pela FCMSCSP. O navio-escola é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), além das secretarias de saúde dos municípios envolvidos.
Há 16 anos, a ação disponibiliza serviços de atendimento à saúde, vacinação, medicação, pequenos procedimentos cirúrgicos, ultrassonografia, dispensação de medicamentos, entre outros serviços. Além disso, a expedição oferece instalações completas para a tripulação, alunos e professores envolvidos.
A participação na expedição acontece como parte das atividades do Internato dos alunos do sexto ano do curso de Medicina da Faculdade, uma parceria do Departamento de Atenção Primária à Saúde com a disciplina de Infectologia. Desde a seleção dos alunos, a equipe tem realizado intenso treinamento em preparação para o atendimento às comunidades.
Na semana que antecede à viagem, os alunos estão em processo de aulas preparatórias para o Abaré, onde são capacitados para as dificuldades que vão enfrentar na região, além do básico da assistência multidisciplinar que será oferecido durante os atendimentos. A equipe também está recebendo as doações de medicamentos, pastas e escovas de dente que serão levados para o navio-escola.
Dentre os principais treinamentos está a discussão de temas para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo.
As ações educativas acontecem de acordo com necessidades das comunidades ribeirinhas, com temas referentes à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) — orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento —; tratamento da água para prevenção das doenças de veiculação hídrica — cuidados com o preparo e armazenamento de água potável; planejamento familiar; saúde bucal — orientações sobre higiene bucal, técnica de escovação e prevenção, entre outras.
Nesta edição foram selecionados quinze estudantes do Curso de Medicina. Junto aos estudantes, também integram a equipe do Abaré 2025 a docente e coordenadora do projeto, a Profª Dra. Karla Monteiro; e os docentes Prof. Dr. Bruno de Menezes, a Profª Dra. Celina Pereira, o Prof. Dr. Flavio Miura, o Prof. Dr. Ícaro Oliveira, a Profª Dra. Luiza Larrubia e a Profª Dra. Sylvia Almeida.
Fique de olho nas redes sociais e acompanhe as ações da Expedição Abaré deste ano.