Faculdade forma enfermeiros com sólida base técnica e compromisso com o cuidado humanizado
Com atuação indispensável em hospitais, postos de saúde, UTIs e comunidades, os profissionais de Enfermagem são homenageados neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem — data que celebra o legado de Florence Nightingale e reforça a importância do cuidado humanizado no sistema de saúde.
A data convida à reflexão sobre a importância do enfermeiro, profissional que prioriza o bem-estar físico, mental e emocional dos pacientes, observando a singularidade do indivíduo e de seus familiares.
A atuação da Enfermagem é imprescindível no cuidado ao enfermo, na promoção da saúde e na prevenção de doenças e no enfrentamento de agravos, presente em diversos serviços da área da saúde devido à sua atuação humanizada e integrada.
Do atendimento básico ao suporte em UTIs, da orientação familiar à gestão hospitalar, a Enfermagem está presente em cada etapa do cuidado. A Enfermagem também é uma das carreiras da saúde que estão entre os mais procurados e com maior número de concluintes, de acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2025.
Diante disso, a Faculdade da Santa Casa de SP oferece o curso de Enfermagem, com forte inserção prática desde o início da graduação, uma formação marcada por vivências humanas e valores éticos, além de uma relação próxima e colaborativa com os professores.
Para os alunos da Instituição, duas palavras definem o que é ser enfermeiro: amor e cuidado. A aluna Ananda Marin, por exemplo, explica: “Cuidar é ciência. Sem o cuidado, não há cura, não há prevenção e não há saúde. Gosto de cuidar”.
Com mais de 800 enfermeiros formados e em formação e 28 docentes dedicados à área, homenageamos os profissionais e futuros profissionais que escolheram fazer da Enfermagem um ato diário de amor à vida.