Evento registrou mais de 870 inscrições de estudantes de graduação, destacou 145 projetos de Iniciação Científica e premiou os três melhores trabalhos apresentados.
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, no dia 27 de outubro, a XX edição do Fórum Científico da FCMSCSP. O evento anual, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento, é dedicado à apresentação e à valorização das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação da instituição.
As atividades aconteceram no Auditório Dr. Christiano Altenfelder, localizado na Rua Jaguaribe, 155, e no prédio do Largo Santa Cecília. Nesses espaços, estudantes, professores, pesquisadores e convidados participaram das atividades científicas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor da FCMSCSP, Prof. Dr. Roberto Stirbulov; do vice-reitor, Prof. Dr. Marco Aurélio Palazzi Safadi; do pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Maurício Alves Ribeiro; do pró-reitor de Pesquisa e Desenvolvimento e coordenador da Comissão Científica, Prof. Dr. Wagner Ricardo Montor; e da diretora Corporativa Institucional da Santa Casa de São Paulo, Dra. Maria Dulce Cardenuto.
Além disso, a edição de 2026 se destacou pela expressiva participação da comunidade acadêmica, registrando mais de 870 inscrições de estudantes de graduação. O número demonstra o interesse dos alunos pelas atividades científicas e reforça a importância do Fórum Científico como espaço de integração, aprendizado e troca de conhecimentos.
Um dos grandes destaques desta edição foi o número recorde de 145 projetos de Iniciação Científica desenvolvidos na vigência 2025/2026. Esse foi o maior número já registrado pela FCMSCSP.
O resultado evidencia o fortalecimento das atividades de pesquisa na Faculdade e o crescente envolvimento dos estudantes na produção de conhecimento científico. Dessa forma, reflete o compromisso institucional com o incentivo à pesquisa e à formação acadêmica.
Dos 145 projetos de Iniciação Científica, 41 foram desenvolvidos com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), 20 contaram com bolsas da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da FCMSCSP, e 13 receberam apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Outros 71 projetos foram realizados por meio do Programa de Iniciação Científica Voluntária (IC-Voluntária).
Além desses projetos, o evento contemplou dois trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e oito projetos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), ambos com apoio da FAVC.
As pesquisas apresentadas abrangeram diferentes áreas do conhecimento, como Ciências Básicas, Clínica, Cirurgia, Saúde Mental e Saúde Coletiva, entre outras. Também incluíram temáticas relacionadas aos diversos cursos de graduação oferecidos pela Faculdade.
A programação científica teve como destaque a palestra “Genética e Genômica do Câncer de Tireoide: dos Mecanismos Moleculares ao Diagnóstico e Tratamento de Precisão”, ministrada pela Profa. Dra. Janete Maria Cerutti, do Departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Durante a apresentação, foram abordadas a importância dos estudos genéticos e genômicos para a compreensão dos mecanismos envolvidos no câncer de tireoide e sua contribuição para o avanço do diagnóstico e das estratégias de tratamento de precisão.
No período da manhã, das 10h às 12h30, os estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas durante a sessão de pôsteres, realizada no prédio Largo Santa Cecília.
A avaliação dos trabalhos contou com a participação de 110 avaliadores internos da FCMSCSP e três avaliadores externos, convidados de outras instituições de ensino e pesquisa:
A participação dos avaliadores foi fundamental para a realização do evento. Além de contribuir para a análise criteriosa dos trabalhos apresentados, proporcionou aos estudantes a oportunidade de discutir seus resultados com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Os docentes da FCMSCSP também tiveram participação expressiva no acompanhamento de seus alunos orientandos. Com isso, fortaleceram a integração entre ensino e pesquisa.
Com base nas avaliações realizadas durante a sessão de pôsteres, os dez trabalhos mais bem classificados foram selecionados para apresentação oral. Essa etapa ocorreu no período da tarde, das 14h30 às 17h30, no Auditório Dr. Christiano Altenfelder.
Os dez trabalhos selecionados para a etapa oral contemplaram diferentes áreas do conhecimento, evidenciando a diversidade e a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da FCMSCSP.
Após as apresentações orais, foram definidos os três primeiros colocados da XX edição do Fórum Científico:
1º lugar — Amanda Carneiro Rodrigues (Programa: PIBIC/CNPq)
Projeto: Desenvolvimento de vetores minicirculares para downregulação do gene EGLN1 via CRISPR-Cas13d.
Orientadora: Profa. Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi.
2º lugar — Isabella Silva Santana (Programa: PIBIC/CNPq)
Projeto: Análise de estratos socioeconômicos como preditores de desfecho da tuberculose no município de São Paulo entre 2019 e 2023.
Orientadora: Profa. Rita de Cássia Barradas Barata.
3º lugar — Pedro Sbarro e Castro (Programa: PIBIC/CNPq)
Projeto: Síntese e Avaliação de Gálio-68-DOTA-GRGDYV como Potencial Radiofármaco para Diagnóstico de Câncer de Ovário.
Orientadora: Profa. Luciana Malavolta Quaglio.
Como forma de premiação, cada um dos três primeiros colocados poderá contar com o apoio da Faculdade para participação em eventos científicos para apresentação deste trabalho, no valor de até R$ 700,00 (setecentos reais), equivalentes a uma mensalidade de bolsa. Além disso, os estudantes poderão contar com apoio para inscrição em congressos e apresentação de trabalhos desenvolvidos na Faculdade, benefício já disponível a todos.
A iniciativa valoriza a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição, reconhece o empenho dos estudantes e de seus orientadores e estimula a divulgação do conhecimento científico para além do ambiente acadêmico da FCMSCSP.
Além dos três primeiros colocados, outros sete trabalhos foram selecionados para a etapa de apresentação oral, recebendo reconhecimento pelo desempenho na avaliação dos pôsteres.
Mais do que um espaço para apresentação de trabalhos, o Fórum Científico representa uma importante oportunidade de formação acadêmica. A iniciativa incentiva os estudantes a desenvolver o pensamento crítico, a autonomia e a compreensão do método científico.
“O aluno que desenvolve projetos de iniciação científica passa a ter conhecimento prático do método científico e, portanto, uma percepção mais apurada do seu entorno, incluindo seu curso. Este amadurecimento auxilia no processo de aprendizagem das disciplinas que está cursando, contribuindo para que o graduando tenha uma visão mais crítica que, ao certo, influenciará diretamente em sua formação.”
Ao completar sua 20ª edição, o Fórum Científico da FCMSCSP reafirma sua importância como espaço de divulgação, discussão e valorização da produção científica desenvolvida pelos estudantes da instituição.
Por fim, o recorde de projetos de Iniciação Científica, aliado ao expressivo número de inscrições e à ampla participação dos docentes, reflete o fortalecimento da cultura de pesquisa na Faculdade. Dessa maneira, reforça seu compromisso com a formação de profissionais qualificados, críticos e comprometidos com o avanço da ciência e da saúde.