A professora do Departamento de Ciências Patológicas aposentou-se no final de janeiro deste ano
A Profª Dra. Wilma Carvalho Neves Forte, do Departamento de Ciências Patológicas, aposentou-se no final de janeiro de 2024.
A trajetória da professora Wilma na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) começou em 1967, ao ingressar no curso de Medicina. Formou-se em 1972, na V Turma. Fez residência em Pediatria na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e logo começou a trabalhar como pediatra. Após o nascimento de seu primeiro filho, porém, decidiu exercer, também, a especialidade de Alergia e Imunologia, para a qual concorreu e obteve o Título de Especialista.
Após a especialização, fez mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde trabalhou no Serviço de Alergia do Hospital das Clínicas da FMUSP. Até 1986, os estudos sobre Imunologia na FCMSCSP fazia parte da disciplina de Microbiologia.
Então, por indicação do Profº Décio Altimari e convocada pelo Profº Igor Mimica, a Profª Wilma Carvalho iniciou seu trabalho como Profª Assistente da FCMSCSP, sendo a responsável pela estruturação da disciplina de Imunologia. Depois disso, por concurso público, Wilma tornou-se Professora Adjunta e, em 2010, também por concurso público, passou para Professora Titular da Disciplina de Imunologia da FCMSCSP.
Nesses 38 anos em que esteve na FCMSCSP, lecionou para todas as turmas de Medicina que aqui passaram, passando pelo processo de formação de mais de 4.000 alunos. Lecionou também na disciplina de Imunologia e em diversas outras disciplinas de Medicina e de Enfermagem. Além disso, foi a professora que estruturou o Laboratório de Imunologia da Faculdade, tornando-o referência nacional.
A Profª Wilma foi membro do Grupo Brasileiro de Imunodeficiências, recebeu o título de Physician Recognition Award from the Pediatrics, além de várias homenagens, como a “Médica que contribuiu com a Especialidade no século XX” e “Contribuição à Imunologia”, em 2023. A professora escreveu o livro “Imunologia, do básico ao aplicado”, que está atualmente na 4ª Edição, recém-lançada; publicou 101 artigos completos em revistas indexadas, nacionais e internacionais, e 125 capítulos de livros. E, por fim, orientou 67 trabalhos de conclusão de curso e atuou em 423 congressos.
Sua trajetória na FCMSCSP sempre foi exemplar. A professora Wilma sempre foi muito querida pelos seus pares e colaboradores, por seu respeito, companheirismo e simpatia. Em todos os anos que ministrou aulas na Faculdade, sempre recebeu excelentes avaliações dos alunos e foi várias vezes homenageada pelas turmas de formandos, o que também demonstrou suas qualidades, como: capacidade, esforço, dedicação e acolhimento.
Em 6 de fevereiro de 2024, o Colegiado Superior — antes chamado de Congregação —, concedeu à Profª Wilma Carvalho Neves Forte o título de Professora Emérita da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Por todos os anos de tão valorosa contribuição, a FCMSCSP profundamente agradece à Profª Wilma.