Após emocionantes discursos, houve a inauguração de placa em homenagem ao Dr. Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, que nomeia um dos auditórios do Prédio Largo Santa Cecília
Em 31 de março, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e sua mantenedora, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), realizaram uma homenagem solene ao Dr. Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho.
A cerimônia contou com a presença da Diretoria da Faculdade, dos Diretores dos cursos da Graduação, dos membros do Conselho Curador da FAVC, dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da FAVC, além dos gestores de cada departamento da Instituição. O homenageado também esteve presente, acompanhado de sua esposa, Lygia, e seus filhos, a quem dedicou grande parte de sua vida.
A homenagem solene foi marcada por emocionantes discursos e um agradecimento especial do Dr. Luís Eulálio. O momento encerrou após inauguração de uma placa em homenagem ao Dr. Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, que nomeia um dos auditórios do recém adquirido Prédio Largo Santa Cecília, agora liberado para uso da Faculdade.
Os discursos de destaque foram proferidos pelo Dr. Walter Vicioni Gonçalves e pelo Dr. Modesto de Souza Barros Carvalhosa, membros do Conselho Curador da FAVC, que referenciaram a importância do Dr. Luís Eulálio Vidigal Filho para a Faculdade e para o país.
“É com grande admiração e respeito que prestamos homenagem ao nosso conselheiro, Dr. Luís Eulálio, cuja carreira exemplar como decano do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho nos orgulha muito. Ele respondeu a seu exercício com muita dignidade, honra e prazer em continuar e ajudar o próximo, e ajudar essa Fundação a ser o que ela é hoje. A expressiva e significativa experiência como empresário e Ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro das Indústrias de São Paulo e como Ex-presidente dos Conselhos Delimitativos do SESI e do SENAI no Estado de São Paulo são testemunhos de suas profundas contribuições às organizações empresariais e sociais e, no geral, a toda a sociedade brasileira”, diz o Conselheiro Dr. Walter Gonçalvez.
“Ao agir sem prepotência ou soberba, ele levou cada servidor do SESI, do SENAI, da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho e todas as outras organizações em que participou ao mesmo nível de dignidade, cordialidade e respeito, mostrando como a simplicidade é uma das suas notáveis características. Estas qualidades são características raras de pessoas que têm brilho próprio. O Dr. Luís Eulálio sempre foi um exemplo de perseverança e diligência, incansavelmente trabalhando como um verdadeiro fazedor do amanhã. Foi uma verdadeira honra para muitos terem trabalhado sob sua direção, inclusive para mim, compartilhando momentos em que sua coerência e integridade eram claramente evidentes entre tantas outras virtudes. Que seu legado continue a inspirar e a guiar os caminhos para o futuro”, reforça emocionado.
O Conselheiro Dr. Modesto Carvalhosa também evidenciou a brilhante carreira e personalidade do homenageado. “Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho dedicou 14 anos de sua gloriosa vida como cidadão brasileiro à Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, sendo o mais ilustre durante todo esse período, na medida em que foi um grande Presidente da Vigilância das Indústrias do Estado de São Paulo, cujo prêmio, inclusive, tem o seu nome em homenagem aos trabalhos fantásticos que fez naquela instituição de caráter nacional”, diz.
“E, hoje, nós fazemos essa pequena homenagem, dando a ele o nome do auditório, o prédio da nossa Fundação, e o fazemos com a maior alegria, pois esse trabalho que ele desenvolveu entre nós, reflete a grandeza do seu espírito, a sua generosidade, a sua inventividade, a sua contribuição profunda a tudo que nós conseguimos realizar nesse período”, aponta o Conselheiro.
O Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos, Presidente do Conselho Curador, também pode fazer sua homenagem ao Dr. Luís Eulálio. Na oportunidade, o Dr. Tonico Ramos relembrou a contribuição significativa do homenageado para a Instituição, destacando o legado que ele construiu como empresário, conselheiro da Fundação, e como pai e marido.
“Feliz aquele que tem uma família bonita e gosta. A sua história, que nós estamos assistindo aqui, faz parte da nossa convivência de muitos anos. Você orgulha sua família. Você orgulha a família do seu pai, a família da sua mãe. Você orgulha a família da Fundação, de todos os alunos que aqui formaram. Você orgulha São Paulo. Você orgulha o Brasil. Você fez tudo que nós sonhamos um dia ser”, diz.
Em seu discurso, Dr. Tonico também apontou como a história da Fundação, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e a história do Dr. Luís estão, para sempre, conectadas. “A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho foi fundada em 1963 e iniciou por uma iniciativa de grandes médicos sonhadores. E alguns médicos sonhadores, ou melhor, visionários, montaram a Fundação e a Faculdade de Medicina da Santa Casa. Essa história não teria esse momento se não fosse esse jovem Luís Eulálio porque, em um determinado momento, a direção da Santa Casa entendeu que a Fundação deveria ser membro da Santa Casa. Deixar a Fundação ficar numa posição só”, continua o presidente.
“Quem foi aquele que tomou posição no sentido de que a Fundação deveria continuar da mesma forma que existe hoje? Foi o jovem Luís Eulálio. Desde essa época você tinha caráter, tinha determinação, tinha coragem, ousava. E hoje, nós estamos aqui prestando uma homenagem após uma reunião do Conselho Curador, que aprovou as contas de 2024 por unanimidade. E todos os conselheiros pedindo que o representasse. Que trouxesse a palavra de reconhecimento, de agradecimento, de companheirismo, do qual você fez durante todo esse tempo. Luís, como você é querido. E como você fez bem para esse país. E hoje, pela primeira vez, este prédio, que iniciou este ano, vai fazer uma homenagem a uma pessoa merecedora da homenagem”, comenta Dr. Tonico,
A cerimonialista do evento e gerente do Departamento de Comunicação e Marketing da Faculdade, Sra. Lívia Vendramini, pode fazer a abertura da solenidade, apontando a brilhante trajetória do homenageado.
O Dr. Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, esposo da Sra. Lygia e pai do Luís, Nando e Sussu, é um destacado empresário e líder do setor industrial brasileiro. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo e com Pós-Graduação em Administração de Empresas em Illinois (EUA), dedicou a sua vida ao fortalecimento da indústria e a valorização da educação e da formação profissional. Além da sua trajetória do setor industrial, Dr. Luís Eulálio teve atuação fundamental como Conselheiro da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Atuou também como membro do Conselho Curador por mais de 40 anos, contribuindo com maestria e sólido dos princípios para o desenvolvimento da Fundação. Seu compromisso com a excelência acadêmica e institucional trouxe inúmeros avanços para a Faculdade, impactando positivamente uma geração de alunos e docentes.
Ao longo da sua trajetória profissional, Luís Eulálio ocupou cargos de grande relevância. Foi presidente da COBRASMA, da FORNASA, além de ter sido Sócio do escritório de advocacia de Buenos Vidigal e Rio Branco Advogados. No setor industrial, presidiu a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a FIESP, entre 1980 e 1986, sendo um dos responsáveis pela inauguração icônica da sede da Instituição na Avenida Paulista. Também foi Vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias e presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Componentes para Veículos Automotores. No setor público, contribuiu como membro do Conselho Monetário Nacional, da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais e do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, entre outras entidades.
“Hoje temos a honra de inaugurar este auditório, que passará a levar o nome do homem cuja trajetória se entrelaça com o desenvolvimento da educação, da indústria e da inovação no Brasil. Esta cerimônia presta uma merecida homenagem a um visionário que deixou seu legado inestimável. Por sua incansável dedicação e influência marcante, este auditório passa a carregar o seu nome, perpetuando a sua história para futuras gerações.”, diz a cerimonialista do evento.
Quero agradecer à Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Santa Casa, por esta homenagem. Sempre foi, para mim, motivo de enorme orgulho integrar o Conselho Curador de uma entidade sem fins lucrativos que realiza uma obra filantrópica da importância e grandeza da Santa Casa, berço de duas das mais importantes Faculdades de Medicina do brasil.
Considero um privilégio ter tido a oportunidade de servir a esta extraordinária instituição, que historicamente tem cumprido com excelência a sua elevada missão de acolher e oferecer bem-estar físico, psíquico e social à população carente da nossa cidade.
A trajetória da Santa Casa sempre esteve marcada por desafios e conquistas. Momentos importantes da história da cidade passaram pela instituição, cuja atuação está ligada com o próprio desenvolvimento de São Paulo.
Acredito que, como empresário e dirigente de entidades representativas do segmento industrial, foi principalmente nesse sentido que pude oferecer a minha modesta contribuição a uma obra benemérita de tamanha envergadura, que tem como preocupação permanente reverter os resultados obtidos para seus fins institucionais.
Para mim é gratificante ter contribuído de alguma forma com o legado de tantas personalidades notáveis desta comunidade que ao longo do tempo integraram o Conselho e que, por seu desempenho e dedicação em benefício desta Instituição, merecem todo o nosso reconhecimento.
Sou grato à vida por ter me dado essa oportunidade. E não posso encerrar sem fazer um agradecimento especial à Lygia, companheira de todas as horas, a mulher certa para a minha vida, por quem tenho enorme amor e admiração, e a quem dedico todo meu reconhecimento por sua paciência e benevolência.