O certificado do SAEME amplia possibilidades de estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas e instituições médicas
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participou do I Encontro das Escolas Médicas Acreditadas pelo SAEME, que ocorreu em 10 de julho, na sede do Conselho Federal de Medicina em Brasília. O evento contou com palestras e oficinas de temas relacionados a práticas educacionais e acreditações de escolas médicas. Além disso, também ocorreu o credenciamento de novas escolas de medicina, totalizando 52 credenciadas no Brasil.
Representando a FCMSCSP, estiveram presentes a Profª Dra. Giselle Burlamaqui Klautau, Diretora do Curso de Medicina, e a Profª Dra. Rosane Lowenthal, Vice-Diretora do Curso de Medicina. O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), do Conselho Federal de Medicina (CFM), é reconhecida pelo World Federation of Medical Education. Assim, receber o certificado pelo SAEME indica quais são os padrões de qualidade da faculdade em âmbitos acadêmicos, de qualidade de gestão e infraestrutura, e que são reconhecidos internacionalmente.
A Faculdade da Santa Casa de SP é creditada pela SAEME desde 2018. Com este certificado, foi possível ampliar possibilidades de estágios e intercâmbios internacionais em renomadas escolas e instituições médicas.
Pautado na excelência em formação médica que o SAEME exige, o Curso de Medicina da FCMSCSP é reconhecido internacionalmente e, anualmente, tem ampliado seu programa de mobilidade acadêmica. Além disso, o currículo é baseado em competências, ampliando as atividades práticas.
As inscrições para o Vestibular 2025 para o Curso de Medicina abriu no dia 16 de julho, saiba mais na matéria.
A primeira etapa do processo do SAEME compreende o preenchimento online de um questionário que abrange cinco dimensões: gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e infraestrutura. Em seguida, há a análise de dados por uma comissão de avaliação e a visita in loco ao curso de Medicina por pelo menos três avaliadores.
Desta forma, o processo de avaliação leva os diretores do curso de Medicina a refletirem quais aspectos da Faculdade podem ser aprimoradas, como, por exemplo, o contexto institucional, o projeto pedagógico, o programa educacional, o corpo docente e discente, além do ambiente educacional.