Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

02/12/2024

Faculdade recebe selo de Instituição Socialmente Responsável

A ação reforça o papel da Faculdade como um agente de transformação social, formando profissionais mais humanos e comprometidos com a melhoria da sociedade

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) foi reconhecida pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o selo de “Instituição Socialmente Responsável”.

A Campanha de Responsabilidade Social foi criada com o objetivo de expor os projetos sociais que as instituições de ensino superior desenvolveram, ao longo do ano, nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, etc. Além disso, a campanha também visa realizar uma ampla divulgação à comunidade acadêmica e à sociedade civil.

Na oportunidade, a Faculdade pode apresentar os resultados da edição de 2024 do Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), que ocorreu em Aparecida (SP).

De acordo com a Profª Dra. Graziela Ramos Barbosa de Souza, Coordenadora de Extensão da Faculdade, a Campanha da Instituição Socialmente Responsável incentiva na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, o que é bem relevante para a Faculdade. “Ao se envolverem em ações sociais, as ações universitárias contribuem para o bem-estar da sociedade, abordando questões como desigualdade social, educação, saúde e meio ambiente. Isso reforça o compromisso institucional com a responsabilidade social”, diz.

“Participar de iniciativas sociais permite que estudantes, professores e colaboradores se envolvam diretamente com a realidade de comunidades em situações vulneráveis. Isso os ajuda a desenvolver empatia, solidariedade e senso de responsabilidade social, habilidades essenciais para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e crítica”, explica a professora.

Ainda de acordo com a professora, ações sociais como o PECA permitem aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento acadêmico em contextos reais, contribuindo para a formação prática e multidisciplinar. “A educação superior não deve se limitar ao desenvolvimento de habilidades técnicas e acadêmicas. Ao envolver os estudantes em ações sociais, a instituição contribui para uma formação mais completa, que inclui competências como liderança, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de ampliar a visão de mundo dos alunos. As instituições de ensino superior têm o potencial de gerar transformações significativas”, diz.

Graças aos voluntários do PECA, consultas, exames e cirurgias foram desenvolvidas, mas a passagem do Programa na cidade também foi marcante devido à reinauguração da UPA Aparecida, pelas ações do Santa Maluquice e pelas rodas de conversa sobre temas voltados à saúde, oferecendo um mutirão de saúde, mas, também, atuando diretamente na melhoria realidade da população local. “Ao trabalhar em conjunto com a comunidade, as ações sociais de uma instituição socialmente responsável influenciam em mudanças estruturais e políticas, ajudando a melhorar as condições de vida, educacionais e sociais de diversas populações”, conclui a Profª Graziela Ramos.

Sobre o PECA

O Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) retornou à Aparecida entre os dias 18 a 23 de janeiro de 2024, e resultou em um mutirão de saúde com 27 especialidades médicas.

Durante os cinco dias do programa, foram atendidas 615 pessoas, totalizando 2229 consultas, já que alguns pacientes demandavam mais de uma especialidade. Os atendimentos foram feitos em 27 especialidades, como, por exemplo, de fonoaudiologia, resultando em 65 audiometrias realizadas. Para além das consultas, também foram realizadas cirurgias eletivas, visitas domiciliares e coleta de exames.

Nesta edição, também foi possível restaurar a lâmpada de fenda do PECA, equipamento utilizado para atendimentos oftalmológicos. A ação contou com a presença de alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos da Faculdade, além de contar com médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos voluntários da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e alunos intercambistas de Pernambuco e Nova York, totalizando 442 voluntários.

Com o retorno do programa à cidade, também foi possível realizar um acompanhamento da saúde de todos que foram atendidos no ano anterior, verificando melhorias nos quadros do paciente. Além do caráter assistencial, o PECA tem a função pedagógica na formação de profissionais da saúde, conscientizando-os de suas responsabilidades sociais e reforçando a importância do atendimento humanizado.

Conforme determina o projeto, são dois anos consecutivos de aplicação na cidade escolhida, o que gerou muitos frutos para a cidade. A passagem do programa na cidade, em 2023, foi essencial para a ativação da UPA Aparecida, inaugurada pelo PECA, e que hoje realiza atendimento médico. Nela, foram instalados consultórios médicos e novas máquinas de exames de imagens, como um tomógrafo, dois ultrassons, um mamógrafo, um aparelho de colonoscopia e um de endoscopia, além do aparelho de raio-x já instalado anteriormente. Desta forma, com o retorno à cidade, as possibilidades de exames que foram realizados nesta edição foram ampliadas.

O Santa Maluquice, programa de extensão da Faculdade em que alunos levam alegria aos corredores do Hospital Pediátrico da Santa Casa, também esteve presente interagindo com crianças a partir de três anos de idade, para que o adulto pudesse passar em consulta mais tranquilamente. A programação também incluiu rodas de conversas com diversos grupos etários, onde os alunos puderam abordar diversos assuntos da área médica como, por exemplo, Transtornos do Espectro Autista (TEA), dificuldades de aprendizagem e dislexia, prática de exercícios físico e aspectos biopsicossociais dos adolescentes.

A próxima edição do PECA será em Socorro (SP), entre os dias 22 a 29 de Janeiro de 2025. Acompanhe o projeto nesta conta do instagram.