Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
17/10/2025

Faculdade Santa Casa de SP realiza ações de solidariedade no Dia Mundial da Alimentação

Exibição de documentário e doação de alimentos mobilizam funcionários e comunidade acadêmica

Em 16 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Coordenadas pelo curso de Nutrição, em parceria com a ONG Pão do Povo da Rua, as ações refletiram sobre a insegurança alimentar e incentivaram a solidariedade entre alunos, funcionários e docentes da instituição.

O evento começou com a exibição do documentário A Fome Tem Pressa, que retrata a realidade das pessoas atendidas pela ONG, incluindo a situação da Cracolândia. O filme mostra o impacto do trabalho de transformação e ressocialização realizado pelo projeto.

Participaram da sessão o vice-diretor da Faculdade, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, além de professores e alunos de diversos cursos. Funcionários da FAVC também estiveram presentes, assim como integrantes do próprio projeto, que compartilharam relatos emocionantes de suas trajetórias. Tivemos ainda a presença de membros da ONG e a abertura artística do Tumpe Trio — formado por Raquel Braga (fonoaudióloga, ex-aluna e cantora), Joabe Santos (psicanalista, percussionista e aluno da pós-graduação) e Guilherme Scabin (violinista e cantor) — que encantou o público com interpretações de sucessos da música brasileira (@tumpe.trio).

À noite, o diretor Prof. Rafael Eldi Goto também conduziu uma sessão especial com os alunos dos cursos de graduação tecnológicos, promovendo reflexões sobre o papel do profissional da área da saúde diante da fome e da vulnerabilidade social. A iniciativa ampliou o alcance das atividades e proporcionou aos estudantes um espaço de diálogo e sensibilização sobre a importância da responsabilidade social no exercício profissional. A Faculdade agradece ao professor Rafael pelo engajamento e pela contribuição à formação cidadã dos alunos!

 

O Setor de Nutrição da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo também prestigiou o evento e participou ativamente das ações, reforçando o compromisso do setor com a promoção da segurança alimentar e com a formação humanizada dos futuros profissionais da área!

Transformação profissional e pessoal

Segundo a presidente do Centro Acadêmico de Nutrição e uma das organizadoras do evento, Geovana Vitória Costa Pedro dos Santos, “o planejamento cuidadoso e a parceria com o Pão do Povo da Rua possibilitaram um momento marcante, comovente e transformador”.

Além da exibição do documentário, os participantes puderam acompanhar intervenções artísticas e receberam pães confeccionados pela ONG especialmente para a data. As sessões para alunos ocorreram nas salas de aula, enquanto os funcionários assistiram ao filme no Auditório Dr. Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, no prédio do Largo Santa Cecília.

Para a estudante, o cine-debate reforçou o compromisso ético e humano que os alunos do curso desejam levar para sua formação e atuação futura. “A ação trouxe um aprendizado valioso sobre empatia, responsabilidade social e o papel do profissional da saúde na promoção do bem-estar, além das clínicas e hospitais”, reforça, feliz por ser uma das responsáveis por dar visibilidade a um projeto bonito e inspirador como o Pão do Povo da Rua.

Durante todo o período de comemoração, foram disponibilizados pontos de coleta para doação de alimentos não perecíveis, com o objetivo de apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelo projeto.

Extensão e vivência social na formação do nutricionista

A diretora do Curso de Nutrição, Prof.ª Dr.ª Rosana Rossi, destacou a importância de ações voltadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, afirmando:

“Ações como esta devem fazer parte da formação dos nossos alunos desde o início do curso. É fundamental que o futuro nutricionista compreenda seu papel social e aprenda a atuar em diferentes realidades, entendendo como a nutrição se aplica na prática e na vida das pessoas.”

A professora também ressaltou o impacto da extensão universitária na formação ética e cidadã dos estudantes:

“Quando o aluno participa de projetos como esse, ele vivencia o que está aprendendo em sala de aula. Aprende a se comunicar melhor, a olhar para o outro com empatia e a perceber a importância de garantir o acesso ao alimento seguro e de qualidade.”

Sobre a parceria com a ONG, Rosana explicou que o vínculo nasceu de forma espontânea e frutífera:

“Fomos apresentados à ONG por uma aluna que já atuava como voluntária. A partir daí, criamos o projeto Santa Vigilância, voltado à capacitação dos funcionários da ONG sobre higiene dos alimentos. Desde então, nossos alunos continuam engajados, e atualmente ajudam também na criação de uma horta comunitária.”

Para a docente, o impacto é visível tanto entre os alunos quanto na comunidade:

“Percebemos que os estudantes estão mais confiantes e conscientes de seu papel social. Muitos relatam o quanto essas vivências ampliam sua visão sobre o que é ser nutricionista e os inspiram a participar de outras ações voluntárias.”

Pontos de coleta seguem até 31 de outubro

Os pontos de coleta permanecerão disponíveis até 31 de outubro.

As coletas em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação estão localizadas em:

  • Portaria do Prédio 61 – Rua Dr. Cesário Motta Jr., nº 61

  • Portaria do Prédio 62 – Rua Jaguaribe, nº 155

  • Portaria do Prédio da FAVC – Rua Dona Veridiana, nº 55

  • Portaria do Prédio do Largo Santa Cecília – Largo Santa Cecília, nº 47

Conteúdos relacionados: 

Exibição de documentário e doação de alimentos marcarão o Dia Mundial da Alimentação