Obra reúne mais de 70 especialistas de 10 países e destaca inovação em saúde mental e bem-estar
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) lidera um projeto internacional que resultou no lançamento do livro Social and Affective Neuroscience of Gaming: Insights from Fundamentals to Public Mental Health Applications. A obra foi publicada pela editora Springer Nature, uma das maiores referências mundiais em ciência e pesquisa acadêmica.
A obra reúne mais de 70 especialistas de 10 países, entre pesquisadores, clínicos, designers de jogos e estudantes de graduação e pós-graduação. O livro é uma das primeiras publicações internacionais a explorar, de forma interdisciplinar, as conexões entre jogos, neurociência, saúde mental e bem-estar. Assim, a iniciativa consolida o protagonismo da Faculdade na integração entre ciência, tecnologia e inovação em saúde.
O conteúdo aborda desde os fundamentos neurobiológicos do engajamento em jogos até suas aplicações em saúde pública. O livro internacional também inclui temas como desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais e o uso de serious games como ferramentas para promoção da saúde e educação.
O projeto foi desenvolvido no Departamento de Saúde Mental da Faculdade, com apoio da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC). Os docentes que lideraram o projeto foram o Prof. Dr. Lucas Murrins Marques, o Prof. Dr. Ricardo Uchida e o Prof. Dr. Victor Otani, em colaboração com o Prof. Dr. João Ricardo Vissoci, da Duke University (EUA).
“Trata-se de um esforço coletivo que mostra como ciência, sociedade e indústrias criativas podem caminhar juntas para promover saúde mental em escala global”, destaca o professor Lucas Murrins.
O livro Social and Affective Neuroscience of Gaming: Insights from Fundamentals to Public Mental Health Applications já está disponível. Clique aqui e adquira sua edição.