Somente termos exatos
Search in excerpt

vem pra santa

27/08/2024

Portas Abertas 2024 apresenta vivência acadêmica da Faculdade para 80 vestibulandos de Medicina

O tradicional evento é organizado pelo DCMA e contou com uma visita guiada, estudo de caso, workshops e roda de conversa

Em 21 de agosto, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu vestibulandos de Medicina para a edição de 2024 do Portas Abertas. O tradicional evento, que é realizado pelo Departamento Científico Manoel de Abreu (DCMA), teve visita guiada, roda de conversa, estudo de caso clínico e atividades de simulação prática.

A abertura do encontro contou com a presença do Diretor da Faculdade, o Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos; do Coordenador de Cultura da FCMSCSP, o Prof. Dr. Décio Cassiani Altimari; a Presidente do DCMA, a aluna Laís Biceglia; e representantes do Marketing do DCMA.

Para o Portas Abertas 2024, foram disponibilizadas 80 vagas, 20 a mais do ano anterior. O principal objetivo do evento é tirar dúvidas dos vestibulandos, além de apresentar a infraestrutura da Faculdade. Assim, depois da abertura, os vestibulandos e os representantes do DCMA se separaram em grupos e realizaram um tour pelas instalações da FCMSCSP e pelo Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

Entre a visita guiada, os vestibulandos também puderam assistir e participar do Workshop de Ausculta Pulmonar, onde puderam realizar ausculta entre os presentes e no boneco de simulação que estava disponível para o evento; do Workshop de Manobra de Desengasgo, onde puderam conhecer as principais manobras para desengastar um bebê e um adulto, por meio de simulação com bonecos e com um voluntário, respectivamente; e do Workshop de Reflexos, onde os presentes conheceram um exemplo real de paciente com esclerose múltipla, vendo o resultado do exame de reflexo e da ressonância magnética apresentados.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de realizar um Estudo de Caso Clínico de Propedêutica com os alunos do Diretório Científico, onde puderam realizar, pela primeira vez, uma anamnese de um paciente e, a partir de informações de um exame físico, puderam sugerir um diagnóstico e tratamento para o caso criado para a ação. As atividades práticas simuladas foram pensadas para apresentar aos inscritos como é a rotina de um aluno de Medicina da Faculdade e as possibilidades de aprendizado que a Santa Casa oferece desde o início da graduação.

Apontado como um diferencial da Santa Casa no início de cada semestre letivo, o acolhimento entre alunos, professores e egressos da Faculdade também foi evidenciado por meio de uma Roda de Conversa. Nela, os vestibulandos tiveram a oportunidade de ouvir sobre as principais vivências acadêmicas no Curso de Medicina, como se preparar para o vestibular e sobre as bolsas de estudo da Faculdade com os alunos Sara Carolina Terra, Julia Pimenta e o Juliano, calouro da LXII Turma de Medicina.

Tradicional evento é marcado por retrospecto de figuras importantes para a Faculdade

Já virou tradição o Prof. Dr. Décio Altimari participar da abertura do Portas Abertas. Em 1963, durante a fundação da FCMSCSP, o professor foi convidado a avaliar o primeiro Vestibular. Um ano depois, foi contratado como professor instrutor. Participou da criação da disciplina de Genética Médica, até hoje coordenada por ele. Neste período de seis décadas, o professor desempenhou diversas funções de direção na Instituição, participou de eventos como o Portas Abertas, o Pipão e formaturas de turmas, além de ter coordenado muitos vestibulares.

Nas edições do Portas Abertas, cabe a ele a tarefa de apresentar a história da Faculdade, que se inicia bem antes de 1963 — ano da realização do primeiro vestibular — e se confunde com a missão que originou as Santas Casas de Misericórdia, trajetória que foi iniciada quando ainda o Brasil era colônia de Portugal. A Faculdade é considerada pelo professor como um time de futebol, com onze pessoas responsáveis pelo legado da Santa Casa, e um chefe de torcida: o próprio professor Décio.

Ainda refletindo sobre a tradição da Faculdade, o professor Dr. Carlos Herrerias de Campos, que se formou pela V Turma da Faculdade, comenta que já participou de uma edição do Portas Abertas e reforça que para além do Hospital, a comunidade acadêmica também forma uma Irmandade.