Em entrevista ao Programa Fôlego, da Rádio Bandeirantes, o professor do Departamento de Saúde Mental falou sobre sua linha de pesquisa sobre bem-estar da comunidade médica
O Profº Dr. Marcelo Generoso, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), coordena estudo que visa compreender os fatores que influenciam o bem-estar da comunidade médica, delimitando estratégias eficazes para prevenção do adoecimento mental dessa população.
Em 14 de abril de 2024, o Profº Dr. Marcelo Generoso foi entrevistado pelo programa Fôlego, da Rádio Bandeirantes, onde apresentou sua linha de pesquisa desenvolvida na Faculdade sobre bem-estar e saúde mental. De acordo com o Dr. Generoso, a prática de atividade física é relevante não apenas para a manutenção do bem-estar físico, mas também para a saúde mental, ressaltando sua própria experiência como corredor.
“Existem algumas dimensões do bem-estar e uma delas é a física, que seria aquilo que todos deveriam fazer se manter-se bem. Isso inclui uma alimentação saudável, uma ingesta hídrica diária adequada, ter uma rotina de sono e a prática de atividade física, pelo menos três vezes por semana. A atividade aeróbica é ainda uma atividade de alto impacto para a saúde mental”, exemplifica o professor.
“Os benefícios da atividade física para o ser humano vão muito além da parte neuroquímica estrita, mas, também impactam na formação de relacionamentos, aumento de auto estima, sociabilidade e a exposição às atividades saudáveis de forma geral”, diz.
Na entrevista, o professor também destacou sua linha de pesquisa sobre bem-estar e saúde mental para médicos residentes do programa de Psiquiatria da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, evidenciando a importância de abordagens preventivas e de apoio à saúde mental dentro da comunidade médica. “Os residentes de modo geral, tanto no Brasil, quanto fora, apresentam altas taxas de Burnout e de adoecimento mental. Existem alguns fatores implicados como a carga horária, e as altas demandas enfrentadas no dia a dia. É um período muito intenso e desafiador na carreira”, explica.
“Implantamos, no ano passado, um programa de bem-estar do residente, e uma das frentes para estimular a prática de atividade física foi a “1 Corrida da Psiquiatria”. A ideia é aumentar a conscientização da importância da atividade física e do cuidado em saúde mental também dos psiquiatras em formação, eles vão conseguir cuidar melhor da população se eles estiverem bem”, complementa o Dr. Generoso.
Atualmente, um dos estudos em curso que o Prof. Dr. Marcelo Generoso está liderando visa não apenas identificar os fatores que influenciam o bem-estar dos médicos residentes, mas, também, delimitar estratégias eficazes para prevenção do adoecimento mental dessa população.
A pesquisa está na fase de análise de dados coletados com mais de 150 médicos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e é conduzida em conjunto com o Profº Dr. Ricardo Uchida, Chefe do Departamento de Saúde Mental da FCMSCSP, o Profº Dr. Pedro Shiozawa e o Profº Dr. Quirino Cordeiro, em parceria com o Prof. Dr. Marsal Sanches, do Baylor College of Medicine.