Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

01/07/2024

Professora de Enfermagem recebe o Prêmio Anna Nery 2024, maior honraria da Enfermagem no Brasil

Em 1 de julho, a Profª Me. Camila Waters completou 22 anos como docente na Instituição

Em 17 de maio de 2024, a Profª Me. Camila Waters, docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi homenageada com o prestigioso Prêmio Anna Nery, em cerimônia de premiação que ocorreu no Plenário Juscelino Kubitscheck, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com a entrega de um buquê de flores e de uma placa de homenagem.

A solenidade para a entrega do Ato de Outorga do Prêmio Anna Nery 2024 foi promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP), em homenagem aos profissionais de enfermagem atuantes no estado de São Paulo.

Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery é a honraria máxima da Enfermagem brasileira, concedida pelo Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren) a profissionais que tenham se destacado pelo seu exercício profissional exemplar e/ou contribuído de forma relevante para o avanço e o desenvolvimento da categoria profissional no País, no âmbito da assistência, da gestão, do ensino e da pesquisa. A concessão do prêmio ocorre anualmente em sessão solene, no mês de maio, em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio.

A outorga é uma reverência que tem o objetivo de homenagear e reconhecer o protagonismo dos profissionais de enfermagem que, com trajetórias de dedicação, se destacam pela atuação exemplar e contribuição para o desenvolvimento da profissão.

A professora Camila Waters recebeu o prêmio Anna Nery pelo reconhecimento ao trabalho de excelência realizado na formação de novos profissionais de enfermagem, já que se destaca por sua dedicação e compromisso ao desenvolvimento profissional contínuo, contribuindo para a formação de futuras gerações de enfermeiros e promovendo a disseminação do conhecimento dentro da comunidade acadêmica.

De acordo com a professora, essa homenagem valoriza e reconhece a importância do trabalho realizado na formação de qualidade aos alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. “Os anos de dedicação em prol da formação de diversas turmas de enfermagem foram realizados com dedicação, comprometimento e compromisso com a Instituição e com os alunos, e essa homenagem vem validar o que eu sempre fiz, e me mostrar que estou trilhando o caminho correto”, destaca.

Para a professora, é uma honra receber essa premiação, que tornou-se um destaque em sua trajetória profissional. “É uma mistura de sentimentos de felicidade e responsabilidade, já que estou representando uma classe de enfermeiros que atuam nos diferentes contextos relacionados ao cuidado”, explica a professora Camila.

No dia 01 de julho de 2024, a Profª Me. Camila Waters completa 22 anos de docência no Curso de Enfermagem da Faculdade, contribuindo na formação de 40 turmas de graduandos e que se destacam hoje nos mais diversos cenários de atuação profissional. Durante sua formação acadêmica e profissional, a professora teve a oportunidade de encontrar pessoas que inspiraram essa sua caminhada e que foram responsáveis pela construção da sua identidade enquanto docente de Enfermagem. A professora Camila enfatiza o orgulho que tem pela profissão, que se destaca pelo comprometimento com o cuidado e com a dedicação ao outro, nas dimensões éticas, técnicas e humanas.

“Esse sentimento de gratidão em receber essa homenagem, me fez refletir acerca vivência profissional e acadêmica, reafirmando o compromisso em oferecer um ensinamento humanizado e de qualidade, pautado nas individualidades e nas potencialidades dos futuros enfermeiros, formando profissionais capacitados e engajados nos cuidados com a saúde da população”, conclui.

Quem foi Anna Nery?

Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, foi a primeira enfermeira do Brasil, sendo homenageada como patrona da Enfermagem no país.

Anna nasceu na Vila da Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia, em 13 de dezembro de 1814, falecendo em 1880. Casou-se aos 23 anos e ficou viúva com 29 anos, precisando criar, sozinha, três filhos, desses, dois tornaram-se médicos e um militar. Deixou sua província para acompanhar os três filhos que foram convocados para a Guerra do Paraguai, que ocorreu entre 1864 a 1870. Atuou como voluntária em combates militares, prestando cuidado aos feridos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Assunção e Humaitá.

Foi uma heroína nacional e sua história inspira os profissionais da Enfermagem. Em sua homenagem, em 1926, a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde recebeu seu nome. Hoje é a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), vinculada a Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ) – primeira escola desta profissão no Brasil.

Confira abaixo as fotos de como foi a homenagem:

Mais notícias