Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

19/04/2024

Segunda edição das Reuniões de Atualização e Inovação teve como tema o tratamento e diagnóstico das doenças coronárias

A palestra ocorreu em 16 de abril e foi ministrada pelo Prof. Dr. Mathias Júnior

Em comemoração aos 60 anos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o Pró-reitor de Graduação, o Profº Dr. José Aldrighi, organiza, mensalmente, o ciclo de “Reuniões de Atualização e Inovação”. A segunda reunião do ano ocorreu em 16 de abril. 

O evento tem como objetivo debater sobre temas relacionados à área da saúde que estão em evidência e, nesta edição, teve como tema “Doença coronariana aguda: Uma jornada no diagnóstico e terapia pela ecocardiografia”. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Mathias Júnior, livre-docente da FMUSP, e mediada pela Profª Dra. Ariane Vieira Scarlatelli Macedo, docente da FCMSCSP. 

 Na oportunidade, o professor pontuou os avanços do diagnóstico e as melhoras formas de tratamento para as doenças cardiovasculares, apresentando exemplos de diagnósticos de pacientes ao longo de sua apresentação. De acordo com o Dr. Wilson, as doenças cardiovasculares são cerca de 30% das causas de morte no mundo, dessas, metade são causadas por doenças coronárias, ou seja, do resultado da obstrução das artérias coronárias, responsáveis por irrigar os músculos do coração. 

Durante a palestra, o professor reforçou que a principal causa de tratamento é, pelo diagnóstico preciso e correto da doença, realizando uma análise completa das artérias e das possíveis consequências da sua obstrução. “O principal instrumento de diagnóstico na cardiologia é a ultrassonografia. Você consegue gerar uma imagem no celular, ligado a um transdutor, mas tem, também, equipamentos de médio e longo porte que são utilizados em hospitais para quantificar uma imagem de forma mais completa”, explica. 

Devido à importância da ecocardiografia para a medicina, a tecnologia para um correto diagnóstico e tratamento tem avançado cada vez mais. O diagnóstico mais evidenciado pelo professor foi o ultrassom com contraste. Já os tratamentos mais apresentaram foram Ecocardiografia sob estresse e as aplicações terapêuticas do ultrassom, ensino e procedimentos em que o doutor Wilson se tornou pioneiro no país. 

Durante as explicações, o Dr. Wilson também apresentou seus estudos, — concluídos e em andamento — que relacionam o diagnóstico com o tratamento e os resultados positivos destas pesquisas, bem como sua atuação na Unidade de Ecocardiografia do Instituto do Coração (InCor), onde é diretor. 

Após a palestra, a Profª Dra. Ariane Vieira Scarlatelli Macedo espaço para as perguntas dos alunos e profissionais presentes tanto na modalidade presencial, quanto na on-line.

Mais notícias