O evento, que será on-line, visa debater sobre políticas públicas de saúde mental do Brasil
O curso de Pós-graduação em Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará, nos dias 23 e 24 de maio, o XVII Colóquio do Curso.
Com o tema “Por uma equidade radical: desafios para o enfrentamento do racismo e das questões de gênero no campo das políticas públicas de saúde mental”, o evento acontecerá de forma on-line, pela plataforma Zoom, às 19h.
O colóquio contará com ricas mesas e renomados palestrantes da área para debater e discutir questões que urgem no âmbito das políticas públicas de saúde de nosso país, em especial quando se trata das populações negras, indígenas e LGBTQIANPN+.
Para participar, é necessário que se inscrever neste formulário. O link da transmissão do evento será enviado por WhatsApp e E-mail 40 minutos antes do início do evento tanto no dia 23 de naui, quanto no dia 24.
23 de maio
19h – Abertura do Colóquio
19h30 às 22h30 – Mesa 1, com os seguintes temas:
“A luta pela equidade na dimensão da interseccionalidade”
Coordenação: Profª Cleusa Pavan, psicanalista, analista institucional, Profa. do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP
“Loucura, raça e lógica manicomial: normalização e branqueamento da nação”
Com: Prof. Dr. Tadeu de Paula Souza – Docente do Departamento de Saúde Coletiva (UFRGS), psicólogo e Mestre (UFF), Doutor em Saúde Coletiva (Unicamp), Autor do livro ‘Guerra as Drogas e Redução de Danos e Estado e Sujeito: a saúde entre a macro e micropolítica de drogas’
“Interseccionalidade, Saúde Mental e Atenção Psicossocial”
Com: Profª Dra. Raquel Gouveia – Pós-Doutora em Direito (PUC/SP), Profª em Serviço Social (UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Política Social (UFF), Coordenadora do Projeto: ‘Luta Antimanicomial e Feminismos’
24 de maio
9h30 às 12h30 – Mesa 2 com os seguintes temas:
“Política de saúde mental para a população negra, LGBTQIA+, indígena: desafios para a radicalização da equidade”
Coordenação: Prof. Dr. Gustavo Nunes de Oliveira – Docente do Departamento de Medicina da UFSCar e do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública da FCMSCSP, Doutor em Saúde Coletiva (Unicamp) e Pós-doutor em Sociologia (UnB)
“Saúde mental da população negra: a Clínica Transdisciplinar em Afroperspectiva como dispositivo de cuidado e justiça epistêmica”
Com: Profª Dra. Débora Augusto Franco, psicóloga – Docente do Instituto de Psicologia (IP/UERJ), Doutora em Psicologia (PUC-Rio, 2017), Integra a equipe do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin) (UFRRJ)
“Pessoas LGBTQIANPN+: resistências e conquistas”
Com: Prof. Reginaldo Moreira, nome social Régis Moreira – Poeta existencial das ficções políticas, Estranho corpo exilado à procura de pontes, Jornalista, gerontólogo, docente em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
“Equidade na interface entre Saúde Indígena e Saúde Mental”
Com: Braulina Aurora Baniwa, mestra e doutoranda em Antropologia Social (UnB) – Pesquisadora Indígena da Sociobioeconomia, Saúde, Direitos, Ambientais, Territoriais e dos povos indígenas
14h às 17h – Mesa 3 com os seguintes temas:
“Desafios do trabalhador no enfrentamento do racismo e das questões de gênero nas políticas públicas de Saúde Mental”
Coordenação: Profª Cleide Monteiro – Psicóloga, psicanalista, Profaª do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS), Membro do Laborar (2014 a 2021), Membro do Núcleo Semente: Saúde Mental e Direitos Humanos relacionados ao trabalho (ISS)
“Adoecimento invisível: A saúde mental e a vulnerabilidade no enfrentamento ao racismo institucional”
Com: Vilma Ribeiro Lima – Pedagoga, psicóloga, do CRPIR (Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo), ativista de pautas sociais e raciais
“Equidade Étnico-Racial”
Com: Estefânia Ventura – Trabalhadora do SUS desde 1998 (APS, Saúde da Família e Saúde Mental infanto-juvenil), integrante da Articulação Nacional de Enfermagem Negra
17h – Encerramento Colóquio