Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt
04/09/2025

XXIII Jornada de Fonoaudiologia mantém alto nível em sua programação

O evento ocorreu nos dias 1 a 3 de setembro e contou com profissionais renomados como palestrantes

Jornada de Fonoaudiologia

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promoveu, entre 1 e 3 de setembro, a XXIII Jornada de Fonoaudiologia. A atividade contou com a presença de alunos e professores do Curso de Fonoaudiologia e do Mestrado em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade. Esta edição também contou com profissionais da saúde de outras instituições inscritos no evento.

A mesa de abertura reuniu o vice-diretor da Faculdade, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral; a diretora do curso de Fonoaudiologia, Profª Dra. Marina Padovani; a vice-diretora do curso, Profª Dra. Adriana Gurgueira; a supervisora do setor de Fonoaudiologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Profª Dra. Lucia Nishino; e a fonoaudióloga membro do Conselho Regional de Fonoaudiologia da Segunda Região, Simone Sperança.

Na oportunidade, a Profª Dra. Ana Luiza Navas homenageou a Profª Dra. Maria Thereza Mazorra, conhecida também como Tetê, docente essencial para a Instituição e para a profissão.

Durante a programação, a mesa destacou os especialistas de renome convidados como palestrantes. Além disso, as apresentações refletiram no impacto positivo da jornada na integração dos alunos. “Os participantes receberão profissionais de todas as áreas da Fonoaudiologia que têm, não apenas destaque técnico, mas ético. A Jornada não é apenas uma organização acadêmica, é um salto de conhecimento”, afirmou a professora Marina.

Jornada de Fonoaudiologia como ferramenta de formação acadêmica e de disseminação da ciência   

Com aula magna, palestras e oficinas, o evento incentivou o conhecimento científico, a divulgação de estudos atualizados sobre diferentes especialidades da Fonoaudiologia, bem como o desenvolvimento educacional na Faculdade. A programação também contou com apresentações culturais, jogos lúdicos que serão utilizados como tratamento fonoaudiológico, uma homenagem aos alunos do 4º ano do curso de Fonoaudiologia, que se formam no fim do ano, e o convite formal dos veteranos para seus professores e funcionários homenageados.

Este ano houve ainda o retorno das apresentações de trabalhos científicos, reservado aos alunos do 4º ano para seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), aos alunos do 3º ano para pesquisas de Iniciação Científica e também à participação de estudantes externos.

A Jornada Acadêmica é um evento anual feito pelos alunos, para os alunos. Para além do curso de Fonoaudiologia, contou também com a colaboração de alunos do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana, sob coordenação da Profª Dra. Kátia de Almeida. Dessa forma, a programação foi pensada por estudantes voluntários da Comissão Organizadora. Para a aluna Eduarda Meirelles, os alunos buscaram englobar todas as áreas da Fonoaudiologia. “Tentamos selecionar todos os temas da Fonoaudiologia para que os alunos percebam qual a dimensão do trabalho e como funciona, de que forma podem atuar. Além disso, muitos palestrantes também são ex-alunos”, disse.

Entre os principais temas estão: aparelhos auditivos; formação acadêmica na Fonoaudiologia; transtornos de fala; distúrbios da deglutição; inovações da área; perícia fonoaudiológica; fonoaudiologia inclusiva, entre outros. Com mais de 45 palestrantes, o evento ressaltou a importância da atuação multiprofissional da Comunicação em conjunto com outras áreas, como Neurologia, Oncologia e Otorrinolaringologia.

O evento reforça a importância do protagonismo estudantil na formação acadêmica

Para Eduarda, esta edição é a maior jornada em comparação às anteriores. Para além do número elevado de palestrantes renomados, é a primeira vez que ocorre com duas salas simultâneas — sendo que a abertura e a aula magna foram transmitidas. Essa novidade ampliou temáticas e a capacidade de alunos participantes. Consecutivamente, mostrou o crescimento e a importância da Jornada de Fonoaudiologia da Faculdade.

“A jornada possibilita ver o mundo da Fonoaudiologia fora da faculdade, com temas muito atuais, além da oportunidade de conhecermos profissionais que estudamos em nossa base curricular. Os alunos veem pessoas de referência próximas e podem ouvir de suas experiências”, destacou a aluna.

O impacto positivo do evento para alunos, profissionais da saúde e para a própria Faculdade é fruto da atuação da Comissão Organizadora, que representa um corpo docente e discente altamente qualificado.

Para Eduarda Meirelles, o evento continua crescendo e está quase se tornando um pequeno congresso, no qual os alunos podem vivenciar experiências para além da vida acadêmica.