Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Serviço de Estatística – NAPP

O serviço de assessoria estatística tem como finalidade dar apoio aos  docentes da Faculdade no desenvolvimento de suas pesquisas, junto a alunos de graduação e pós-graduação.

O objetivo principal do serviço é capacitar os pesquisadores a desenvolver o senso crítico na realização da pesquisa, desde o planejamento, incluindo a análise estatística, até a leitura/criação de artigos científicos.

Serviços Oferecidos

  •  Discussão de projeto e cálculo de tamanho da amostra;
  • Organização e estruturação de banco de dados;
  • Análise Descritiva;
  • Análise Inferencial;
  • Discussão de resultados;
  • Leitura/compreensão de aspectos estatísticos de artigos científicos;

Como solicitar o serviço

O serviço funciona por agendamento, cada pesquisador pode ter 2 horas agendadas, sendo estas horas consecutivas ou não. Para garantir a acessibilidade do público alvo principal, os alunos dos demais cursos (graduação, especialização ou residência) só são atendidos com acompanhamento dos orientadores.

É necessário que o professor orientador faça o primeiro acesso ao serviço, para discutir em maior profundidade questões que eventualmente surjam. Conforme reuniões subsequentes são agendadas para discussão do mesmo projeto, o professor pode indicar seus alunos para acompanhamento.


Contato

Email:serv.est.fmscsp@gmail.com| Telefone.: (11) 3367-7897

Profa. Érika Tiemi Fukunaga
Profa. Ting Hui Ching


Perguntas frequentes

Pode ser em qualquer etapa, mas o ideal é procurar o serviço na fase de planejamento, para discutir o projeto, desde o cálculo de n até as técnicas que poderão ser utilizadas no processo de inferência.

Não, cada pesquisa têm as suas peculiaridades e precisa ser discutido e entendido em função do objetivo do estudo que deve estar claro no cálculo do tamanho da amostra. Quanto maior a quantidade de informações fornecidas no início do estudo maior a contribuição do serviço no cálculo de n.

Muitos pesquisadores chegam com o banco de dados em um formato que não é o ideal.  No processo de montagem eles poderiam marcar uma reunião para ter orientação de como montar o Banco de Dados e utilizar os recursos computacionais que facilitam a montagem, como: fórmulas, filtros, etc.

A princípio não, depende da disponibilidade de cada pesquisador, isto pode ser discutido no serviço. Nas análises mais simples, sempre existirá softwares gratuitos que podem ser usados e no caso de análises mais complexas, elas devem ser acompanhadas pelo serviço de Estatística usando programas confiáveis.

Não, a finalidade do serviço é capacitar o pesquisador a fazer as análises dos dados sozinhos.

Não, desde que haja agendamento o pesquisador pode utilizar as horas que achar necessário.