Os serviços, recursos e equipamentos de tecnologia assistiva do Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI) são:
- Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências da Instituição e nos serviços
- Sinalização visual e tátil (permanente, temporária, direcional, de emergência)
- Comunicação com utilização de símbolos internacionais de acesso
- Rampas com corrimões em ambos os lados
- Balcões de atendimento e guichês acessíveis
- Elevadores acessíveis facilitando a circulação de cadeiras de rodas, com identificadores em braile nas portas e acionadores, e com dispositivos de comunicação para solicitação de auxílio nos pavimentos
- Adaptação de portas para permitir o acesso de cadeiras de rodas
- Aparelho de telefone que transmite mensagens de texto
- Espaços reservados para pessoas em cadeiras de rodas, obesas, com mobilidade reduzida, com deficiência auditiva e visual
- Banheiros acessíveis
- Cadeiras de rodas
- Cadeiras para pessoas obesas
- Gravador de áudio
- Tablet
- Vídeo Ampliador para estudantes com baixa visão
- Equipamentos de aumento específicos para leitura de textos impressos
- Transcritor de provas
- Leitor para que a informação seja oferecida por diversos canais sensoriais
- Participação das famílias dos estudantes com deficiência ou necessidades especiais nas diversas instâncias
- Permissão para acompanhante
- Possibilidade de diversificação da estrutura curricular requerida pelas diferentes necessidades que demandem atendimento especial
- Provas orais nos transtornos de aprendizagem da leitura e da escrita
- Tempo adicional para a elaboração de provas escritas e dilação de tempo, conforme demanda, nas demais atividades acadêmicas
- Adoção de medidas individualizadas de apoio, além das oferecidas a todos os alunos
- Oferta de profissional de apoio escolar/monitor
- Adoção de critérios diferenciados de avaliação, que considerem a singularidade do aluno
- Ênfase nas partes fundamentais do conteúdo da disciplina, para direcionar o estudo
- Disponibilização de provas em formatos acessíveis, com enunciados objetivos, diretos, curtos, para atendimento às necessidades específicas do aluno
- Divisão da prova em etapas
- Slides das aulas fornecidos previamente de forma eletrônica
- Curso de capacitação em linguagem de sinais para funcionários e alunos
- Serviços de guia-intérprete e de tradutores e intérpretes de LIBRAS, para estudantes com surdez
- Orientação quanto ao uso de Equipamento Frequência Modulada (FM) em sala de aula, para estudantes com deficiência auditiva
- Acervos bibliográficos em formato acessível ao estudante com deficiência de leitura
- Avaliação psicológica e neuropsicológica, para identificação de necessidades educacionais especiais ou transtornos específicos e outros impedimentos de âmbito psicológico
- Intervenção psicológica breve com foco na resolução de dificuldades e conflitos psicológicos relacionados às questões acadêmicas
- Intervenções profiláticas, visando a favorecer a adaptação do aluno ao contexto acadêmico do Ensino Superior
- “Plantão psicológico” para demandas psicológicas emergenciais.