Generic filters
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Search in excerpt

vem pra santa

Serviços, recursos e equipamentos de tecnologia assistiva do NAI

Os serviços, recursos e equipamentos de tecnologia assistiva do Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI) são:

  • Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências da Instituição e nos serviços
  • Sinalização visual e tátil (permanente, temporária, direcional, de emergência)
  • Comunicação com utilização de símbolos internacionais de acesso
  • Rampas com corrimões em ambos os lados
  • Balcões de atendimento e guichês acessíveis
  • Elevadores acessíveis facilitando a circulação de cadeiras de rodas, com identificadores em braile nas portas e acionadores, e com dispositivos de comunicação para solicitação de auxílio nos pavimentos
  • Adaptação de portas para permitir o acesso de cadeiras de rodas
  • Aparelho de telefone que transmite mensagens de texto
  • Espaços reservados para pessoas em cadeiras de rodas, obesas, com mobilidade reduzida, com deficiência auditiva e visual
  • Banheiros acessíveis
  • Cadeiras de rodas
  • Cadeiras para pessoas obesas
  • Gravador de áudio
  • Tablet
  • Vídeo Ampliador para estudantes com baixa visão
  • Equipamentos de aumento específicos para leitura de textos impressos
  • Transcritor de provas
  • Leitor para que a informação seja oferecida por diversos canais sensoriais
  • Participação das famílias dos estudantes com deficiência ou necessidades especiais nas diversas instâncias
  • Permissão para acompanhante
  • Possibilidade de diversificação da estrutura curricular requerida pelas diferentes necessidades que demandem atendimento especial
  • Provas orais nos transtornos de aprendizagem da leitura e da escrita
  • Tempo adicional para a elaboração de provas escritas e dilação de tempo, conforme demanda, nas demais atividades acadêmicas
  • Adoção de medidas individualizadas de apoio, além das oferecidas a todos os alunos
  • Oferta de profissional de apoio escolar/monitor
  • Adoção de critérios diferenciados de avaliação, que considerem a singularidade do aluno
  • Ênfase nas partes fundamentais do conteúdo da disciplina, para direcionar o estudo
  • Disponibilização de provas em formatos acessíveis, com enunciados objetivos, diretos, curtos, para atendimento às necessidades específicas do aluno
  • Divisão da prova em etapas
  • Slides das aulas fornecidos previamente de forma eletrônica
  • Curso de capacitação em linguagem de sinais para funcionários e alunos
  • Serviços de guia-intérprete e de tradutores e intérpretes de LIBRAS, para estudantes com surdez
  • Orientação quanto ao uso de Equipamento Frequência Modulada (FM) em sala de aula, para estudantes com deficiência auditiva
  • Acervos bibliográficos em formato acessível ao estudante com deficiência de leitura
  • Avaliação psicológica e neuropsicológica, para identificação de necessidades educacionais especiais ou transtornos específicos e outros impedimentos de âmbito psicológico
  • Intervenção psicológica breve com foco na resolução de dificuldades e conflitos psicológicos relacionados às questões acadêmicas
  • Intervenções profiláticas, visando a favorecer a adaptação do aluno ao contexto acadêmico do Ensino Superior
  • “Plantão psicológico” para demandas psicológicas emergenciais.