Generic selectors
Somente termos exatos
Buscar no título
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors

vem pra santa

Pós-graduação Stricto Sensu

Saúde Coletiva | Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional em Saúde Coletiva tem como objetivo principal preparar profissionais de saúde pública para a utilização da investigação científica como ferramenta no aprimoramento do trabalho, isto é, como recurso para o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para o melhor desempenho da função pública.

O programa foi constituído buscando estabelecer uma clara distinção entre a formação profissional especializada e o mestrado profissional. Para dar conta desta distinção fundamental entre as duas modalidades de formação, a proposta do programa privilegia disciplinas e atividades de cunho instrumental e metodológico, evitando disciplinas exclusivamente voltadas para a transmissão de conteúdos técnicos. Outra preocupação presente foi evitar as delimitações estritamente disciplinares.

  • 24 meses
  • Presencial

Áreas de Concentração – Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração/ Linhas de Pesquisa

O programa de Saúde Coletiva, nível Mestrado Profissional, conta com uma Área de Concentração e oito Linhas de Pesquisa.

Área de Concentração: PROGRAMAS E SERVIÇOS NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE SAÚDE

Clique nas linhas de pesquisa (abaixo) para mais detalhes.

Descrição: Estudos sobre desempenho, equidade. Relação público-privado, organização dos sistemas locais de saúde e modelos de financiamento, estudos sobre percepções de trabalhadores e usuários dos serviços.

Docentes envolvidos: Nelson Ibañez/ Nivaldo Carneiro Junior.

Descrição: Estudos sobre concepções e implantação de serviços em atenção básica em saúde.

Docentes envolvidos: Danielle Bivanco de Lima / Marta Campagnoni Andrade / Nivaldo Carneiro Junior / Oziris Simões.

Descrição: Investigações das desigualdades sociais e exclusão social e seus reflexos sobre as transformações dos processos de morbi-mortalidade dos grupos sociais.

Docentes envolvidos: Ana Paula França / Cássio Silveira / Paulo Artur Malvasi / Rita de Cássia Barradas Barata / Renata Guedes Mourão Macedo.

Descrição: Trata-se de descrever a forma pela qual aparecem e ocorrem as doenças associadas às condições de trabalho em nosso meio. Ênfase na identificação de fatores de risco.

Docentes envolvidos: José Tarcísio Penteado Buschinelli.

Descrição: Estudos empíricos sobre o comportamento epidemiológico das doenças transmissíveis e as medidas utilizadas para prevenção e controle.

Docentes envolvidos: José Cássio de Moraes / Kátia Cristina Bassichetto/ Maria Amelia de Sousa Mascena Veras / Rita de Cássia Barradas Barata.

Descrição: Estudos de distribuição populacional de diferentes tipos de Câncer com ênfase em aspectos de desigualdades sociais; fatores de risco e sobrevida em câncer.

Docentes envolvidos: Maria Amelia de Sousa Mascena Veras.

Descrição: Estudos sobre organizações e estratégias de formação e capacitação pessoal em saúde. Estudos sobre a organização e administração de processos de trabalho em saúde.

Docentes envolvidos: Cássio Silveira / Karina Barros Calife Batista / Patrícia Martins Montanari.

Descrição: Formas de organização dos serviços e programas de controle de saúde dos trabalhadores em diferentes ambientes de trabalho e repercussões sobre a saúde.

Docentes envolvidos: José Tarcísio Penteado Buschinelli.

Sobre o Curso

Perfil do aluno: O programa está desenhado para profissionais de saúde pública que desempenham funções de direção, vigilância em saúde, avaliação e acompanhamento no âmbito da secretaria estadual ou de secretarias municipais de saúde e demais organizações que atuam em interface com o Sistema Único de Saúde.

Modalidade: Presencial

Periodicidade: As disciplinas e as atividades do curso ocorrem às quintas-feiras à tarde; às sextas-feiras (manhã e tarde) e, eventualmente, aos sábados.

Duração: 24 meses

Créditos para Titulação: 60 créditos (40 em disciplinas; 20 no Trabalho de Conclusão)

Processo Seletivo: O processo seletivo é composto por prova escrita, eliminatória, e entrevista, com apresentação do pré-projeto a uma banca de examinadores, composta por pelo menos dois professores do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP.

Informações Capes

Código CAPES: 33019010012P4

Área de Avaliação CAPES: SAÚDE COLETIVA

Nota da CAPES: Mestrado Profissional – 5

Curso reconhecido de acordo com a Portaria MEC nº 609, de 14/3/2019 – DOU de 18/3/2019.

Disciplinas (grade)

Processo seletivo

As inscrições, o processo seletivo e as matrículas ocorrerão em fluxo contínuo de 06/07/2022 a 25/11/2022.

Telefone

(11) 3367-7858 / 7869 / 7870 / 7750

pos.stricto@fcmsantacasasp.edu.br

Saúde Coletiva | Mestrado Profissional

Pós-graduação Stricto Sensu

Modalidade

Presencial

Duração

24 meses

Período de inscrição

06/07/2022 a 25/11/2022

Taxa de Inscrição

R$ 100,00

Mensalidade

R$ 800,00

 

Veja o edital para mais informações.

Coordenação

Prof. Dr. Paulo Artur Malvasi

Prof. Dr. Paulo Artur Malvasi

Coordenação

Acessar o Lattes
Profa. Dra. Ana Paula França

Profa. Dra. Ana Paula França

Vice-Coordenação

Acessar o Lattes