Saiba quais são os principais vírus respiratórios conhecidos

Alguns vírus respiratórios possuem pontos em comum, com sintomas semelhantes, potencialmente persistentes e que podem acometer crianças, adultos e idosos. Alguns desses vírus foram isolados após os anos 2000, mas novos subtipos continuam surgindo ano após ano.

Separamos uma lista com alguns dos principais vírus respiratórios, continue a leitura e confira.

>>> Vacinação contra a gripe e sua importância em tempos de Covid-19

Vírus respiratório: influenza

O vírus da influenza é do tipo epidêmico, sendo que o volume de pessoas infectadas costuma crescer, principalmente, no inverno. Possui transmissão fácil, alta capacidade de infecção em humanos e animais, além de ser do tipo mutagênico.

Pessoas infectadas com o vírus da influenza podem possuir quadros clínicos do tipo oligossintomático e sintomas graves, sendo necessária a internação. O vírus também pode causar óbito. As pessoas que são sintomáticas apresentam, no geral, sintomas sistêmicos, envolvendo febre e mialgia, por exemplo, podendo durar três dias. Além disso, também há a presença de sintomas respiratórios, como tosse seca e dor de garganta. 

Como forma de prevenção há a vacinação, que diminui os casos de hospitalização e óbitos. A vacina trivalente está disponível, anualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos prioritários (de risco), como idosos e gestantes, por exemplo. 

>>> Pandemia de covid-19 aumenta demanda por profissionais de Enfermagem

Vírus respiratório: RSV

Esse tipo de vírus é uma das causas centrais de infecções das vias respiratórias e pulmões de recém-nascidos e crianças pequenas, podendo acarretar bronquiolite – infecção dos brônquios localizada nos pequenos tubos respiratórios dos pulmões. 

A transmissão se dá por meio de secreções nasais ou bucais de uma criança infectada, a partir de gotículas ou contato direto. O RSV possui um período de incubação entre 2 e 8 dias, sendo mais comum no começo da primavera ou inverno. Os sintomas, no geral, são leves, parecidos com um resfriado. Em crianças menores de 2 anos, pode causar sintomas parecidos com os da bronquiolite.

>>> Saiba como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada da Radiologia para detectar a covid-19

Vírus respiratório: adenovírus

Os adenovírus podem infectar, principalmente, células das vias aéreas superiores ou inferiores e causar doenças como resfriados e gripes, bronquite, conjuntivite e até doenças do trato intestinal. Os adenovírus também possuem ligação com outros tipos de quadro, como a otite média, febre faringoconjuntival, gastroenterite e cistite hemorrágica aguda.

Outros vírus respiratórios

Separamos outros tipos de vírus respiratórios que também são bastante conhecidos pela população e estudados em uma Faculdade de Medicina. Confira abaixo:

>>> Estudos indicam que covid-19 pode causar ou agravar quadro de diabetes

Rinovírus

O rinovírus é aquele que causa o resfriado clássico, gerando sintomas como dores de garganta, febre, tosse, bronquite e dores de cabeça. Além disso, ele é um dos facilitadores centrais de doenças mais sérias, como a pneumonia. Há mais de 160 rinovírus humanos distintos, sendo possível, portanto, pegar diversos resfriados ao longo do tempo. Esse é o tipo que mais causa problema respiratório.

>>> Covid-19 aumenta fatores de risco ao suicídio: veja como prevenir

Coronavírus (SARS-CoV-2, SARS, 229E, HKU-1, OC43, NL63)

O coronavírus não é mais novidade para ninguém. A família desse vírus já é investigada desde os anos 60, sendo caracterizada por vírus que atacam o sistema respiratório de humanos e outros mamíferos. Dos que são conhecidos, sete tipos afetam os seres humanos. Desse número, quatro causam resfriado; já três (SARS-CoV, SARS-CoV-2 e MERS-CoV) podem levar a problemas respiratórios graves. O SARS-CoV-2 acomete outras funções do corpo também, como o sistema nervoso, cardíaco, renal e mudanças na coagulação sanguínea.

Confira também nossos cursos de Pós-Graduação em Fisioterapia e Fisiologia