Tecnologias na Medicina que vão impactar a área em 2022

Novas tecnologias estão, cada vez mais, evoluindo no campo da saúde, dentro de hospitais, consultórios ou até mesmo nas faculdades de Medicina – principalmente após a transformação digital, que vem afetando diversas áreas. O crescimento dos aparatos tecnológicos facilitou o enfrentamento de algumas das dificuldades causadas pela pandemia da covid-19 e o decorrente isolamento social, deixando o acesso à saúde mais amplo e desenvolvendo o processo de digitalização.

Separamos alguns pontos que ganharam destaque a partir do uso de tecnologias na Medicina para 2022.

Telemedicina

A telemedicina influencia diretamente o acompanhamento de pacientes, o intercâmbio de informações clínicas importantes, a interpretação de resultados de exames, entre outros pontos. A prática da telemedicina já é bastante usada em todo o mundo de maneira segura e legal, estando consonante com orientações médicas. 

Os exames, por exemplo, são entregues digitalmente; os conhecimentos são intercambiados de forma mais veloz; o acesso aos especialistas, mais facilitado, que podem ter contato tanto com pacientes como com exames a partir de qualquer lugar do mundo usando dispositivos móveis. A telemedicina é um dos pilares da utilização de tecnologias na Medicina.

Aplicativos médicos

O uso da tecnologia na Medicina está presente também a partir de aplicativos da área médica. A automação, utilizando essas ferramentas e smartphones, deixa a comunicação mais fácil entre clínicas médicas e pacientes, além disso, esses aplicativos têm um baixo valor para implementação. 

Outros pontos positivos ao usar esses aplicativos são:

  • atendimento ao paciente de forma otimizada;
  • comunicação com o paciente personalizada;
  • mais conforto;
  • exames entregues com mais velocidade;
  • tarefas de administração e gestão otimizadas;
  • menor custo com servidores físicos;
  • dados mais seguros;
  • experiência dos usuários mais bem trabalhada.

Medicina de precisão

A Medicina de previsão – ou Medicina personalizada – é uma prática em que o foco está no paciente de forma individual, defendendo que cada indivíduo merece receber um trabalho personalizado, levando em consideração as diferenças genéticas, biológicas, do contexto, entre outras. A Medicina de precisão é, portanto, uma maneira mais humanizada de se atender e que combina métodos tradicionais e o perfil genético do paciente, traçando dados específicos para cada caso. 

Alguns dos benefícios de utilização da Medicina de precisão são:

  • coleta e junção dos dados que já eram usados sem novas tecnologias;
  • possibilidade de apontar tratamentos alinhados com os sintomas e problemas do paciente;
  • melhora no diagnóstico de doenças e na conduta médica;
  • evita desperdícios com tratamento ineficazes.

Robótica médica e Inteligência Artificial

Outro ponto de destaque quando o assunto é tecnologia na Medicina está na robótica e na Inteligência Artificial (IA) – que já vêm sendo usadas na Medicina a partir de aparelhos, aplicativos e procedimentos, que possuem como objetivo tornar o tratamento de pacientes algo ainda mais seguro. Essas formas de tecnologia influenciam diretamente a aceleração de diagnósticos, monitoramento e tratamento de doenças.

As descobertas de patologias, inclusive, podem ser feitas a partir da integração e investigação de dados do paciente, a partir de dispositivos eletrônicos, bots ou smartphones. Com o volume de dados subindo para a nuvem, mais máquinas podem ajudar no tratamento dos casos, fazendo com que as práticas médicas se tornem mais otimizadas, certas e seguras, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e a cura.

Confira também: Curso de Graduação em Medicina

Foto: Reprodução/Freepik@perig76